Uso do Jogo UNO no Ensino da Multiculturalidade
Keywords:
Multiculturalismo, Uno, Ferramenta pedagógica.Abstract
O relato de experiência descreve uma prática educativa centrada no multiculturalismo e na diversidade, aplicada a alunos do 2º ano do ensino médio. O objetivo foi promover reflexões críticas sobre temas como racismo, imigração, gênero e desigualdades sociais por meio do jogo de cartas UNO, que alia diversão ao desenvolvimento de habilidades sociais. A metodologia adaptou as regras do jogo para explorar essas questões, fundamentando-se nas teorias de Stuart Hall sobre identidades culturais, na Teoria da Apresentação do Eu de Erving Goffman e na contribuição de Pierre Bourdieu sobre capital simbólico. A análise dos resultados demonstrou que o UNO, como ferramenta pedagógica, criou um ambiente interativo e reflexivo, permitindo que os alunos conectassem suas vivências às temáticas abordadas. Apesar de desafios como resistência inicial e desentendimentos, a mediação eficaz promoveu um espaço de discussão respeitoso e produtivo. A prática destacou a relevância de integrar ludicidade e discussões sociais no processo educacional, contribuindo para a inclusão, o respeito à diversidade e a formação de cidadãos críticos e engajados.
The experience report describes an educational practice centered on multiculturalism and diversity, applied to 2nd year high school students. The objective was to promote critical reflections on topics such as racism, immigration, gender and social inequalities through the UNO card game, which combines fun with the development of social skills. The methodology adapted the rules of the game to explore these questions, based on Stuart Hall's theories on cultural identities, Erving Goffman's Self Presentation Theory and Pierre Bourdieu's contribution on symbolic capitals. Analysis of the results demonstrated that UNO, as a pedagogical tool, created an interactive and reflective environment, allowing students to connect their experiences to the topics covered. Despite challenges such as initial resistance and disagreements, effective mediation promoted a respectful and productive space for discussion. The practice highlighted the relevance of integrating playfulness and social discussions into the educational process, contributing to inclusion, respect for diversity and the formation of critical and engaged citizens.
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