Um olhar a partir do Estágio Supervisionado

compreendendo a sociologia escolar no Colégio de Aplicação da Ufac

Autores

  • Ana Clara Brito de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
  • Luciney Araújo Leitão Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Colégio de Aplicação, Estágio Supervisionado, Pedagogia Científica, Sociologia Escolar

Resumo

O estágio supervisionado se apresenta aos estudantes como uma oportunidade de grandes aprendizados na vida profissional e inserção ao mundo do trabalho, seja a partir de experiências positivas ou de negativas. As contribuições da atividade de estágio, além de preparar tecnicamente, também pode ser experienciada como um momento de pesquisar os elementos da comunidade escolar em questão. O objetivo geral do presente relato de experiência, construído a partir do relatório de estágio, é explicitar os norteadores teóricos do ensino de Sociologia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre. Para realização do objetivo geral, comentar-se-á a respeito das especificidades da carreira docente no CAp/Ufac, pedagogia científica e os impactos, diretos e indiretos, dessa concepção educacional para a comunidade riobranquense. Dessa forma, o desenvolvimento do estágio foi norteado por princípios de pesquisa exploratória, na etapa de levantamento bibliográfico, pesquisa bibliográfica e pesquisa etnográfica.

 

The supervised practice is presented to students as an opportunity of great apprenticeship on their professional life and insertion to the world of work. Besides preparing technically the students, this activity can also be experienced as a moment to search for elements of the school community in question. The main goal of this experience report, built from a report about the practice experience is clarify the theorical guiding of the teaching of Sociology at ‘Colégio de Aplicação da UFAC’. To achieve the general objective, comments will be made on the specificities of the teaching career at CAp-UFAC, scientific pedagogy and the impacts, direct and indirect, of this educational concept to the community. Therefore, the development of this supervised practice was guided by principles of exploratory research, in the bibliographic survey stage, bibliographic research and ethnographic research.

Biografia do Autor

Luciney Araújo Leitão, Universidade Federal do Acre

É aluno Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Acre, possui graduação em Ciências Sociais - Licenciatura pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2009) e Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2008), Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. É Professor de Sociologia EBTT no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre - CAp/UFAC. Membro do Observatório da Associação Brasileira de Ciências Sociais (On-Abecs) da Associação Brasileira de Ciências Sociais (ABECS), Pesquisador vinculado ao Laboratório de Estudos em Populações Negligenciadas da Amazônia - LEPONA (UniSL), Pesquisador e Extensionista vinculado ao Grupo de Estudos Socioculturais da Amazônia (GESCAM/UFAC) da Universidade Federal do Acre, ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI/UFAC) e colaborador do Grupo Setor Norte Futebol e Ciência, desenvolvendo pesquisas voltadas para o Ensino de Sociologia Escolar, Educação em Sociologia, Currículo de Sociologia Escolar, Religião de Matriz-Africana, Educação, Esporte e Cultura no Oeste da Amazônia

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Publicado

03-09-2024

Como Citar

Brito de Oliveira, A. C., & Araújo Leitão, L. (2024). Um olhar a partir do Estágio Supervisionado: compreendendo a sociologia escolar no Colégio de Aplicação da Ufac. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 8(1), 21–31. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/504

Edição

Seção

Relato de Experiência