AS MODALIDADES DE ENSINO DO PROJETO DE EXTENSÃO “CIÊNCIA POLÍTICA NAS ESCOLAS"

Autores

  • Ana Paula Lima dos Santos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • André Luiz Coelho Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Dellano Mattos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palavras-chave:

Ciência Política nas Escolas, Extensão Universitária, Pedagogia do Oprimido

Resumo

O objetivo do presente relato de experiência é apresentar os modelos de ensino utilizados pelo Projeto de Extensão Ciência Política nas Escolas, da Escola de Ciência Política, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Ao longo do projeto, elaboramos um material didático próprio que aborda os principais temas da Ciência Política e, também, desenvolvemos alguns modelos de aplicação, apoiados na “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire (1987). Com a pandemia do coronavírus, tivemos que adaptar o método de ensino empregado, sendo necessária a transição para o ambiente virtual e, consequentemente, a formulação de novas atividades. Este trabalho utilizou como metodologia as observações das atividades do projeto e do método de ensino empregado, baseando-se também nos relatos dos bolsistas, dos secundaristas e dos professores dos colégios que visitamos. A receptividade nas escolas visitadas, tanto na modalidade presencial como na remota, foi extremamente satisfatória e o nosso compromisso com uma educação transformadora seguiu como a base para o método educacional que desenvolvemos.

Biografia do Autor

Ana Paula Lima dos Santos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Bacharel em Ciência Política pela mesma Instituição. Colaboradora na equipe de análise de redes sociais no site Manchetômetro, produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). Integrante do Projeto de Extensão Ciência Política nas Escolas, que atua no desenvolvimento de pesquisas conceituais e metodológicas, em uma perspectiva interdisciplinar, nas diferentes áreas da Ciência Política relacionadas à formação político-cidadã. Observadora na Missão de Observação Eleitoral Nacional 2022 da Transparência Eleitoral Brasil.

André Luiz Coelho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor Adjunto da Escola de Ciência Política (ECP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde leciona no mestrado e no bacharelado em Ciência Política, bem como no mestrado em Direito e Políticas Públicas na mesma instituição. Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (Iesp-Uerj), possui graduação em Ciências Sociais (2004) e mestrado em Ciência Política (2007) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Dellano Mattos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Possui graduação em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2021), atuando principalmente nas áreas de Comportamento Eleitoral, Eleições e Opinião Pública. Atualmente é graduando do curso de Direito da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Referências

BODART, Cristiano das Neves; LOPES, Gleison Maia. A Ciência Política nas Propostas Curriculares Estaduais de Sociologia para o Ensino Médio. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. CABECS, v. 1, n. 1, p. 131-152, jan./jun., 2017.

BODART, Cristiano das Neves; OLIVEIRA, Rafaela Reis Azevedo de. O lugar do ensino de Sociologia no novo currículo de Alagoas. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. CABECS, v. 6, n. 1, p. 48-78, jan./jun., 2022.

BRASIL. MEC, Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília, 2000.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Ações Socioeducativas na Política de Assistência Social. Brasília: Departamento de Proteção Social Básica de Assistência Social, 2014.

CIÊNCIA POLÍTICA NAS ESCOLAS. Entrevista Colégio Estadual Nova América. YouTube, 14 ago. 2020.

CIÊNCIA POLÍTICA NAS ESCOLAS. Entrevista Colégio Estadual José Souza Marques. YouTube, 12 set. 2020.

COELHO, André Luiz; BATISTA, Cristiane; MATTOS, Dellano; FANTUZZI, Lucca; DEGANI, Matheus. Projeto de Extensão “Ciência Política nas Escolas”: adaptação e oportunidades de crescimento em tempos de pandemia. Revista Raízes e Rumos, vol. 8, nº 1, p. 48-68, jan./jun. 2020.

COSTA, Carolina Resende; TEIXEIRA, Anna Gabriela; SOUZA, Mariana Moreira de. (2019). Extensão universitária: diretrizes para a prática docente. Revista Científica Faculdade Unimed, 1(1), 57-72.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. 23ª reimpressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

JÚNIOR, Alcides Leão Santos. A extensão universitária e os entre-laços dos saberes. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2013.

LIMA, Luciano Barbosa de. Gestión y evaluación de participativa de políticas públicas: el caso de los presupuestos participativos. Prismas: Dir., Pol. Publ. e Mundial, Brasília, v. 6, n. 2, p. 251-264, jul./dez. 2009.

MENDONÇA, Sueli Guadalupe de Lima; SILVA, Paulo Sávio. Extensão Universitária: uma nova relação com a administração pública. Extensão Universitária: ação comunitária em universidades brasileiras. São Paulo, v. 3, p. 29-44, 2002.

MIGUEL, Luis Felipe. Resgatar a participação: democracia participativa e representação política no debate contemporâneo. Revista Lua Nova, São Paulo, p. 83-118, 2017.

PORTAL GELEDÉS - INSTITUTO DA MULHER NEGRA. Jogo do Privilégio, 06 fev. 2017.

RIO DE JANEIRO. Decreto 46.970. Dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio e de enfrentamento da propagação decorrente do novo coronavírus (COVID-19), do regime de trabalho do servidor público e contratado, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, ano XLVI, nº 047-A, 13 mar. 2020.

SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Parâmetros das ações socioeducativas: igualdade como direito, diferença como riqueza. São Paulo: Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e CENPEC, 2007.

SOUSA, Ana Luiza Lima. A história da extensão universitária a partir de seus interlocutores. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Goiás, 1995.

Downloads

Publicado

22-01-2023

Como Citar

Lima dos Santos, A. P., Coelho, A., & Mattos, D. (2023). AS MODALIDADES DE ENSINO DO PROJETO DE EXTENSÃO “CIÊNCIA POLÍTICA NAS ESCOLAS". Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 6(2), 116–134. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/410

Edição

Seção

Relatos de experiências - Ensino de Ciência Política

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.