A autonomia na mediação didática de professores de Sociologia do Ensino Médio diante dos livros didáticos
Palavras-chave:
Ensino de Sociologia, Ensino Médio, Autonomia Docente, Escola Pública, CurrículoResumo
Este artigo aborda a autonomia de professores que lecionam Sociologia no Ensino Médio diante dos livros didáticos da disciplina. A pesquisa ocorreu com quatro docentes da Rede Pública de Pernambuco, no ano de 2015, e teve como critério de escolha dos sujeitos a diversidade das suas formações de graduação: Ciências Sociais, História, Geografia e Filosofia. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: entrevistas semiestruturadas e observação não participante de aulas. Os resultados sugeriram que a mediação didática será mais autônoma e menos dependente do livro didático, à medida que os docentes estiverem em condições profissionais que o permitam ter esta autonomia em sala de aula, assim como quando possuem sólidos conhecimentos na área das Ciências Sociais e em relação aos documentos curriculares que estruturam a disciplina.
Palavras chave:Ensino de Sociologia. Ensino Médio. Escola Pública. Currículo.
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