AS MODALIDADES DE ENSINO DO PROJETO DE EXTENSÃO “CIÊNCIA POLÍTICA NAS ESCOLAS"
Palavras-chave:
Ciência Política nas Escolas, Extensão Universitária, Pedagogia do OprimidoResumo
O objetivo do presente relato de experiência é apresentar os modelos de ensino utilizados pelo Projeto de Extensão Ciência Política nas Escolas, da Escola de Ciência Política, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Ao longo do projeto, elaboramos um material didático próprio que aborda os principais temas da Ciência Política e, também, desenvolvemos alguns modelos de aplicação, apoiados na “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire (1987). Com a pandemia do coronavírus, tivemos que adaptar o método de ensino empregado, sendo necessária a transição para o ambiente virtual e, consequentemente, a formulação de novas atividades. Este trabalho utilizou como metodologia as observações das atividades do projeto e do método de ensino empregado, baseando-se também nos relatos dos bolsistas, dos secundaristas e dos professores dos colégios que visitamos. A receptividade nas escolas visitadas, tanto na modalidade presencial como na remota, foi extremamente satisfatória e o nosso compromisso com uma educação transformadora seguiu como a base para o método educacional que desenvolvemos.
Referências
BODART, Cristiano das Neves; LOPES, Gleison Maia. A Ciência Política nas Propostas Curriculares Estaduais de Sociologia para o Ensino Médio. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. CABECS, v. 1, n. 1, p. 131-152, jan./jun., 2017.
BODART, Cristiano das Neves; OLIVEIRA, Rafaela Reis Azevedo de. O lugar do ensino de Sociologia no novo currículo de Alagoas. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. CABECS, v. 6, n. 1, p. 48-78, jan./jun., 2022.
BRASIL. MEC, Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília, 2000.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Ações Socioeducativas na Política de Assistência Social. Brasília: Departamento de Proteção Social Básica de Assistência Social, 2014.
CIÊNCIA POLÍTICA NAS ESCOLAS. Entrevista Colégio Estadual Nova América. YouTube, 14 ago. 2020.
CIÊNCIA POLÍTICA NAS ESCOLAS. Entrevista Colégio Estadual José Souza Marques. YouTube, 12 set. 2020.
COELHO, André Luiz; BATISTA, Cristiane; MATTOS, Dellano; FANTUZZI, Lucca; DEGANI, Matheus. Projeto de Extensão “Ciência Política nas Escolas”: adaptação e oportunidades de crescimento em tempos de pandemia. Revista Raízes e Rumos, vol. 8, nº 1, p. 48-68, jan./jun. 2020.
COSTA, Carolina Resende; TEIXEIRA, Anna Gabriela; SOUZA, Mariana Moreira de. (2019). Extensão universitária: diretrizes para a prática docente. Revista Científica Faculdade Unimed, 1(1), 57-72.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. 23ª reimpressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
JÚNIOR, Alcides Leão Santos. A extensão universitária e os entre-laços dos saberes. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2013.
LIMA, Luciano Barbosa de. Gestión y evaluación de participativa de políticas públicas: el caso de los presupuestos participativos. Prismas: Dir., Pol. Publ. e Mundial, Brasília, v. 6, n. 2, p. 251-264, jul./dez. 2009.
MENDONÇA, Sueli Guadalupe de Lima; SILVA, Paulo Sávio. Extensão Universitária: uma nova relação com a administração pública. Extensão Universitária: ação comunitária em universidades brasileiras. São Paulo, v. 3, p. 29-44, 2002.
MIGUEL, Luis Felipe. Resgatar a participação: democracia participativa e representação política no debate contemporâneo. Revista Lua Nova, São Paulo, p. 83-118, 2017.
PORTAL GELEDÉS - INSTITUTO DA MULHER NEGRA. Jogo do Privilégio, 06 fev. 2017.
RIO DE JANEIRO. Decreto 46.970. Dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio e de enfrentamento da propagação decorrente do novo coronavírus (COVID-19), do regime de trabalho do servidor público e contratado, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, ano XLVI, nº 047-A, 13 mar. 2020.
SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Parâmetros das ações socioeducativas: igualdade como direito, diferença como riqueza. São Paulo: Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e CENPEC, 2007.
SOUSA, Ana Luiza Lima. A história da extensão universitária a partir de seus interlocutores. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Goiás, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Paula Lima dos Santos, André Luiz Coelho, Dellano Mattos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).