O ensino da Sociologia no Brasil: debates, pesquisas e perspectivas no contexto do ENESEB 2017

Autores

  • Andréa Ana do Nascimento UFRJ

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia

Resumo

Resenha do livro: 

CARUSO, Haydée & SANTOS, Mário Bispo dos. (Org.). Rumos da Sociologia na educação básica: ENESEB 2017, reformas, resistências e experiências de ensino. Porto Alegre: Editora Cirkula, 2019.

 

 

Biografia do Autor

Andréa Ana do Nascimento, UFRJ

Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Sociologia e Antropologia pelo mesmo programa.  Especialista em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública pela Universidade Federal Fluminense. Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Foi Professora Colaboradora e Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGCS/PUCRS). Integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Segurança e Administração da Justiça Penal (GPESC). Pesquisa a modernização das instituições policiais com o projeto apoiado pela CAPES: Modernização das Instituições Policiais: um estudo comparado entre Brasil e Argentina. Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU/UFRJ), do Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais - Penitenciários (GITEP/UCPEL) e do  Grupo de Pesquisa sobre Sociabilidades Urbanas, Espaço Público e Mediação de Conflitos (GPSEM/UFRJ). Editora da Revista Conversas e Controvérsias.  Docente da Escola Nacional de Serviços Penais. Foi professora de sociologia na rede estadual do Rio Grande do Sul entre 2012 e 2014, onde atuou também como coordenadora pedagógica do ensino médio e orientadora de estudos do Pacto Nacional do Ensino Médio. Atuou como professora substituta na Universidade Estadual do Rio de Janeiro no curso de licenciatura em Ciências Sociais.  Foi professora substituta de sociologia no Instituto Federal Sul  Rio Grandense.

Referências

CARUSO, Haydée & SANTOS, Mário Bispo dos. (Org.). Rumos da Sociologia na educação básica: ENESEB 2017, reformas, resistências e experiências de ensino. Porto Alegre: Editora Cirkula, 2019.

Downloads

Publicado

10-07-2020

Como Citar

Nascimento, A. A. do. (2020). O ensino da Sociologia no Brasil: debates, pesquisas e perspectivas no contexto do ENESEB 2017. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 4(1), 183–190. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/258

Edição

Seção

Resenha

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.