INTERSECCIONALIDADE E ESCREVIVÊNCIA:

reflexões sobre uma prática no Ensino Médio Integrado

Autores

Palavras-chave:

Interseccionalidade, Escrevivência, Sociologia Escolar, Ensino Médio Integrado

Resumo

Este relato apresenta uma possibilidade de relacionar interseccionalidade e escrevivência em sala de aula. O objetivo geral foi compreender sociologicamente vínculos entre esses dois conceitos, que abrangem complexas relações de poder que permeiam categorias como raça, classe e gênero. A intencionalidade específica foi mobilizar posicionamentos críticos nas juventudes de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. As intervenções foram realizadas em uma turma de terceiro ano, de modo presencial nas aulas regulares de Sociologia. O referencial teórico-metodológico foi baseado nos escritos de Patrícia Hill Collins, Sirma Bilge, Carla Akotirene e Conceição Evaristo. As atividades envolveram audição de uma canção, leitura dirigida, jogo de cartas de baralho, escrita de cartas e roda de conversa. A percepção final da intervenção indica viabilidades para a discussão sobre relações entre interseccionalidade (enquanto ferramenta analítica) e escrevivência (como potencialidade relacional), que procuram apontar caminhos teóricos e metodológicos para transformações políticas e sociais emancipatórias e significativas a juventudes.

Palavras-chave: Interseccionalidade. Escrevivência. Sociologia Escolar. Ensino Médio Integrado.

This report presents a possibility of relating intersectionality and escrevivência in the classroom. The main goal was to sociologically understand links between these two concepts, which encompass complex power relations that permeate categories such as race, class and gender. The specific intention was to mobilize critical positions in youth on a Technical Course Integrated into High School. The interventions were carried out in a third-year class, in person in regular Sociology classes. The theoretical-methodological framework was based on the writings of Patrícia Hill Collins, Sirma Bilge, Carla Akotirene and Conceição Evaristo. The activities involved listening to music, directed reading, playing cards, writing letters and moment of discussion. The final perception of the intervention indicates feasibility for the discussion on relationships between intersectionality (as an analytical tool) and escrevivência (as a relational potential), which seek to point out theoretical and methodological paths for emancipatory and significant political and social transformations to youth.

Keywords: Intersectionality. Escrevivência. School Sociology. Integrated High School.

 

 

Biografia do Autor

Raquel Folmer Corrêa, IFRS

Professora de Sociologia

Referências

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen. 2019.

BODART, Cristiano das Neves. O ensino de Sociologia para além do estranhamento e da desnaturalização: por uma percepção figuracional da realidade social. Latitude, Maceió, v.15, edição especial, p.139-160, 2021a.

BODART, Cristiano das Neves. Usos de canções no ensino de Sociologia. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2021b.

COLLINS, Patrícia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2021.

EVARISTO, Conceição. Do velho ao jovem. In: Poemas de recordação e outros movimentos. Belo Horizonte: Nandyala, 2008.

EVARISTO, Conceição. Maria. In: Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas, 2016.

EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.

FRANCISCO EL HOMBRE. Triste, Louca ou Má. Independente, 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lKmYTHgBNoE>. Acesso em 03 abril 2022.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

hooks, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: elefante, 2020.

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS). PPC: Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. (2016). IFRS – Campus Vacaria, 2016.

MAYER, Ana Rita; KEHL, Lia. Mulheres mudando o mundo nas ciências. Florianópolis: Lagarta criações, 2022. Jogo de cartas físico.

MILLS, Charles Wright. A imaginação sociológica. Rio de janeiro: Zahar, 1975.

Downloads

Publicado

11-04-2024

Como Citar

Corrêa, R. F. (2024). INTERSECCIONALIDADE E ESCREVIVÊNCIA: : reflexões sobre uma prática no Ensino Médio Integrado. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 7(2), 6–14. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/494

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.