CIÊNCIAS SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO FRANCÊS
- distanciamentos e aproximações com a realidade brasileira: entrevista com Igor Martinache
Palabras clave:
Currículo, multidisciplinaridade, pedagogias ativasResumen
Em entrevista realizada em novembro de 2023, na cidade de São Paulo, o professor Igor Martinache analisou as especificidades do ensino das Ciências Sociais na França, sua trajetória, seu caráter multidisciplinar e suas características metodológicas. Destacou o papel inicial da disciplina Sciences Economiques et Sociales (SES) na formação dos estudantes e suas mudanças ao longo do tempo. Analisou a importância da APSES na integração da comunidade disciplinar e na constituição de uma sociologia pública. Tendo como referência a perspectiva de André Chervel sobre as disciplinas escolares, concluiu que as trajetórias do ensino das Ciências Sociais na França e no Brasil estão ligadas à história e cultura de cada país. No entanto, compreende que os estudos comparativos contribuem para desnaturalizar a realidade.
Citas
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MARTINACHE, I. ENTREVISTA: “Escrever um currículo é um pouco como escrever uma lei”. Entrevista com Muriel Darmon, Presidente da Associação Francesa de Sociologia. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 14, n. Esp., p. 311–332, 2021. DOI: 10.28998/lte.2021.n11312. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/11312. Acesso em: 5 dez. 2023.
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