A Imaginação Sociológica em perspectiva dialógica

a experiência do PIBID de Ciências Sociais, UFSC (2022-2024)

Autores

  • Eduardo Bonaldi UFSC

Palavras-chave:

Ensino de sociologia. Transposição Didática.Imaginação sociológica. Perspectiva Dialógica. PIBID

Resumo

O texto relata a elaboração e a condução do subprojeto de Ciências Sociais no PIBID/UFSC (2022-2024), apresentando a metodologia desenvolvida e os resultados obtidos ao longo do projeto. Nesse sentido, apresentamos nossas opções teóricas e metodológicas, partindo da noção de “transposição didática” (a retradução da cultura acadêmica da disciplina para linguagens e conteúdos adequados ao ensino escolar), ativada pelos sentidos da “imaginação sociológica”, pensados pelo sociólogo norte-americano Wright Mills. Durante o texto, também evidenciamos como nosso projeto buscou estimular, entre os educandos de um colégio estadual na cidade de Florianópolis, SC, o desenvolvimento progressivo dessa sensibilidade (duplamente intelectual e moral) quanto às múltiplas conexões entre fenômenos e realidades individuais e coletivas por meio de uma perspectiva dialógica de ensino e aprendizagem, inspirada na pedagogia freiriana.

Referências

BODART, Cristiano das Neves. O ensino de Sociologia para além do estranhamento e da desnaturalização: por uma percepção figuracional da realidade social. Latitude, v. 5, 2021.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: elementos para uma teoria do ensino. 3.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

BOURDIEU, P. Estrutura, habitus e práticas. Esboço para uma teoria da prática. Oeiras: Celta Editora, 2002, p. 145-185.

BOURDIEU, e SAINT-MARTIN, Monique. As categorias do juízo professoral in Nogueira, Maria Alice & Catani, Afranio (org.) Pierre Bourdieu: Escritos de Educação. 11º edição Petrópolis: Vozes, 2011, p. 185-217.

CHEVALLARD, Yves. La Transposición Didáctica: del saber sabio al saber enseñado. 1. ed. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 1991.

CIGALES, Marcelo e FONSECA, Luca. Habitus docente em Sociologia: elementos pertinentes da leitura sociológica. Ciências Sociais-Unisinos, v 58, n. 2, 2022.

COCK, Juliana e RAMOS, Maria Elizabeth. Pibid e Pnaic: arranjos institucionais de implementação com parceria entre universidades e escolas. Educ. Pesqui., v. 50, 2024.

CAPES. Programa Nacional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Edital n° 10/2024.

COSME, Andreia C. e DOMINGOS, Larissa M. Ensinando sociologia na educação básica: relato de experiência.

DAY, Jardel e CORREIA, Wellinton, RUCKEL, Maria Isabel, SILVESTRE, Amanda B. (2024) PIBID/UFSC Ciências Sociais [Produção de material didático]

EDUARDO, Octavio da C. O ensino de conceitos básicos de etnologia. Sociologia, 11(3). Symposium sobre o Ensino de Sociologia e Etnologia, 1949.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GIMENES, Camila. O PIBID e a licenciatura: veredas de uma mesma formação. Pro-Posições, v.32, 2021.

INEP. Censo Escolar: Base de Dados. Disponível em: https://basedosdados.org/dataset/ . Acesso em 15 de outubro de 2024.

MARTINS, Higor e Renan, ZEMOR. Teoria e prática do ensino de antropologia no ensino médio: Contribuições a partir de uma experiência no PIBID/Ciências Sociais da UFSC.

MEAD, Margareth. “A adolescência em Samoa”. In CASTRO, C. (org.). Cultura e Personalidade: Ruth Benedict, Margaret Mead e Edward Sapir. Rio de Janeiro: Zahar, 2015

MEIRELLES, Mauro e RAIZER, Leandro. O ensino de sociologia e a Imaginação Sociológica. In: BRUNETTA, Antônio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo; e . Dicionário do ensino de sociologia. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020.

MOREIRA, Plínio C. 3+1 e suas (In)Variantes (Reflexões sobre as possibilidades de uma nova estrutura curricular na Licenciatura em Matemática). Bolema, v. 26, n. 44, 2012.

OLIVEIRA, Amurabi. O ensino de sociologia em outros países in Bodart, Cristiano; Cigales, Marcelo; e Brunetta, Antônio A. Dicionário do ensino de sociologia. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020.

OLIVEIRA, Amurabi. O campo do ensino de sociologia no Brasil: gênese, agentes e disputas. Editora Café com Sociologia, 2023.

OLIVEIRA, Amurabi; BODART, Cristiano das Neves; CAMPOS, Raquel D. de Campos. (org.) História do ensino das Ciências Sociais [Dossiê]. Revista Brasileira de História da Educação, v. 24, 2024.

PIAUÍ. Um quinto dos professores do ensino médio são formados, mas não lecionam em suas áreas. Revista Piauí (seção “igualdades”).

PINELLI, Bruna e ALVARENGA, Matheus. O “lírico crítico” atravessando o ensino de sociologia: um relato de experiência da iniciação à docência.

RÖWER, JOANA. Relatar-se para refletir-se: uma experiência de escritas de si nas aulas de Sociologia. Revista Café com Sociologia. v.3, n. 3, 2014.

SACHET, Flávia e SANTOS, Iasmim Da experimentação à reflexão: relato do ensaio da realidade trabalhista precarizante com estudantes do segundo ano do ensino médio.

SILVA, Ileizi. A Imaginação Sociológica: desenvolvendo o raciocínio sociológico nas aulas com jovens e adolescentes. Grupo de Apoio ao Ensino de Sociologia – (Universidade Estadual de Londrina) UEL, 2015.

SARANDY, Flávio. Reflexões acerca do sentido da sociologia no Ensino Médio. Revista Espaço Acadêmico. Ano 1, n. 5, 2001.

SAVIANI, Demerval. A Pedagogia no Brasil: História e Teoria. Campinas: Autores Associados, 2020.

TARDIFF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002a.

TARDIFF, Maurice. Lugar e sentido dos conhecimentos universitários na formação dos profissionais do ensino. In: GARRIDO, Susane Lopes; CUNHA, Maria Isabel da; MARTINI, Jussara Gue. Os rumos da Educação Superior. São Leopoldo: UNISINOS, 2002b. p. 225-246.

WEBER, M. Economia e Sociedade. Brasília: UnB, 1994.

WRIGHT MILLS, Charles. A imaginação sociológica: a promessa, Rio de Janeiro; Editora Zahar, 1982.

Downloads

Publicado

08-01-2025

Como Citar

Bonaldi, E. (2025). A Imaginação Sociológica em perspectiva dialógica : a experiência do PIBID de Ciências Sociais, UFSC (2022-2024). Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 8(2), 01–20. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/526

Edição

Seção

Relato de Experiência