O COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFAC
Ensino aprendizagem e o espaço físico
Palavras-chave:
Estágio Curricular, Sociologia, Ensino Aprendizagem, Espaço Físico, Colégio de AplicaçãoResumo
O presente artigo apresenta uma síntese das ideias e um relato de experiências apreendidas no período de realização da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado de Ensino em Ciências Sociais II. O artigo tem por objetivo discutir brevemente sobre o ensino-aprendizagem desenvolvido no componente curricular de Sociologia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre (CAp-UFAC), bem como, expor condensadamente e descritivamente a respeito do espaço físico do CAp-UFAC. Por metodologia utilizou-se dos direcionamentos adotados pelas descritiva e bibliográfica, em consonância com as características do estágio em escolas. Diante das análises realizadas, foi possível compreender os objetivos da disciplina de Sociologia no colégio e suas formas de atingir esses objetivos. Percebeu-se, a partir da convivência no colégio que, o espaço físico da escola em questão ainda está intimamente atrelado às tendências pedagógicas tradicionais da educação formal, mesmo que no seu processo de ensino-aprendizagem prevaleça perspectivas pedagógicas progressistas.
This article presents a synthesis of ideas and a report on experiences learned during the Supervised Curricular Internship in Social Sciences Teaching II. The article aims to briefly discuss the teaching and learning process developed in the Sociology curricular component at the Federal University of Acre (CAp-UFAC) Application College, as well as to briefly and descriptively present the physical space of CAp-UFAC. The methodology used was based on the guidelines adopted in descriptive and bibliographical research, in line with the characteristics of internships in schools. Based on the analyses performed, it was possible to understand the objectives of the Sociology subject at the college and the ways in which these objectives are achieved. From our experience at the school, it became clear that the physical space of the school in question is still closely tied to the traditional pedagogical trends of formal education, even though progressive pedagogical perspectives prevail in its teaching and learning process.
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