CIÊNCIAS SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO FRANCÊS

- distanciamentos e aproximações com a realidade brasileira: entrevista com Igor Martinache

Autores

  • Josefa Alexandrina Silva FE-USP
  • Igor Martinache Universidade de Paris – Nanterre

Palavras-chave:

Currículo, multidisciplinaridade, pedagogias ativas

Resumo

Em entrevista realizada em novembro de 2023, na cidade de São Paulo, o professor Igor Martinache analisou as especificidades do ensino das Ciências Sociais na França, sua trajetória, seu caráter multidisciplinar e suas características metodológicas. Destacou o papel inicial da disciplina Sciences Economiques et Sociales (SES) na formação dos estudantes e suas mudanças ao longo do tempo. Analisou a importância da APSES na integração da comunidade disciplinar e na constituição de uma sociologia pública. Tendo como referência a perspectiva de André Chervel sobre as disciplinas escolares, concluiu que as trajetórias do ensino das Ciências Sociais na França e no Brasil estão ligadas à história e cultura de cada país. No entanto, compreende que os estudos comparativos contribuem para desnaturalizar a realidade.

Biografia do Autor

Josefa Alexandrina Silva, FE-USP

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Membra da direção nacional da ABECS e pesquisadora do Grupo de Estudos de Juventude da UNIFAL-MG e  do Grupo de Pesquisa Escola Pública e Democracia (GEPUD) da UNIFESP. 

Igor Martinache, Universidade de Paris – Nanterre

Igor Martinache é doutor em Ciência Política pela Universidade de Lille e docente do Departamento de Ciência Política e Educação Física da Universidade de Paris – Nanterre.

Referências

BOURDIEU, P.; GROS, F. Principios para una reflexion sobre los contenidos de la enseñanza. Revista de Educación, núm. 292119901. págs. 417.425. Disponível em: <https://www.educacionyfp.gob.es/dam/jcr:ca5f3b51-f008-4f93-8838-554935705001/re2922300478-pdf.pdf>. Acesso 03 dez 2023.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.

DURKHEIM, Émile. A evolução pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002

LAVAL, Christian, A escola não é uma empresa. O neoliberalismo em ataque ao ensino público (traduzido para Mariana Echalar), São Paulo: Boitempo, 2019

MARTINACHE, I. ENTREVISTA: “Escrever um currículo é um pouco como escrever uma lei”. Entrevista com Muriel Darmon, Presidente da Associação Francesa de Sociologia. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 14, n. Esp., p. 311–332, 2021. DOI: 10.28998/lte.2021.n11312. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/11312. Acesso em: 5 dez. 2023.

Downloads

Publicado

24-12-2023

Como Citar

Silva, J. A., & Martinache, I. (2023). CIÊNCIAS SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO FRANCÊS : - distanciamentos e aproximações com a realidade brasileira: entrevista com Igor Martinache. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 7(1), 155–170. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/461

Edição

Seção

Entrevista

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.