INTELECTUAIS NEGRAS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA

agências negras na sala de aula

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Relato de Experiência, Lei federal 11.645/2008, Práticas Pedagógicas, Agência

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a atividade escolar “Participação política feminina negra e indígena”, que acontece desde o ano de 2017 com turmas de ensino médio, em instituições escolares da rede pública estadual, no Rio de Janeiro. A atividade faz parte de uma série de ações pedagógicas voltadas para a efetivação da Lei federal de n° 11.645/2008 (Lei federal de História e Cultura Africana e Afro-brasileira e Indígena na Educação Básica), no currículo de Sociologia escolar. Nosso referencial teórico é apoiado pelos debates encontrados nos campos da Educação para as Relações Étnico-raciais, do Ensino de Sociologia e da Decolonialidade. Como método e técnicas de pesquisa, utilizamos a revisão de literatura e o levantamento bibliográfico.

Palavras-chaves: Ensino de Sociologia. Agência Negra. Práticas Pedagógicas. Lei Federal 11.645/2008. Relato de Experiência.

Abstract

This work aims to present the school activity “Black and indigenous female political participation” that has been taking place since 2017 with high school classes, in school institutions in the state public education network, in the state of Rio de Janeiro. The activity is part of a series of pedagogical actions aimed at implementing Federal Law no. 11.645/2008 (Federal Law on African, Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in Basic Education), in the school Sociology curriculum. Our theoretical framework is supported by debates found in the fields of Education and Ethnic-racial Relations, Sociology Teaching and of Decoloniality. As research methods and techniques we used: literature review and bibliographical survey.

Keywords: Teaching Sociology. Black Agency. Pedagogical practices. Federal Law 11.645/2008. Experience Report.

Biografia do Autor

Luane Bento dos Santos, UFRJ, Departamento de Educação e PUC-Rio

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica/PUC-Rio (2018-2022). Mestra em Relações Étnico-raciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca/ CEFET- RJ (2011-2013). Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2010). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2014). Atuou como professora regente da disciplina Etnociência, Etnomatemática e Educação no curso de Formação de Professores(as) para História e Cultura Africana e Afro-brasileira da ONG CEAP (2014). Foi professora substituta da disciplina Relações Étnico-raciais na escola na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense/UFF (2018-2019). É professora de Sociologia e Filosofia da Educação Básica no Ensino médio regular e na Educação de Jovens e Adultos/EJA desde de 2013. Atualmente leciona Didática e Prática de Ensino das Ciências Sociais na Faculdade de Educação da UFRJ (2023-atual).

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Publicado

11-04-2024

Como Citar

Bento dos Santos, L. . (2024). INTELECTUAIS NEGRAS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: agências negras na sala de aula. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 7(2), 47–63. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/477

Edição

Seção

Relato de Experiência

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