INTRODUZINDO QUESTÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO:

uma alternativa pedagógica

Autores

  • Inaê Iabel Barbosa

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Gênero, Sexualidade.

Resumo

Neste artigo socializo uma alternativa pedagógica criada para introduzir questões relacionadas a gênero e sexualidade em uma aula de Sociologia. Portanto a intenção principal aqui é disponibilizar instrumentos didáticos e metodológicos que possam ser apropriados e transformados por docentes. Para tanto, me apoio no Plano de Aula e no relato de experiência que produzi durante o estágio. Ao refletir sobre as possibilidades de aprendizagem da alternativa pedagógica socializada, observa-se três movimentos que podem potencializar o processo de aprendizagem: a descentralização da figura da/o professor/a, a construção coletiva do conhecimento e a desnaturalização da cisheteronormatividade. Com isso, almeja-se colaborar com a ampliação dos estudos sobre Metodologias de Ensino em Ciências Sociais, mais especificamente na abordagem de questões relacionadas a gênero e sexualidade, e problematizar afirmações feitas para o combate da chamada “ideologia de gênero”.

 

Palavras-chaves: Ensino de Sociologia. Gênero. Sexualidade.

 

Referências

BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo. Ensino de Sociologia no Brasil (1993-2015): Um Estado da Arte na Pós-graduação. Revista de Ciências Sociais - UFC, v. 48, p. 256-281, 2017.

BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean Claude; PASSERON, Jean-Claude. A profissão sociólogo. Petrópolis: Vozes, 1999.

BRITZMAN, Deborah. O que é essa coisa chamada amor: identidade homossexual, educação e currículo. Educação & Realidade, v. 21, n. 1, p. 71-96, 1996.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

CÉSAR, Maria Rita A.; DUARTE, André de M. Governamento e pânico moral: corpo, gênero e diversidade sexual em tempos sombrios. Educar em Revista, v. 33, p. 141-155, 2017.

DINIS, Nilson Fernandes. Educação, relações de gênero e diversidade sexual. Educação & Sociedade, v. 29, n. 103, p. 477-492, 2008.

ENGERROFF, Ana Martina Baron. Quando a sociologia é cidadã: as temáticas de religião e gênero nos livros didáticos para a disciplina. Anais do II Simpósio Internacional da ABHR, XV Simpósio Nacional da ABHR e II Simpósio Sul da ABHR, Florianópolis, 2016.

FOUCAULT, Michel. Os intelectuais e o poder: conversa entre Michel Foucault e Gilles Deleuze. In:______: Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. 28 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GALLO, Sílvio. As múltiplas dimensões do aprender. Anais do COEB 2012, Congresso de Educação Básica: aprendizagem e currículo, Florianópolis, 2012.

HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia P. O estado da arte da produção científica sobre o ensino de sociologia na educação básica. BIB, São Paulo, n. 74, p. 43-59, 2014.

HARAWAY, Donna. Saberes Localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, n. 5, p. 07-41, 1995.

HICKMANN, Roseli Inês; MORITZ, Maria Lúcia R. F. (Orgs.). A Sociologia no cotidiano escolar: um caleidoscópio de experiências de aprendizagens. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2013.

IABEL BARBOSA, Inaê. Gênero e sexualidade no ensino de Sociologia: uma alternativa pedagógica. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Florianópolis, 2019.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 2014.

MISKOLCI, Richard; CAMPANA, Maximiliano. “Ideologia de gênero”: notas para a genealogia de um pânico moral contemporâneo. Revista Sociedade e Estado, v. 32, n. 3, p. 725-747, 2017.

OLIVEIRA, Amurabi. Gênero, sexualidade e diversidade no currículo escolar: a experiência do papo sério em Santa Catarina. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 11, n. 18, p. 131-151, 2015a.

OLIVEIRA, Amurabi. Um balanço sobre o campo do ensino de sociologia no Brasil. Em Tese, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 6-16, 2015b.

OLIVEIRA, Luiz F.; COSTA, Ricardo C. R. Didática e ensino de sociologia: questões didático-metodológicas contemporâneas. In: OLIVEIRA, Luiz F. (Org.). Ensino de sociologia: desafios teóricos e pedagógicos para as ciências sociais. Seropédica: Editora da UFRRJ, p. 110-126, 2013.

PETRY, Analídia Rodolpho; MEYER, Dagmar Elisabeth Estermann. Transexualidade e heteronormatividade: algumas questões para a pesquisa. Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 10, p. 193-198, 2011.

SILVA, Aline Oliveira G.; ALMEIDA, Aline Maria S.; GOMES, Daiane Aparecida A.; KRUCZEVESKI, Laís R. Reflexões sobre a importância das discussões sobre Direitos Humanos e diversidade de gênero na formação inicial e continuada de professores/as de Sociologia. In: BODART, Cristiano Neves.; LIMA, Wenderson Luan S. (Orgs.). O ensino de sociologia no Brasil. Maceió: Editora Café com Sociologia, p. 215-236, 2019.

WEBER, Max. A “objetividade” do conhecimento nas ciências sociais. In: Cohn, Gabriel (Org.). Max Weber: sociologia. São Paulo: Ática, p. 79-127, 2003.

WELTER, Tânia; SANTOS, Regina J. Gênero e sexualidade: o que o ensino de sociologia/ciências sociais na educação básica tem a ver com isso? In: GONÇALVES, Danyelle N.; MOCELIN, Daniel G.; MEIRELLES, Mauro (Orgs.). Rumos da sociologia no ensino médio: ENESEB 2015, formação de professores, PIBID e experiências de ensino. Porto Alegre: CirKula, p. 101-114, 2016.

Downloads

Publicado

21-01-2022

Edição

Seção

Artigos