A autonomia na mediação didática de professores de Sociologia do Ensino Médio diante dos livros didáticos

Autores/as

  • Marcelo Sales Galdino FUNDAJ

Palabras clave:

Ensino de Sociologia, Ensino Médio, Autonomia Docente, Escola Pública, Currículo

Resumen

Este artigo aborda a autonomia de professores que lecionam Sociologia no Ensino Médio diante dos livros didáticos da disciplina. A pesquisa ocorreu com quatro docentes da Rede Pública de Pernambuco, no ano de 2015, e teve como critério de escolha dos sujeitos a diversidade das suas formações de graduação: Ciências Sociais, História, Geografia e Filosofia. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: entrevistas semiestruturadas e observação não participante de aulas. Os resultados sugeriram que a mediação didática será mais autônoma e menos dependente do livro didático, à medida que os docentes estiverem em condições profissionais que o permitam ter esta autonomia em sala de aula, assim como quando possuem sólidos conhecimentos na área das Ciências Sociais e em relação aos documentos curriculares que estruturam a disciplina.

Palavras chave:Ensino de Sociologia. Ensino Médio. Escola Pública. Currículo.

Biografía del autor/a

Marcelo Sales Galdino, FUNDAJ

Graduado em História pela UFPE. Especialista em Ensino de História pela UFRPE. Mestre em Ciências Sociais pela Fundaj. Professor dos Ensinos Fundamental e Médio nas áreas de História e Sociologia.

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Publicado

2019-09-04

Cómo citar

Galdino, M. S. (2019). A autonomia na mediação didática de professores de Sociologia do Ensino Médio diante dos livros didáticos. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 3(1), 26–44. Recuperado a partir de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/123

Número

Sección

Artigos

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