Um Balanço da Discussão sobre Ensino na Associação Brasileira de Antropologia
Keywords:
Ensino de Antropologia, Formação Antropológica, Antropologia da Educação.Abstract
O ensino de antropologia sempre foi uma preocupação constante no Brasil no processo de institucionalização desta ciência, ainda que bastante centrado no ensino superior, o que pode ser verificado através das ações da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) desde sua gênese. Proponho-me neste artigo realizar uma breve análise do debate sobre ensino de Antropologia no Brasil a partir de uma descrição das atividades do Grupo de Trabalho Ensinar e Aprender Antropologia, cujas atividades ocorreram durante as duas últimas reuniões brasileiras de Antropologia. Trata-se de uma reflexão inicial através do balanço desse GT, mas que nos possibilitar pensar a direção que essa discussão tem assumido.
The teaching of anthropology has always been a constant concern in Brazil in the process of institutionalization of this science, although it is highly focused on higher education, which can be verified through the actions of the Brazilian Association of Anthropology (BAA) since its genesis. I propose in this article to carry out a brief analysis of the debate about teaching Anthropology in Brazil from a description of the activities of the Working Group "Teaching and Learning Anthropology", whose activities took place during the last two Brazilian Anthropology meetings. This is an initial reflection through the balance sheet of this WG, but that allows us to think the direction that this discussion has assumed.
References
AZEREDO, Paulo Roberto. Antropólogos e Pioneiros: a história da sociedade brasileira de antropologia e etnologia. São Paulo: EDUSP, 1986.
CHIANCA, Luciana. Formação e Cultura da Avaliação: Dilemas e possibilidades da antropologia na pós-graduação. Revista Política & Trabalho, s/v, n. 35, p. 169-186, 2011.
GROSSI, Miriam Pillar. Pós-graduação, graduação e especialização: novas demandas de formação em antropologia. In: GROSSI, Miriam Pillar; RIAL, Carmen; TASSINARI, Antonella (Org.). Ensino de antropologia no Brasil: Formação, práticas disciplinares e além-fronteiras. Florianópolis: Nova Letra, 2006.
GROSSI, Miriam Pillar; RIAL, Carmen; TASSINARI, Antonella (Org.). Ensino de antropologia no Brasil: Formação, práticas disciplinares e além-fronteiras. Florianópolis: Nova Letra, 2006.
GUSMÃO, Neusa Maria M. Entrelugares: antropologia e educação no Brasil. Revista Educação v. 34, n1, p. 29-46, 2009.
MEUCCI, Simone. Artesania da sociologia no Brasil: contribuições e interpretações de Gilberto Freyre. Curitiba: Appris, 2015.
OLIVEIRA, Amurabi. O Ensino de Sociologia na Educação Básica brasileira: uma análise da produção do GT Ensino de Sociologia da SBS. Teoria e Cultura, v. 11, n. 1, p. 1-14, 2016.
______. O Lugar da Antropologia na Formação Docente: um olhar a partir das Escolas Normais, Pro-Posições, v. 24, n. 2, p. 27-40, 2013a.
______. Sobre o Lugar da Educação na Antropologia Brasileira. Temas em Educação, v. 24 n. 1, p.40-50, 2015.
OLIVEIRA, Amurabi; BOIN, Felipe; BÊRIGO, Beatriz. A Antropologia, os Antropólogos e a Educação no Brasil. Revista Anthropológicas, v. 27, n. 2, p. 21-44, 2016.
OLIVEIRA, Roberto Cardoso. Sobre o Pensamento Antropológico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
PEIRANO, Mariza. A antropologia como ciência social no Brasil. Etnográfica, v. 4, n2, p. 219-232, 2000.
______. A Teoria Vivida: e outros ensaios de antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.
SANABRIA, Guillermo Vega. O Ensino de Antropologia no Brasil: um estudo sobre as formas institucionalizadas de transmissão da cultura. Mestrado (Antropologia Social). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.
TAVARES, Fátima, GUEDES, Simoni Lahud, CARUSO, Carlos. Experiências de Ensino e Prática em Antropologia no Brasil; Brasília- DF; Ícone Gráfica e Editora, 2010
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).