O que se ensina para quem ensina?: relato de experiência do Laboratório de Ensino de Ciências Sociais da UFV
Palabras clave:
Ensino de Sociologia, UFV, Avaliação.Resumen
Este relato de experiência se volta para a vivência de discentes e docente da disciplina Laboratório de Ensino de Ciências Sociais II, oferecida na Universidade Federal de Viçosa (UFV), localizada na zona da mata mineira. Apresenta-se a proposta do referido curso, obrigatório para a modalidade licenciatura, sua bibliografia de referência, discutindo especialmente o processo avaliativo realizado com os/as estudantes: a leitura de relatório de estágios realizados em escolas de anos anteriores, uma auto-correspondência para o eu docente do futuro e os trabalhos investigativos finais, focados no mapeamento de experiências de egressos/as do curso que atuavam como professores/as de Sociologia.
Palavras-chaves:Ensino de Sociologia. UFV. Avaliação.
What is teaching to who teaches? Experience report from the Social Sciences Teaching Laboratory
Abstract
This experience report focuses on the experience of students and professors of the discipline Social Sciences Teaching Laboratory II, offered at the Federal University of Viçosa (UFV), located in Minas Gerais (Brazil). The proposal of the referred course is presented with their reference bibliography, discussing especially the evaluation process : the reading of the report of internships carried out in schools of previous years, a self-correspondence for the future and the final investigative works, focused on mapping the experiences of graduates of the course who acted as teachers of Sociology.
Keywords:Sociology Teaching. UFV. Evaluation.
Citas
FERNANDES, Florestan. O ensino de sociologia na escola secundária brasileira. Anais do I Congresso Brasileiro de Sociologia, 21 a 27 de junho, São Paulo, p. 89-106, 1954.
FILHO, Juarez Carvalho. O Ensino de Sociologia como Problema Epistemológico e Sociológico. Educação & Realidade , Porto Alegre, v. 39, n. 1, p. 59-80, jan./mar. 2014.
LENNERT, Ana Lúcia. Condições de Trabalho do Professor de Sociologia. Cad. Cedes, Campinas, vol. 31, n. 85, p. 383-403, set.-dez. 2011.
MEUCCI, Simone. Sociologia na educação básica no Brasil: um balanço da experiência remota e recente. Ciências Sociais Unisinos , São Leopoldo, Vol. 51, N. 3, p. 251-260, set.-dez. 2015.
MICELI, Sergio. Condicionantes do desenvolvimento das ciências sociais. In: MICELI, Sergio (org.). História das ciências sociais no Brasil, vol. 1. 2. ed. São Paulo: Editora Sumaré, p. 91-133, 2001.
MONTEIRO, José Marciano et. al. O papel dos laboratórios de pesquisa e prática de Ensino em Ciências Sociais: o desafio na formação de professors no Cariri Paraibano. Revista Inter-Legere, v. 1, n. 13, p. 250-267, set. 2013.
BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Gerais da Educação Básica. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
MORAES, Amaury Cesar. L icenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato. Tempo social. 2003, vol.15, n.1, p.5-20, 2003.
OLIVEIRA, Amurabi; BARBOSA, Vilma. Formação de professores em Ciências Sociais. Inter-Legere, n. 13, p. 140-162, jul.-dez. 2013.
PEREIRA, Thiago Ingrassia. Disputas curriculares: o que ensinar de sociologia no ensino médio? Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, vol. 51, c. 3, p. 261-267, set.-dez 2015.
ROGÉRIO, Radamés Mesquita . Relato de Experiência sobre o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de Sociologia da Universidade Estadual do Piauí Campus Parnaíba. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, v.2, nº.1, p. 124-134, jan./jun. 2018.
SARMENTO, Rayza; REZENDE, Daniela; SANTOS JÚNIOR, Hilton. (2019). Para além do horizonte. Ensino em Ciência Política no interior de Minas Gerais. Civitas, Porto Alegre, v. 19, n. 3, p. 605-624, set.-dez. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).