Reflexões sobre Formação de Professores e sua intersecção com a Antropologia e Políticas Públicas

Autores

  • Marcia Leitao Pinheiro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf)
  • Carine Lavrador de Farias Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf)

Palavras-chave:

Antropologia, Educação, História e Cultura Afro-Brasileira, Políticas Públicas,

Resumo

Este artigo veicula uma reflexão sobre a contribuição da antropologia e de seus conceitos para a formação de professores e de suas práticas pedagógicas. Considerando este objetivo, abordamos como os instrumentos conceituais favorecem ainda a intercessão entre a Antropologia e as Políticas Públicas de Educação diante da focalização da Lei 10.639/03, que coloca a exigência de incorporar no currículo escolar da Educação Básica o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Isso possibilita a discussão sobre o que tem sido chamado de "intolerância religiosa" e sua ligação com a vigência de uma concepção discriminadora, que define o que é plausível de respeito ou de desrespeito e ataque.

Biografia do Autor

Marcia Leitao Pinheiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf)

Doutora em Antropologia, professora e pesquisadora do Laboratório de Estudos da Sociedade Civil e do Estado (Lesce) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Carine Lavrador de Farias, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

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Sites consultados

http://www.acaoeducativa.org.br/

http://campos24horas.com.br

http://www.plataformadh.org.br

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Publicado

04-09-2019

Como Citar

Leitao Pinheiro, M., & Lavrador de Farias, C. (2019). Reflexões sobre Formação de Professores e sua intersecção com a Antropologia e Políticas Públicas. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 3(1), 71–94. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/125

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