A autonomia na mediação didática de professores de Sociologia do Ensino Médio diante dos livros didáticos

Autores

  • Marcelo Sales Galdino FUNDAJ

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Ensino Médio, Autonomia Docente, Escola Pública, Currículo

Resumo

Este artigo aborda a autonomia de professores que lecionam Sociologia no Ensino Médio diante dos livros didáticos da disciplina. A pesquisa ocorreu com quatro docentes da Rede Pública de Pernambuco, no ano de 2015, e teve como critério de escolha dos sujeitos a diversidade das suas formações de graduação: Ciências Sociais, História, Geografia e Filosofia. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: entrevistas semiestruturadas e observação não participante de aulas. Os resultados sugeriram que a mediação didática será mais autônoma e menos dependente do livro didático, à medida que os docentes estiverem em condições profissionais que o permitam ter esta autonomia em sala de aula, assim como quando possuem sólidos conhecimentos na área das Ciências Sociais e em relação aos documentos curriculares que estruturam a disciplina.

Palavras chave:Ensino de Sociologia. Ensino Médio. Escola Pública. Currículo.

Biografia do Autor

Marcelo Sales Galdino, FUNDAJ

Graduado em História pela UFPE. Especialista em Ensino de História pela UFRPE. Mestre em Ciências Sociais pela Fundaj. Professor dos Ensinos Fundamental e Médio nas áreas de História e Sociologia.

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Publicado

04-09-2019

Como Citar

Galdino, M. S. (2019). A autonomia na mediação didática de professores de Sociologia do Ensino Médio diante dos livros didáticos. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 3(1), 26–44. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/123

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