BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR:
onde está a novidade? (um exercício de arqueologia da educação nacional)
Keywords:
Ensino Médio, Currículo, Ensino de Sociologia, Reforma Educacional, BNCCAbstract
Este artigo é uma versão reformulada de uma conferência proferida na UFAL em 2017. Trata-se de uma análise da recente reforma do Ensino Médio, enfocando as expectativas presentes no lançamento da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o lugar da Sociologia nesse contexto.
References
BRASIL. Parecer CFE nº 853/71: fixa o núcleo comum para os currículos do ensino de 1º e 2º graus; CFE nº 1471/72: Estudos Sociais no 1º grau. Brasília: CFE, 1972.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Congresso Nacional, 1996.
BRASIL. Parecer CEN/CEB nº 15/98 e a Resolução CNE/CEB nº 03/98, Brasília: CNE/CEB, 1998.
BRASIL. Base Nacional Curricular Comum: versão preliminar. Brasília, MEC, 2017.
BRASIL. Base Nacional Curricular Comum: versão final. Brasília, 2017: MEC, 2018.
BREJON, M. O Ensino de 1º e 2º graus e a qualificação para o trabalho. In: BREJON, M. (Org.). Estrutura e funcionamento do ensino de 1º e 2º graus. São Paulo: Pioneira, 1973.
COMTE, Augusto. Curso de Filosofia Positiva, Primeira Lição, VII, p. 12, São Paulo: Abril Cultural, 1978 (Coleção: Os Pensadores).
MORAES, Amaury C. Imagens da Filosofia: história, ensino, necessidade e contingência. PAGOTTO-EUZÉBIO, M. S.; ALMEIDA, R. O que é isto, a Filosofia [na escola]? São Paulo: Kepos, 2014.
MORAES, Amaury C. Por que Sociologia e Filosofia no ensino médio? Rev. Educação, São Paulo: Apeoesp, maio de 1999.
MORAES, Amaury C.; GUIMARÃES, E. F.; TOMAZI, N. D. Sociologia. In: Brasil, Orientações Curriculares do Ensino Médio. Brasília: MEC/DPEM, 2004.
MORAES, Amaury C. O princípio pedagógico da interdisciplinaridade. Boletim 16, pp. 39-48, Salto para o futuro/SEED/MEC, setembro de 2007.
OSÓRIO, Andréa; SARANDY, Flávio. Uma palavra sobre o silêncio: conteúdos de gênero para a Sociologia nos PCN, OCN e BNC. Inter-Legere – Revista de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFRN, ISSN 1982-1662, n. 18, pp. 58-75, jan-jun., 2016.
SILVA, T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 1970 Amaury Moraes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).