A trajetória do "Curso de formação política para jovens de escolas do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC)”: desafios, avanços e entraves
Palabras clave:
Jovem, Política, Ideologia política, Formação política.Resumen
O “Curso de Formação Política para jovens de escolas do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC)” surge em um momento de efervescência dos debates acerca do ensino da política na escola. Por um lado, ganha força a defesa do projeto de lei que propõe a inclusão do Programa Escola Sem Partido entre as diretrizes e bases da educação nacional; por outro, surge a Frente Nacional Escola Sem Mordaça, que critica severamente o que considera uma tentativa de censura aos professores. Paralelamente, tornou-se lugar-comum discutir o desinteresse dos jovens pela política, caracterizado por atitudes de apatia, indiferença, resistência e descrédito em relação à política institucionalizada. Apesar (e por causa) deste cenário que surgiu a proposta do curso, que percorreu escolas dos municípios que compõem o território da AMAUC com o objetivo de fornecer aos discentes um arcabouço teórico sobre política, buscando despertar o interesse pelo tema e promover o exercício da cidadania. Nesse artigo busca-se relatar essa experiência, descrevendo seu planejamento, sua execução e os êxitos e obstáculos encontrados ao longo do processo.
Palavras-chave: Educação. Formação Política. Juventude.
The path of “Political formation course for students from Alto Uruguai Catarinense (AMAUC)”: Challenges, improvements and hindrances
The "Political Formation Course for young students from schools from Alto Uruguai Catarinense (AMAUC)" appears in a moment of effervescence about the teaching of politics in the school. On the one hand, the defense of the bill that proposes the inclusion of the Programa Escola Sem Partido (No-Party School Program) among the guidelines and bases of Brazilian education gains strength; on the other hand, the Frente Nacional Escola Sem Mordaça (No Gag School National Front) appears, criticizing severely what it considers to be an attempt to teacher censorship. At the same time, it became commonplace to discuss young people's lack of interest in politics, marked by attitudes of apathy, indifference, resistance and discredit related to institutionalized politics. In spite of (and because of) this scenario that the course proposal has emerged. It has gone through schools of the municipalities that make up the AMAUC territory in order to provide young students a theoretical framework on politics aiming to arouse interest in the subject and to promote the citizenship exercise. In this article we try to describe this experience, describing its planning, its execution and the successes and obstacles encountered throughout the process.
Citas
BRASIL. Congresso. Senado. Projeto de Lei nº 193, de 2016. Inclui entre as diretrizes e bases da educação nacional, de que trata a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o "Programa Escola sem Partido". Projeto de Lei do Senado Nº 193, de 2016. Brasília. Disponível em: <https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/125666>. Acesso em: 26 nov. 2016.
BRASIL. Secretaria de Desenvolvimento Territorial – SDT. TERRITÓRIO DO ALTO URUGUAI CATARINENSE: Plano Territorial de Desenvolvimento Territorial Sustentável - PTDRS. 2010. 67 p. Disponível em: <http://sit.mda.gov.br/download/ptdrs/ptdrs_qua_territorio009.pdf>. Acesso em: 11 out. 2017.
BOBBIO, Norberto. Dicionário de política: Vol. 1. 11. ed. Brasília: Editora da UNB, 1998, 1330 p.
BOBBIO, Norberto. Direita e esquerda: razões e significados de uma distinção política. 3. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011. 191 p.
CONCÓRDIA. Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia. Histórico. 2016. Disponível em: <http://concordia.ifc.edu.br/institucional/historico/>. Acesso em: 06 dez. 2017.
COUTO, Marlen. Magno Malta retira de tramitação no Senado projeto do Escola Sem Partido: Proposta seria debatida nesta terça-feira e poderia ser votada na Comissão de Educação, Cultura e Esporte. 2018. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/magno-malta-retira-de-tramitacao-no-senado-projeto-do-escola-sem-partido-22092617>. Acesso em: 15 jan. 2018.
ESCOLA SEM MORDAÇA (Brasil). O que é a Frente? 2016. Disponível em: <http://escolasemmordaca.org.br/o-que-e-a-frente/>. Acesso em: 26 nov. 2016.
FRIGOTTO, Graudêncio. “Escola sem partido”: imposição da mordaça aos educadores. 2016. Disponível em: <https://espacoacademico.wordpress.com/2016/06/29/escola-sem-partido-imposicao-da-mordaca-aos-educadores/>. Acesso em: 26 nov. 2016.
FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI (Brasil). Uma nova pedagogia para a sociedade futura: BOLETIM INFORMATIVO - outubro 2014. 2014. Disponível em: <http://www.fundacaoantoniomeneghetti.org.br/congresso/uma-nova-pedagogia-para-a-sociedade-futura>. Acesso em: 26 nov. 2016.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Estado). Edital nº 31, de 10 de novembro de 2006. Dispõe sobre as normas e critérios de seleção de projetos que receberão apoio e incentivo à pesquisa e à extensão do ensino médio, técnico e graduação do Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia. Edital. Concórdia, SC, Disponível em: <http://editais.concordia.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/3/2016/11/Edital-31-2016.pdf>. Acesso em: 04 out. 2017.
SELL, Carlos Eduardo. Introdução à Sociologia Política: Política e sociedade na modernidade tardia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
TAVARES. Rui. Esquerda e Direita: Guia histórico para o século XXI. Rio de Janeiro: Tinta da China Brasil, 2016.
COMO REFERENCIAR ESTE TEXTO
MORO, Eduardo. A trajetória do "curso de formação política para jovens de escolas do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC)”: desafios, avanços e entraves. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. v.1, n.2, p.110-123, 2017.
Recebido em: 21 de dez. 2017
Avaliador 1: 24 de dez. 2017
Avaliador 2: 01 de jan. 2018
Aceito em: 19 de jan. 2018
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).