INTELECTUAIS NEGRAS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
agências negras na sala de aula
Palavras-chave:
Ensino de Sociologia, Relato de Experiência, Lei federal 11.645/2008, Práticas Pedagógicas, AgênciaResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar a atividade escolar “Participação política feminina negra e indígena”, que acontece desde o ano de 2017 com turmas de ensino médio, em instituições escolares da rede pública estadual, no Rio de Janeiro. A atividade faz parte de uma série de ações pedagógicas voltadas para a efetivação da Lei federal de n° 11.645/2008 (Lei federal de História e Cultura Africana e Afro-brasileira e Indígena na Educação Básica), no currículo de Sociologia escolar. Nosso referencial teórico é apoiado pelos debates encontrados nos campos da Educação para as Relações Étnico-raciais, do Ensino de Sociologia e da Decolonialidade. Como método e técnicas de pesquisa, utilizamos a revisão de literatura e o levantamento bibliográfico.
Palavras-chaves: Ensino de Sociologia. Agência Negra. Práticas Pedagógicas. Lei Federal 11.645/2008. Relato de Experiência.
Abstract
This work aims to present the school activity “Black and indigenous female political participation” that has been taking place since 2017 with high school classes, in school institutions in the state public education network, in the state of Rio de Janeiro. The activity is part of a series of pedagogical actions aimed at implementing Federal Law no. 11.645/2008 (Federal Law on African, Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in Basic Education), in the school Sociology curriculum. Our theoretical framework is supported by debates found in the fields of Education and Ethnic-racial Relations, Sociology Teaching and of Decoloniality. As research methods and techniques we used: literature review and bibliographical survey.
Keywords: Teaching Sociology. Black Agency. Pedagogical practices. Federal Law 11.645/2008. Experience Report.
Referências
BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
BODART, Cristiano N. Raça, gênero e Ensino de Sociologia: uma análise da produção científica. Revista Café com Sociologia, v.13, jan./dez. 2024, p. 109-130.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004.
CHADAREVIAN, Pedro. Para medir as desigualdades raciais no mercado de trabalho. Revista de Economia Política, São Paulo, v. 31, n. 2 (122), abr./jun. 2011, p.283-304.
COLLINS, Patricia H. Pensamento feminista negro. Rio de Janeiro: Boitempo, 2019.
GOMES, Nilma L. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Rio de Janeiro: Vozes, 2017.
GONZALEZ, Lélia. Cultura, etnicidade e trabalho: efeitos políticos e linguísticos da exploração da mulher [1979]. In: RIOS, Flávia; LIMA, Márcia (Orgs.). Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira [1984]. In: RIOS, Flávia; LIMA, Márcia (Orgs.). Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: episódios de racismo no cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
LAGES, Annabelle et al. “O “lugar” do feminismo negro, decolonial, nos livros didáticos de Sociologia (PNLD 2018)”. Revista Café com Sociologia, v. 11, p.1-23, 2022.
LIGEIRO, Isabela R.; BRITO, José E. Formação docente para as relações étnico-raciais: o que dizem professores de sociologia do ensino médio? Revista Brasileira de Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 13, n. 27, p. 11-26, mai./ago. 2021 11.
OLIVEIRA, Amurabi. visitando a história do ensino de Sociologia na educação básica. Acta Scientiarum Education, v. 35, n. 2, p. 179- 189, jul./dez., 2014.
PEREIRA, Márcia M. T.. Gênero e currículo: olhares do feminismo negro e decolonial sobre um livro didático de Sociologia. Em Tese, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 143-167, 2019.
SANTOS, Antônio B. Modos quilombolas. Piseagrama, Belo Horizonte, v. 9, p. 58-65, 2016.
SANTOS, Luane B. Relações étnico-raciais no ensino de sociologia do ensino médio. Revista Intratextos, v. 13, n. 1, 2023, p. 15-33.
SANTOS, Luane B. Práticas educativas antirracistas no currículo de sociologia do ensino médio: o que temos trabalhado?. Revista Espaço Acadêmico, v. 20, n. 226, 2021, 163-174.
SANTOS, Sales A. Uma contribuição crítica ao “Ensino da Educação das Relações Étnico-raciais nas Ciências Sociais”. Revista Tomo, n. 35, p. 251-292, 2019.
SILVA, Afrânio, et al. Sociologia em movimento. 2a ed. São Paulo: Editora Moderna, 2016.
QUIJANO, Aníbal. A colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (org.). A colonialidade do saber – Eurocentrismo e ciências sociais: perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clasco, 2005. p. 227-228.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luane Bento dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).