Um olhar a partir do Estágio Supervisionado

compreendendo a sociologia escolar no Colégio de Aplicação da Ufac

Authors

  • Ana Clara Brito de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
  • Luciney Araújo Leitão Universidade Federal do Acre

Keywords:

Colégio de Aplicação, Estágio Supervisionado, Pedagogia Científica, Sociologia Escolar

Abstract

O estágio supervisionado se apresenta aos estudantes como uma oportunidade de grandes aprendizados na vida profissional e inserção ao mundo do trabalho, seja a partir de experiências positivas ou de negativas. As contribuições da atividade de estágio, além de preparar tecnicamente, também pode ser experienciada como um momento de pesquisar os elementos da comunidade escolar em questão. O objetivo geral do presente relato de experiência, construído a partir do relatório de estágio, é explicitar os norteadores teóricos do ensino de Sociologia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre. Para realização do objetivo geral, comentar-se-á a respeito das especificidades da carreira docente no CAp/Ufac, pedagogia científica e os impactos, diretos e indiretos, dessa concepção educacional para a comunidade riobranquense. Dessa forma, o desenvolvimento do estágio foi norteado por princípios de pesquisa exploratória, na etapa de levantamento bibliográfico, pesquisa bibliográfica e pesquisa etnográfica.

 

The supervised practice is presented to students as an opportunity of great apprenticeship on their professional life and insertion to the world of work. Besides preparing technically the students, this activity can also be experienced as a moment to search for elements of the school community in question. The main goal of this experience report, built from a report about the practice experience is clarify the theorical guiding of the teaching of Sociology at ‘Colégio de Aplicação da UFAC’. To achieve the general objective, comments will be made on the specificities of the teaching career at CAp-UFAC, scientific pedagogy and the impacts, direct and indirect, of this educational concept to the community. Therefore, the development of this supervised practice was guided by principles of exploratory research, in the bibliographic survey stage, bibliographic research and ethnographic research.

Author Biography

Luciney Araújo Leitão, Universidade Federal do Acre

É aluno Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Acre, possui graduação em Ciências Sociais - Licenciatura pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2009) e Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2008), Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. É Professor de Sociologia EBTT no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre - CAp/UFAC. Membro do Observatório da Associação Brasileira de Ciências Sociais (On-Abecs) da Associação Brasileira de Ciências Sociais (ABECS), Pesquisador vinculado ao Laboratório de Estudos em Populações Negligenciadas da Amazônia - LEPONA (UniSL), Pesquisador e Extensionista vinculado ao Grupo de Estudos Socioculturais da Amazônia (GESCAM/UFAC) da Universidade Federal do Acre, ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI/UFAC) e colaborador do Grupo Setor Norte Futebol e Ciência, desenvolvendo pesquisas voltadas para o Ensino de Sociologia Escolar, Educação em Sociologia, Currículo de Sociologia Escolar, Religião de Matriz-Africana, Educação, Esporte e Cultura no Oeste da Amazônia

References

ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Bookman, 2009.

BODART, Cristiano das Neves. Sociologia escolar: ensino, discussões e experiências. 1.ed Porto Alegre: CirKula, 2018.

BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero. 1983.

GERHARDT, Tatiana E.; SILVEIRA, Denise T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

LIMA, R. B. et al. Caminhos da Educação: trajetórias, desafios e perspectivas nos 40 anos do Colégio de Aplicação da Ufac. Goiânia: Rio Branco: Alta Performance, Edufac, 2021.

LEITÃO, L. A.; FREITAS, R. G. A. Notas sobre uma disciplina marginal: A Sociologia no currículo da rede federal de ensino. Revista Conexão na Amazônia, ISSN 2763-7921, v. 3, n. Edição especial VII Conc&t, 2022.

LEITÃO, L. A. . “O Ensino de Sociologia no Colégio de Aplicação da UFAC: notas sobre a construção sociológica”. In: OLIVEIRA, Arivaldo D'Avila de; BONIFÁCIO, Maria Iracilda Gomes Cavalcante; LIMA, Regineison Bonifácio de. (Orgs.). Saberes Amazônicos Trajetórias e vivências educacionais do Grupo Gescam. 1ed. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2020.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MAGALHÃES, Wallace Lucas. O imaginário social como um campo de disputas: um diálogo entre Baczko e Bourdieu. Albuquerque – Revista de História. vol. 8, n. 16. jul.- dez./2016, p. 92-110.

MIRANDA, P. V.; PEREIRA, A. R.; RISSETTI, G. A influência do ambiente escolar no processo de aprendizagem das escolas técnicas. Seminário Nacional de Pesquisa em Educação, EDUNISC. 2016.

OLIVEIRA, Amurabi. Desafios e Singularidades do Estágio Supervisionado na Formação de Professores de Ciências Sociais. Educação: Teoria e Prática. Rio Claro, Vol. 24, n. 47, p. 195-216, set-dez. 2014.

PPP. Projeto político-pedagógico do Colégio de Aplicação da Ufac: 2013-2016. Universidade Federal do Acre, Colégio de Aplicação. Rio Branco: CAp, 2017. 90p.:il.; 30 cm.

SILVA, Jaderson Pereira. Transposição didática ou ressignificação pedagógica: o ensino de Sociologia no Ensino Médio. Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2017.

Published

2024-09-03

How to Cite

Brito de Oliveira, A. C., & Araújo Leitão, L. (2024). Um olhar a partir do Estágio Supervisionado: compreendendo a sociologia escolar no Colégio de Aplicação da Ufac. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 8(1), 21–31. Retrieved from https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/504

Issue

Section

Relato de Experiência

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.