A Imaginação Sociológica em perspectiva dialógica
a experiência do PIBID de Ciências Sociais, UFSC (2022-2024)
Keywords:
Ensino de sociologia. Transposição Didática.Imaginação sociológica. Perspectiva Dialógica. PIBIDAbstract
O texto relata a elaboração e a condução do subprojeto de Ciências Sociais no PIBID/UFSC (2022-2024), apresentando a metodologia desenvolvida e os resultados obtidos ao longo do projeto. Nesse sentido, apresentamos nossas opções teóricas e metodológicas, partindo da noção de “transposição didática” (a retradução da cultura acadêmica da disciplina para linguagens e conteúdos adequados ao ensino escolar), ativada pelos sentidos da “imaginação sociológica”, pensados pelo sociólogo norte-americano Wright Mills. Durante o texto, também evidenciamos como nosso projeto buscou estimular, entre os educandos de um colégio estadual na cidade de Florianópolis, SC, o desenvolvimento progressivo dessa sensibilidade (duplamente intelectual e moral) quanto às múltiplas conexões entre fenômenos e realidades individuais e coletivas por meio de uma perspectiva dialógica de ensino e aprendizagem, inspirada na pedagogia freiriana.
References
BODART, Cristiano das Neves. O ensino de Sociologia para além do estranhamento e da desnaturalização: por uma percepção figuracional da realidade social. Latitude, v. 5, 2021.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: elementos para uma teoria do ensino. 3.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
BOURDIEU, P. Estrutura, habitus e práticas. Esboço para uma teoria da prática. Oeiras: Celta Editora, 2002, p. 145-185.
BOURDIEU, e SAINT-MARTIN, Monique. As categorias do juízo professoral in Nogueira, Maria Alice & Catani, Afranio (org.) Pierre Bourdieu: Escritos de Educação. 11º edição Petrópolis: Vozes, 2011, p. 185-217.
CHEVALLARD, Yves. La Transposición Didáctica: del saber sabio al saber enseñado. 1. ed. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 1991.
CIGALES, Marcelo e FONSECA, Luca. Habitus docente em Sociologia: elementos pertinentes da leitura sociológica. Ciências Sociais-Unisinos, v 58, n. 2, 2022.
COCK, Juliana e RAMOS, Maria Elizabeth. Pibid e Pnaic: arranjos institucionais de implementação com parceria entre universidades e escolas. Educ. Pesqui., v. 50, 2024.
CAPES. Programa Nacional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Edital n° 10/2024.
COSME, Andreia C. e DOMINGOS, Larissa M. Ensinando sociologia na educação básica: relato de experiência.
DAY, Jardel e CORREIA, Wellinton, RUCKEL, Maria Isabel, SILVESTRE, Amanda B. (2024) PIBID/UFSC Ciências Sociais [Produção de material didático]
EDUARDO, Octavio da C. O ensino de conceitos básicos de etnologia. Sociologia, 11(3). Symposium sobre o Ensino de Sociologia e Etnologia, 1949.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GIMENES, Camila. O PIBID e a licenciatura: veredas de uma mesma formação. Pro-Posições, v.32, 2021.
INEP. Censo Escolar: Base de Dados. Disponível em: https://basedosdados.org/dataset/ . Acesso em 15 de outubro de 2024.
MARTINS, Higor e Renan, ZEMOR. Teoria e prática do ensino de antropologia no ensino médio: Contribuições a partir de uma experiência no PIBID/Ciências Sociais da UFSC.
MEAD, Margareth. “A adolescência em Samoa”. In CASTRO, C. (org.). Cultura e Personalidade: Ruth Benedict, Margaret Mead e Edward Sapir. Rio de Janeiro: Zahar, 2015
MEIRELLES, Mauro e RAIZER, Leandro. O ensino de sociologia e a Imaginação Sociológica. In: BRUNETTA, Antônio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo; e . Dicionário do ensino de sociologia. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020.
MOREIRA, Plínio C. 3+1 e suas (In)Variantes (Reflexões sobre as possibilidades de uma nova estrutura curricular na Licenciatura em Matemática). Bolema, v. 26, n. 44, 2012.
OLIVEIRA, Amurabi. O ensino de sociologia em outros países in Bodart, Cristiano; Cigales, Marcelo; e Brunetta, Antônio A. Dicionário do ensino de sociologia. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020.
OLIVEIRA, Amurabi. O campo do ensino de sociologia no Brasil: gênese, agentes e disputas. Editora Café com Sociologia, 2023.
OLIVEIRA, Amurabi; BODART, Cristiano das Neves; CAMPOS, Raquel D. de Campos. (org.) História do ensino das Ciências Sociais [Dossiê]. Revista Brasileira de História da Educação, v. 24, 2024.
PIAUÍ. Um quinto dos professores do ensino médio são formados, mas não lecionam em suas áreas. Revista Piauí (seção “igualdades”).
PINELLI, Bruna e ALVARENGA, Matheus. O “lírico crítico” atravessando o ensino de sociologia: um relato de experiência da iniciação à docência.
RÖWER, JOANA. Relatar-se para refletir-se: uma experiência de escritas de si nas aulas de Sociologia. Revista Café com Sociologia. v.3, n. 3, 2014.
SACHET, Flávia e SANTOS, Iasmim Da experimentação à reflexão: relato do ensaio da realidade trabalhista precarizante com estudantes do segundo ano do ensino médio.
SILVA, Ileizi. A Imaginação Sociológica: desenvolvendo o raciocínio sociológico nas aulas com jovens e adolescentes. Grupo de Apoio ao Ensino de Sociologia – (Universidade Estadual de Londrina) UEL, 2015.
SARANDY, Flávio. Reflexões acerca do sentido da sociologia no Ensino Médio. Revista Espaço Acadêmico. Ano 1, n. 5, 2001.
SAVIANI, Demerval. A Pedagogia no Brasil: História e Teoria. Campinas: Autores Associados, 2020.
TARDIFF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002a.
TARDIFF, Maurice. Lugar e sentido dos conhecimentos universitários na formação dos profissionais do ensino. In: GARRIDO, Susane Lopes; CUNHA, Maria Isabel da; MARTINI, Jussara Gue. Os rumos da Educação Superior. São Leopoldo: UNISINOS, 2002b. p. 225-246.
WEBER, M. Economia e Sociedade. Brasília: UnB, 1994.
WRIGHT MILLS, Charles. A imaginação sociológica: a promessa, Rio de Janeiro; Editora Zahar, 1982.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Eduardo bonaldi
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).