A perspectiva ameríndia no ensino das Ciências Sociais: entrevista com o professor Emerson Souza

Autores/as

  • Josefa Alexandrina Silva FE-USP

Palabras clave:

Ensino de Ciências Sociais

Resumen

A entrevista foi realizada em 20 de setembro de 2019 com o cientista social Emerson Souza, professor da rede estadual de ensino de São Paulo. Durante a entrevista, o professor relatou sua trajetória pessoal, expondo como a cultura escolar dificulta a constituição da identidade indígena. Analisou os desafios da efetivação da Lei 11.645/2008 que trata da obrigatoriedade da discussão da cultura afro-brasileira e indígena em sala de aula. Discorreu sobre a potencialidade da Sociologia, como disciplina escolar, de estabelecer um olhar descolonizado sobre o mundo social a partir da perspectiva ameríndia. Por fim, defendeu o estabelecimento de um conhecimento escolar interétnico que valorize a simetria entre os saberes.

Biografía del autor/a

Josefa Alexandrina Silva, FE-USP

Professora de Sociologia o na rede estadual paulista. Membro da ABECS-UR-SP. Mestre em Ciências Sociais e Doutoranda em Educação na FE-USP.

Publicado

2020-01-07

Cómo citar

Silva, J. A. (2020). A perspectiva ameríndia no ensino das Ciências Sociais: entrevista com o professor Emerson Souza. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 3(2), 101–110. Recuperado a partir de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/181

Número

Sección

Entrevista

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.