A trajetória do "Curso de formação política para jovens de escolas do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC)”: desafios, avanços e entraves

Autores

  • Eduardo João Moro Instituto Federal Catarinense

Palavras-chave:

Jovem, Política, Ideologia política, Formação política.

Resumo

O “Curso de Formação Política para jovens de escolas do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC)” surge em um momento de efervescência dos debates acerca do ensino da política na escola. Por um lado, ganha força a defesa do projeto de lei que propõe a inclusão do Programa Escola Sem Partido entre as diretrizes e bases da educação nacional; por outro, surge a Frente Nacional Escola Sem Mordaça, que critica severamente o que considera uma tentativa de censura aos professores. Paralelamente, tornou-se lugar-comum discutir o desinteresse dos jovens pela política, caracterizado por atitudes de apatia, indiferença, resistência e descrédito em relação à política institucionalizada. Apesar (e por causa) deste cenário que surgiu a proposta do curso, que percorreu escolas dos municípios que compõem o território da AMAUC com o objetivo de fornecer aos discentes um arcabouço teórico sobre política, buscando despertar o interesse pelo tema e promover o exercício da cidadania. Nesse artigo busca-se relatar essa experiência, descrevendo seu planejamento, sua execução e os êxitos e obstáculos encontrados ao longo do processo.

Palavras-chave: Educação. Formação Política. Juventude.

 

 

 

The path of “Political formation course for students from Alto Uruguai Catarinense (AMAUC)”: Challenges, improvements and hindrances

 

The "Political Formation Course for young students from schools from Alto Uruguai Catarinense (AMAUC)" appears in a moment of effervescence about the teaching of politics in the school. On the one hand, the defense of the bill that proposes the inclusion of the Programa Escola Sem Partido (No-Party School Program) among the guidelines and bases of Brazilian education gains strength; on the other hand, the Frente Nacional Escola Sem Mordaça (No Gag School National Front) appears, criticizing severely what it considers to be an attempt to teacher censorship. At the same time, it became commonplace to discuss young people's lack of interest in politics, marked by attitudes of apathy, indifference, resistance and discredit related to institutionalized politics. In spite of (and because of) this scenario that the course proposal has emerged. It has gone through schools of the municipalities that make up the AMAUC territory in order to provide young students a theoretical framework on politics aiming to arouse interest in the subject and to promote the citizenship exercise. In this article we try to describe this experience, describing its planning, its execution and the successes and obstacles encountered throughout the process.


 

Biografia do Autor

Eduardo João Moro, Instituto Federal Catarinense

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2004), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). É professor do Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia desde 2010 e atualmente coordena o Grupo de Pesquisa em Educação, Meio Ambiente e Agricultura Familiar (GEMAF).

Referências

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COMO REFERENCIAR ESTE TEXTO

MORO, Eduardo. A trajetória do "curso de formação política para jovens de escolas do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC)”: desafios, avanços e entraves. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. v.1, n.2, p.110-123, 2017.

Recebido em: 21 de dez. 2017

Avaliador 1: 24 de dez. 2017

Avaliador 2: 01 de jan. 2018

Aceito em: 19 de jan. 2018

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Publicado

03-02-2018

Como Citar

Moro, E. J. (2018). A trajetória do "Curso de formação política para jovens de escolas do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC)”: desafios, avanços e entraves. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 1(2), 110–123. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/77

Edição

Seção

Relato de Experiência

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