O CAMPO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA BRASIL

uma análise de seu processo de autonomização

Autores

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Campo Acadêmico, Sociologia da Educação

Resumo

Nos últimos anos têm se consolidado a comunidade de agentes vinculados ao ensino de Sociologia, constituindo o que alguns pesquisadores indicam ser um subcampo. Neste trabalho desenvolvo a hipótese de que haveria não um subcampo, mas um campo do ensino de Sociologia em processo de autonomização. Em diálogo com a literatura na área busco demonstrar como que o ensino de Sociologia surge como um campo na interface entre o campo da Sociologia e o campo do Ensino, possuindo regras próprias de legitimação e consagração de seus agentes.

Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Livre Docente em Cultura e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

24-12-2023

Como Citar

Oliveira, A. (2023). O CAMPO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA BRASIL: uma análise de seu processo de autonomização. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 7(1), 79–101. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/424

Edição

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