INTERSECCIONALIDADE E ESCREVIVÊNCIA:
reflexões sobre uma prática no Ensino Médio Integrado
Palavras-chave:
Interseccionalidade, Escrevivência, Sociologia Escolar, Ensino Médio IntegradoResumo
Este relato apresenta uma possibilidade de relacionar interseccionalidade e escrevivência em sala de aula. O objetivo geral foi compreender sociologicamente vínculos entre esses dois conceitos, que abrangem complexas relações de poder que permeiam categorias como raça, classe e gênero. A intencionalidade específica foi mobilizar posicionamentos críticos nas juventudes de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. As intervenções foram realizadas em uma turma de terceiro ano, de modo presencial nas aulas regulares de Sociologia. O referencial teórico-metodológico foi baseado nos escritos de Patrícia Hill Collins, Sirma Bilge, Carla Akotirene e Conceição Evaristo. As atividades envolveram audição de uma canção, leitura dirigida, jogo de cartas de baralho, escrita de cartas e roda de conversa. A percepção final da intervenção indica viabilidades para a discussão sobre relações entre interseccionalidade (enquanto ferramenta analítica) e escrevivência (como potencialidade relacional), que procuram apontar caminhos teóricos e metodológicos para transformações políticas e sociais emancipatórias e significativas a juventudes.
Palavras-chave: Interseccionalidade. Escrevivência. Sociologia Escolar. Ensino Médio Integrado.
This report presents a possibility of relating intersectionality and escrevivência in the classroom. The main goal was to sociologically understand links between these two concepts, which encompass complex power relations that permeate categories such as race, class and gender. The specific intention was to mobilize critical positions in youth on a Technical Course Integrated into High School. The interventions were carried out in a third-year class, in person in regular Sociology classes. The theoretical-methodological framework was based on the writings of Patrícia Hill Collins, Sirma Bilge, Carla Akotirene and Conceição Evaristo. The activities involved listening to music, directed reading, playing cards, writing letters and moment of discussion. The final perception of the intervention indicates feasibility for the discussion on relationships between intersectionality (as an analytical tool) and escrevivência (as a relational potential), which seek to point out theoretical and methodological paths for emancipatory and significant political and social transformations to youth.
Keywords: Intersectionality. Escrevivência. School Sociology. Integrated High School.
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