O LUGAR DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO NOVO CURRÍCULO DE ALAGOAS

Autores

  • Cristiano das Neves Bodart Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) dessa mesma instituição. Editor do Blog Café com Sociologia.
  • Rafaela Reis Azevedo de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, Currículo, BNCCEM, BNCC, Ensino de Sociologia, Alagoas

Resumo

O presente artigo analisa de quais maneiras a Sociologia aparece no novo currículo do ensino médio, do estado de Alagoas (2021). Trata-se de uma pesquisa documental, orientada pela análise de conteúdo, que explora o referido documento e seu processo de elaboração a partir de uma perspectiva teórica híbrida (crítica e pós-crítica). São realizadas reflexões das possíveis implicações sobre o ensino de Sociologia e o espaço de atuação profissional dos(as) licenciados(as) em Ciências Sociais/Sociologia no estado de Alagoas. Notou-se que a produção do currículo de Alagoas para o ensino médio foi marcada por tentativas de resistências ao processo de desdisciplinarização, o que se observa no trato dado à disciplina de Sociologia. Por sua configuração, o documento pode vir a ampliar – mas sem garantias – os espaços de atuação dos(as) licenciados(as) em Ciências Sociais ou Sociologia na rede de ensino alagoana.

Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) dessa mesma instituição. Editor do Blog Café com Sociologia.

Doutor em Sociologia (USP), professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas (CEDU-Ufal).

Referências

ALAGOAS. Referencial Curricular de Alagoas (ReCAL) para educação infantil. Secretaria de Estado da Educação de Alagoas, 2019.

ALAGOAS. Referencial Curricular de Alagoas (ReCAL) para o ensino médio. Secretaria de Estado da Educação de Alagoas, 2021.

BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

BODART, Cristiano das Neves.; FEIJÓ, Fernanda. Ciências Sociais no currículo do ensino médio brasileiro. Revista Espaço do Currículo, v. 13, n. 2, p. 219–-234, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/51194. Acesso em: 22 jun. 2022.

BODART, Cristiano das Neves. O ensino de Sociologia no contexto da BNCC: esboço teórico para pensar os objetivos educacionais e as intencionalidades educativas na e para além das competências. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Cabecs)., v. 4, n. 2, p. 131-153, jul./dez. 2020. Disponível em: < https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/298https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/298. Acesso em: 28 mai. 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Ensino Médio. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 27 mai. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional. Portal da Legislação, Brasília, 16 fev. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 16 mai. 2022.

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf. Acesso em: 25 jun. 2022.

CORTI, Ana Paula. Ensino Médio: entre a deriva e o naufrágio. CÁSSIO, F. (Org.) Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2019.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 24, n. 82, p. 93-130, abril de 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/fwBNt6pKWJKTdYrCkxHjPdQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 jun. 2022.

LIBANEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: Teoria e Prática. Goiânia: Alternativa, 2001.

LOPES, Alice Casimiro. Itinerários Formativos na BNCC do ensino médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis. Retratos da Escola, v. 13. n. 25, 2019. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/963. Acesso em: set. 2019.

LOPES, Alice Casimiro. Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, Sociedade & Culturas, n. 39, pp. 7-23, 2013. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/02.AliceLopes.pdf. Acesso em: 28 jun. 2022.

MACEDO, Elizabeth. Fazendo a Base virar realidade: competências e o germe da comparação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, jan./mai. p. 39-58, 2019. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/issue/view/35. Acesso em: out. 2019.

OLIVEIRA, Rafaela Reis Azevedo de; ESTEVES, Thiago de Jesus. O ensino de Sociologia no contexto de reforma do Ensino Médio, BNCC e ENEM: alguns elementos para discussão. In: SARAIVA, Ana Maria Alves; PASSOS, Daniela Oliveira Ramos dos; OLIVEIRA, Rita de Cássia. (Orgs.). Políticas Educacionais e Trabalho Docente no Século XXI: desafio para a formação humana. 1ª ed. São Carlos (SP): De Castro, 2020, p. 237-260.

OLIVEIRA, Ramon de. A Reforma do Ensino Médio como expressão da nova hegemonia neoliberal. Educação Unisinos, v. 24, 2020. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2020.241.05/60747588. Acesso em: 20 jun. 2022.

PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. A reforma do estado dos anos 90: lógica e mecanismos de controle. Brasília: Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, 1997.

PÉREZ, Francisco Gutiérrez. Educación como praxis política. México: Siglo XXI Editores, 1984.

PINTO, Samilla Nayara dos Santos; MELO, Savana Diniz Gomes. Mudanças nas políticas curriculares no ensino médio no Brasil: repercussões da BNCCEM no currículo mineiro. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 37, e34197, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/gHjF9n8vLqPrwzCHb8zzKYB/ Acesso em: 27 jun. 2022.

RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.

TARLAU, Rebecca; MOELLER, K. O consenso por filantropia: como uma fundação privada estabeleceu a BNCC no Brasil. Currículo sem fronteiras, v. 20, n. 2, p. 553-603, mai./ago. 2020. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss2articles/tarlau-moeller.html. Acesso em: dez. 2020.

Downloads

Publicado

22-09-2022

Como Citar

Bodart, C. das N., & Reis Azevedo de Oliveira, R. . (2022). O LUGAR DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO NOVO CURRÍCULO DE ALAGOAS. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 6(1), 48–78. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/390

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.