Oficina “Democracia e representação política na escola”
Palavras-chave:
Oficina. Sociologia. ensino médio. democracia. representação política.Resumo
O artigo apresenta a descrição da oficina desenvolvida pelo projeto de extensão “Democracia e representação política na escola”, realizado pela Universidade Federal da Fronteira Sul entre os anos de 2016 e 2018, com estudantes do ensino médio das escolas públicas da região da 15ªCRE. Na primeira parte do trabalho é realizada uma breve exposição do histórico da presença da disciplina de Sociologia no currículo das escolas públicas brasileiras a partir do ano de 2006 através do exame dos documentos legais. Após são apresentados às etapas e funcionamento da oficina. Finalizando, são expostas algumas reflexões acerca das possibilidades de trabalhar conceitos abstratos da área das Ciências Sociais com os estudantes de maneira que possam se familiar com as ideias e se apropriar da teoria.
Palavras-chaves:Oficina. Sociologia. ensino médio. democracia. representação política.
WORKSHOP DEMOCRACY AND POLITICAL REPRESENTATION IN SCHOOL
Abstract
The article presents a description of the workshop developed by the extension project "Democracy and political representation in school" conducted by the Federal University of Southern Frontier between 2016 and 2018 with high school students from public schools in the region of the 15th CRE. In the first part of the paper is a brief exposition of the history of the presence of the discipline of Sociology in the curriculum of Brazilian public schools from the year 2006 through the examination of legal documents. After they are presented to the steps and operation of the workshop. Finally, some reflections on the possibilities of working abstract concepts of the social sciences area with the students are presented, so that they can become familiar with the ideas and appropriate the theory.
Keywords:workshop; sociology; high school; democracy and political representation.
Referências
CARVALHO, L. M.G de. A trajetória histórica da luta pela introdução da disciplina de Sociologia no Ensino Médio no Brasil. CARVALHO, L.M.G de (org). Sociologia e Ensino em debate: experiências e discussões de Sociologia no ensino médio. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2004a.
MARQUES, P.; PEREIRA, T. I. O ensino de sociologia no alto Uruguai: Notas Preliminares acerca do contexto da pós-obrigatoriedade. In: MEIRELES, M; MOCELIN, P G; EREIRA, L. H.; RAIZER, L. Repensando o lugar da sociologia e o uso das novas tecnologias. Porto Alegre: Cirkula, 2015.
MEKSENAS, P. O Ensino de Sociologia na Escola Secundaria. In: Revista Leituras de imagens. Grupo de Pesquisa em Sociologia da Educação. Florianópolis: UDESC, 1995.
SANTOS, B, de S. Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasiliera, 2002.
SILVA, I. F. A sociologia no ensino médio: perfil dos professores, dos conteúdos e das metodologias no primeiro ano de reimplementação nas escolas de Londrina-PR e região -1999. In: CARVALHO, L.M.G de (org). Sociologia e Ensino em debate: experiências e discussões de Sociologia no ensino médio. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2004.
Sociologia- Ensino Médio. Curitiba. SEED, PR2006.
TOMAZI, N. D. Curso de especialização em ensino de sociologia: nível médio: módulo 2. -- Cuiabá, MT: Central de Texto, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).