Oficina “Democracia e representação política na escola”

Clovis Schmitt Souza

Resumo


 

O artigo apresenta a descrição da oficina desenvolvida pelo projeto de extensão “Democracia e representação política na escola”, realizado pela Universidade Federal da Fronteira Sul entre os anos de 2016 e 2018, com estudantes do ensino médio das escolas públicas da região da 15ªCRE. Na primeira parte do trabalho é realizada uma breve exposição do histórico da presença da disciplina de Sociologia no currículo das escolas públicas brasileiras a partir do ano de 2006 através do exame dos documentos legais. Após são apresentados às etapas e funcionamento da oficina. Finalizando, são expostas algumas reflexões acerca das possibilidades de trabalhar conceitos abstratos da área das Ciências Sociais com os estudantes de maneira que possam se familiar com as ideias e se apropriar da teoria.

 

Palavras-chaves:Oficina. Sociologia. ensino médio. democracia. representação política.

 

 

 

 

 

 

WORKSHOP DEMOCRACY AND POLITICAL REPRESENTATION IN SCHOOL

 

Abstract

 

The article presents a description of the workshop developed by the extension project "Democracy and political representation in school" conducted by the Federal University of Southern Frontier between 2016 and 2018 with high school students from public schools in the region of the 15th CRE. In the first part of the paper is a brief exposition of the history of the presence of the discipline of Sociology in the curriculum of Brazilian public schools from the year 2006 through the examination of legal documents. After they are presented to the steps and operation of the workshop. Finally, some reflections on the possibilities of working abstract concepts of the social sciences area with the students are presented, so that they can become familiar with the ideas and appropriate the theory.


Keywords:
workshop; sociology; high school; democracy and political representation.


Palavras-chave


Oficina. Sociologia. ensino médio. democracia. representação política.

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, L. M.G de. A trajetória histórica da luta pela introdução da disciplina de Sociologia no Ensino Médio no Brasil. CARVALHO, L.M.G de (org). Sociologia e Ensino em debate: experiências e discussões de Sociologia no ensino médio. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2004a.

MARQUES, P.; PEREIRA, T. I. O ensino de sociologia no alto Uruguai: Notas Preliminares acerca do contexto da pós-obrigatoriedade. In: MEIRELES, M; MOCELIN, P G; EREIRA, L. H.; RAIZER, L. Repensando o lugar da sociologia e o uso das novas tecnologias. Porto Alegre: Cirkula, 2015.

MEKSENAS, P. O Ensino de Sociologia na Escola Secundaria. In: Revista Leituras de imagens. Grupo de Pesquisa em Sociologia da Educação. Florianópolis: UDESC, 1995.

SANTOS, B, de S. Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasiliera, 2002.

SILVA, I. F. A sociologia no ensino médio: perfil dos professores, dos conteúdos e das metodologias no primeiro ano de reimplementação nas escolas de Londrina-PR e região -1999. In: CARVALHO, L.M.G de (org). Sociologia e Ensino em debate: experiências e discussões de Sociologia no ensino médio. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2004.

Sociologia- Ensino Médio. Curitiba. SEED, PR2006.

TOMAZI, N. D. Curso de especialização em ensino de sociologia: nível médio: módulo 2. -- Cuiabá, MT: Central de Texto, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais - ABECS

Periodicidade: semestral

ISSN 2594-3707


 

 


Idioma: Português

Editor responsável: Cristiano das Neves Bodart

Autor corporativo: Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS)

Endereço: Cpo São Cristóvão, 177, UE São Cristóvão CPII, Sala do Departamento de Sociologia, São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20921-440, Brasil
CNPJ: 19.340.922/0001-76

Site da ABECS: www.abecs.com.br
Facebook da ABECS: https://www.facebook.com/abecsnacional/


INDEXADORES