O estágio em Sociologia: engajamento, estética negra e formação docente no Recôncavo da Bahia

Autores

  • Bruno Rodrigues Durães Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e CRH/UFBA
  • Daniela Almeida Silva Silveira UFRB

Palavras-chave:

Estágio curricular. Ensino de Sociologia. Estética negra. Engajamento.

Resumo

Apresentamos aqui uma experiência de estágio em sociologia para a formação docente, do curso Licenciatura em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A abordagem utilizada foi qualitativa, baseada em observações e vivências. O estágio foi realizado no Colégio Estadual Alberto Torres (CETEP II), na cidade de Cruz das Almas-Bahia. Concluímos que o estágio pode vir a ser um momento crucial para o despertar do interesse pela docência, sendo o ápice do processo formativo acadêmico. No caso aqui descrito, este florescer do encantamento e engajamento com o ensino, foi acompanhado por situações que expuseram limites e desafios que levaram à compreensão do espaço de sala de aula como espaço dinâmico e multifacetado.

Abstract

We present here an internship experience in sociology for teacher training, from the Social Sciences Degree course, at the Federal University of Recôncavo da Bahia. The approach used was qualitative, based on observations, experiences. The internship was held at Colégio Estadual Alberto Torres (CETEP II), in the city of Cruz das Almas-Bahia. We concluded that the internship may prove to be a crucial moment to awaken interest in teaching, being the culmination of the academic training process. In the case described here, this flourishing of enchantment and engagement with teaching, was accompanied by situations that exposed limits and challenges that led to the understanding of the classroom space as a dynamic and multifaceted space.

Keywords: Curricular stage. Sociology teaching. Black aesthetic. Engagement.


Biografia do Autor

Bruno Rodrigues Durães, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e CRH/UFBA

Sociólogo. Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Sociologia e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professor do Programa de Pós-Graduação em Política Social Territórios (POSTERR) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e de Sociologia da mesma instituição e Pesquisador do CRH/UFBA. Membro da Direção Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS - Comissão de Ética, 2018-2020). E-mail: bruno@ufrb.edu.br

Daniela Almeida Silva Silveira, UFRB

Socióloga e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Tem experiência na área de Sociologia e ensino de sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, feminismo negro, crime, violência, raça e segurança pública. Foi bolsista CAPES da Residência Pedagógica em Sociologia da UFRB (2018- 2020). E-mail: danieladasilveira_cientista@outlook.com

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Publicado

21-01-2021

Como Citar

Durães, B. R., & Silveira, D. A. S. (2021). O estágio em Sociologia: engajamento, estética negra e formação docente no Recôncavo da Bahia. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 4(2), 19–32. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/286

Edição

Seção

Relato de Experiência

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