Sociologia Escolar: reflexões sobre docência e problematização de temáticas tecnológicas

Autores

Palavras-chave:

Educação. Sociologia escolar. Tecnologias. Tecnologias Sociais.

Resumo

Neste texto, apresento reflexões sobre a Sociologia escolar através do relato de uma prática de problematização de temáticas tecnológicas em sala de aula. O objetivo consiste em mobilizar docentes para a promoção de debates críticos entre discentes sobre conhecimentos e técnicas em seu cotidiano. As contribuições teóricas utilizadas são estudos nacionais sobre a docência de Sociologia e referenciais dos chamados Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (ESCT), em especial do campo da Sociologia da Tecnologia. É apresentada uma proposta didática executada no Instituto Federal Farroupilha (IFFAR-Jaguari) no ano de 2018 com uma turma de discentes do Ensino Médio Integrado (EMI) do 2º ano do curso de Sistemas de Energia Renovável (SER), que consistiu em analisar possibilidades e limites para promover reflexões sobre temáticas dos ESCT a partir de pelo menos dois momentos: (i) posicionamento crítico sobre tecnologias e (ii) desenvolvimento de um projeto contextualizado de Tecnologias Sociais (TS). A realização da prática indicou que existem possibilidades de ações necessárias, embora não suficientes, de elaboração e execução de propostas didáticas críticas em relação a tecnologias, que incluam, também, docentes de diferentes áreas disciplinares e a coletividade escolar.

 

Palavras-chave:Educação. Sociologia escolar. Tecnologias. Tecnologias Sociais.

 

 

SCHOOL SOCIOLOGY: reflections on teaching and problematization of technological themathics

 

Abstract

 

Reflections on school sociology are presented through the report of a practice of problematizing technological themathics in the classroom. The main goal is to mobilize teachers to promote debates among students about knowledge and techniques in their daily lives. The theoretical contributions used are studies on the teaching of Sociology and the Sciences and Technologies Social Studies (STSS), especially in the field of Sociology of Technology. It presents a didactic proposal at the Instituto Federal Farroupilha in 2018 with a group of students from the Integrated High School which consisted of analyzing possibilities and limits to promote reflections on STSS themes from at least two moments: critical positioning on technologies and development of a contextualized project of social technologies.The performance of the practice indicated that there are possibilities for the elaboration and execution of critical didactic proposals in relation to technologies, which also include interdisciplinarity and the school community. 

 

Keywords:Education. School sociology. Technologies. Social Technologies.

Biografia do Autor

Raquel Folmer Corrêa, IFRS

Docente de Sociologia

Referências

ARMSTRONG, Dale. Uma visão contemporânea da avaliação. Presença Pedagógica. V.10, nº57, maio-junho, 2004.

BODART, Cristiano das Neves. Livros - Ensino de Sociologia. Blog Café com Sociologia. 2019a.

BODART, Cristiano das Neves (Org.). O ensino de Humanidades nas escolas: Sociologia, Filosofia, História e Geografia. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019b.

CARVALHO, Lejeune. (org.). Sociologia e ensino em debate: experiências e discussão de Sociologia no Ensino Médio. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004.

COLLINS, Harry. Estudos Sociais da Ciência: a jornada. In: PREMEBIDA, Adriano; NEVES, Fabrício; DUARTE, Tiago. Investigações Contemporâneas em Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia. Jundiaí: Paco editorial, 2015.

COLLINS, Harry. PINCH, Trevor. O Golem à solta. O que você deveria saber

sobre tecnologia. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL (FBB). O que é tecnologia social. (2008). Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: paz e terra, 1987.

INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA (IFFAR). PPC: Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável Integrado ao Ensino Médio. (2015). IFFAR – Campus Jaguari, 2015.

JACINSKI, Edson. A perspectiva histórica e sociocultural das ciências enquanto possibilidade de aproximação dialógica entre formação científica e humana na educação tecnológica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 2, p. 48-63, 2009.

LINSINGEN, Irlan von. Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolidação na América Latina. Ciência & Ensino, vol. 1, novembro de 2007.

MORAES, Amaury. César. GUIMARÃES, Elisabeth da Fonseca. Metodologia de Ensino de Ciências Sociais: relendo as OCEM-Sociologia. In: MORAES, Amaury César. (Coord.). Sociologia: Ensino Médio. Coleção Explorando o EM, v. 15. Brasília: MEC/SEB, 2010.

Downloads

Publicado

10-07-2020

Como Citar

Corrêa, R. F. (2020). Sociologia Escolar: reflexões sobre docência e problematização de temáticas tecnológicas. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 4(1), 43–55. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/232

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.