O CAMPO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA BRASIL
uma análise de seu processo de autonomização
Palavras-chave:
Ensino de Sociologia, Campo Acadêmico, Sociologia da EducaçãoResumo
Nos últimos anos têm se consolidado a comunidade de agentes vinculados ao ensino de Sociologia, constituindo o que alguns pesquisadores indicam ser um subcampo. Neste trabalho desenvolvo a hipótese de que haveria não um subcampo, mas um campo do ensino de Sociologia em processo de autonomização. Em diálogo com a literatura na área busco demonstrar como que o ensino de Sociologia surge como um campo na interface entre o campo da Sociologia e o campo do Ensino, possuindo regras próprias de legitimação e consagração de seus agentes.
Referências
BARREIRA, Irlys; LIMA, Jacob Carlos; CÔRTES, Soraya. A sociologia fora do eixo: diversidades regionais e campo da pós-graduação no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia, v. 6, n. 13, p. 76-103, 2018.
BODART, Cristiano. A construção conceitual e empírica do “subcampo” ensino de Sociologia. In: BODART, Cristiano das Neves; SILVA, Roniel Sampaio. (Org.). O ensino de Sociologia no Brasil, vol.2. Maceió/AL: Editora Café com Sociologia, 2019, p. 11-38.
BODART, Cristiano; CIGALES, Marcelo Pinheiro. Ensino de Sociologia no Brasil (1993-2015): um estado da arte na pós-graduação. Revista de Ciências Sociais: RCS, v. 48, n. 2, p. 256-281, 2017.
BODART, Cristiano das Neves; TAVARES, Caio dos Santos. Quando o assunto é Sociologia Escolar: estado da arte nos periódicos de estratos superiores nas áreas de Ciências Sociais, Educação e Ensino. Revista de Ciências Sociais, v. 51, n. 1, p. 353-396, 2020.
BOURDIEU, Pierre. A distinção. São Paulo: EDUSP, 2007.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996a.
BOURDIEU, Pierre. Homo Academicus. EDUFSC: Florianópolis, 2011.
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas. Campinas: Papirus, 1996b.
BOURDIEU, Pierre. O Poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: editora UNESP, 2004.
BOURDIEU, Pierre. Sobre o Estado. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
CATANI, Afrânio Mendes, CATANI, Denise Bárbara, & PEREIRA, Gilson R. de M. As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro através de periódicos da área. Revista Brasileira de Educação, s.v., n. 17, 63-85, 2001.
CAREGNATO, Célia Elizabete; CORDEIRO, Victoria Carvalho. Campo científico-acadêmico e a disciplina de sociologia na escola. Educação & realidade, v. 39, p. 39-57, 2014.
DWYER, Tom; DE OLIVEIRA BARBOSA, Maria Ligia; FRAGA, Eugenia. Esboço de uma morfologia da sociologia brasileira: perfil, recrutamento, produção e ideologia. Revista Brasileira de Sociologia, v. 1, n. 2, p. 147-178, 2013.
FERREIRA, Vanessa Rego; OLIVEIRA, Amurabi. O Ensino de Sociologia como um campo (ou subcampo) científico. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences. v. 37, n. 1, p. 31-39, 2015.
FORJAZ, Maria Cecília Spina. A emergência da ciência política no Brasil: aspectos institucionais. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 12, n. 35, p. 1-22, 1997.
HANDFAS, Anita. O estado da arte do ensino de Sociologia na Educação Básica: um levantamento preliminar da produção acadêmica. Revista Inter-legere, n. 9, p. 386-400, 2011.
HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia Polessa. O estado da arte da produção científica sobre o ensino de sociologia na educação básica. BIB-Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, n. 74, p. 43-59, 2012.
LOPES, Maria Emília Limeira; SOBRINHO, Moisés Domingos & COSTA, Solange Fátima Geraldo da. Contribuições da sociologia de Bourdieu para o estudo do subcampo da enfermagem. Texto contexto - enferm. v. 22, n.3, p.819-825, 2013.
MARTINS, Carlos Benedito. As origens pós-graduação nacional (1960-1980). Revista Brasileira de Sociologia, v. 6, n. 13, p. 9-26, 2018.
MEUCCI, Simone. Artesania da sociologia no Brasil: contribuições e interpretações de Gilberto Freyre. Curitiba: Appris, 2015.
MICELI, Sergio. Condicionantes do desenvolvimento das ciências sociais. In: MICELI, Sergio. (Org.). História das ciências sociais no Brasil Vol. 1. São Paulo: EditoraVértice/Idesp/Finep, 1989. p. 72-110.
MOCELIN, Daniel Gustavo. O ensino da Sociologia e o seu campo. In: BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro. (Org.). Dicionário do Ensino de Sociologia. Maceió-AL: Editora Café com Sociologia, 2020a, p. 57-62.
MOCELIN, Daniel Gustavo.O ensino da Sociologia e o seu subcampo. In: BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro. (Org.). Dicionário de Ensino de Sociologia. Maceió-AL: Editora Café com Sociologia, 2020b, p. 397-401.
MOREIRA, Marco Antonio. A nova área de Ensino de Ciências e Matemática na CAPES e o mestrado em ensino. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, n. 2, p. 1-2, 2001.
XXX, 2022a.
XXX 2016.
XXX 2022b.
XXX 2015.
XXX 2021.
XXX et al, 2020.
XXX et al 2020.
XXX et al, 2016.
PEIRANO, Mariza GS. A antropologia como ciência social no Brasil. Etnográfica, v. 4, n. 2, p. 219-232, 2000.
PEREIRA, Thiago Ingrassia. A centralidade do campo do ensino de ciências sociais/sociologia brasileiro: notas para um debate crítico. Revista Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. CABECS, v. 6, n. 2, p. 155-175, 2022.
PÉREZ, Roberto Castro; LOZANO, Márcia Villanueva. El campo médico en México. Hacia un análisis de sus subcampos y sus luchas desde el estructuralismo genético de Bourdieu. Sociológica, v. 34, n. 97, p. 73 -113, 2019.
REESINK, Misia L.; CAMPOS, Roberta B. C. A Geopolítica da Antropologia no Brasil: ou como a província vem se submetendo ao Leito de Procusto. In: SCOTT, Parry; CAMPOS, Roberta Bivar; PEREIRA, Fabiana. (Org.). Rumos da Antropologia no Brasil e no Mundo: geopolíticas disciplinares. Recife-PE: Editora UFPE-ABA, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Amurabi Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).