Conteúdos de Sociologia no ensino médio: um estudo sobre livros didáticos e ENEM

Authors

  • Thiago Ingrassia Pereira Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação e Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas.
  • Carine Marcon Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Keywords:

Ensino de Sociologia, Exame Nacional do Ensino Médio, Livros didáticos,

Abstract

Este artigo é um recorte atualizado de Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Ciências Sociais e propõe uma análise sobre os conteúdos presentes nos livros didáticos de Sociologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015 e sua presença na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2016. Dentre as 45 questões da prova citada, foram selecionadas dezessete, por se situarem na área de Ciências Sociais. A partir desta seleção realizou-se a investigação dos conteúdos dos seis livros didáticos em circulação no PNLD 2015. As análises consideraram o aporte teórico do campo da educação e do ensino de Sociologia. Os resultados sugerem a presença de conteúdos de Sociologia no ENEM 2016, configurando 37,8% dos conteúdos do caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias, assim como a importância do PNLD como política pública para a qualidade da Educação Básica brasileira.

Abstract

This article is an updated excerpt from the Course Completion Course in Social Sciences Degree and proposes an analysis of the contents present in the Sociology didatic books indicated by the National Textbook Program (PNLD) 2015 and their presence in the Humanities and its Technologies of the National High School Exam (ENEM) of 2016. Among the 45 questions of the aforementioned test, seventeen were selected, for being in the area of Social Sciences. Based on this selection, the content of the six didatic books in circulation at PNLD 2015 was investigated. The analyzes considered the theoretical contribution of the field of education and the teaching of Sociology. The results suggest the presence of Sociology content at ENEM 2016, configuring 37.8% of the contents of the Human Sciences and its Technologies section, as well as the importance of PNLD as a public policy for the quality of Brazilian Basic Education.

Keywords: Sociology teaching. National High School Exam. Didatic books.


Author Biographies

Thiago Ingrassia Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação e Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas.

Professor de Sociologia e Sociólogo. Doutor (UFRGS) e Pós-Doutor em Educação (Universidade de Lisboa). Professor da área de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Tutor do Grupo PET Conexões de Saberes – Práxis/Licenciaturas (FNDE). Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS)

Carine Marcon, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Licenciada em Ciências Sociais e Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim/RS. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisas e Intervenções Sociedade, Educação e Desigualdades (SOCIEDUDES/UFFS/CNPq)

References

ALMEIDA, G. P. Transposição didática: por onde começar? 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BODART, C. N.; CIGALES, M. P. Ensino de Sociologia no Brasil (1993-2015): um estado da arte na pós-graduação. Revista de Ciências Sociais. Fortaleza, v.48, n. 2, p.256-281, jul./dez., 2017.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2015: SOCIOLOGIA: ENSINO MÉDIO. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/phocadownload/programas/Livro_Didatico_PNLD/Guias/PNLD_2015/pnld_2015_sociologia.pdf>. Acesso em: out. 2020.

CARVALHO, L. M. X. Histórico da luta pela obrigatoriedade do ensino de sociologia no Brasil. In: MIRHAN, L. (Org.). Sociologia no Ensino Médio: Desafios e Perspectivas. São Paulo: Anita Garibaldi, 2015, p. 23-73.

FERREIRA, E. C. A produção de uma disciplina escolar: um estudo sobre as concepções de ensino e as estratégias metodológicas empregadas por professores(as) de Sociologia. Em Tese. Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 204-224, 2016.

FERREIRA, W.; SANTOS, B. N. A sociologia e o ENEM: uma análise a partir do currículo do CAP-UERJ. In: X Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: desafios e propostas. Rio de Janeiro: CAP-UERJ, 2016. Disponível em: <http://www.cap.uerj.br/site/images/stories/noticias/xsesc/a-sociologia-e-o-enem.pdf>. Acesso em: out. 2020.

FRAGA, A. B.; MATIOLLI, T. O. L. Os impactos da presença da sociologia nos sistemas de ingresso ao ensino superior: o que dizem os professores. Em Tese. UFSC, v. 12, n. 2, ago./dez., p. 103-122, 2015.

FRAGA, A. B; MATIOLLI, T. O. L. Os conteúdos de Sociologia nos vestibulares e no ENEM: uma discussão sobre conhecimento prévio. Saberes em perspectiva. Jequié, v. 4, n. 8, p. 195-215, 2014.

GOULART, D. C.; SOUSA, D. T de. O livro didático de ciências sociais: contribuições e disputas na construção do campo de ensino de ciência sociais. In: CARUSO, H.; SANTOS, M. B. Dos (Orgs.). Rumo da sociologia na Educação Básica: reformas, resistências e experiências de ensino (ENESEB 2017). Porto Alegre: CirKula, 2019, p. 147-157.

GUIMARÃES, E. F. Sociologia no vestibular: experiência da Universidade Federal da Uberlândia. In: CARVALHO, L. M. C. (Org.). Sociologia e ensino em debate: experiências e discussão de sociologia no Ensino Médio. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004, p. 191-195.

HANDFAS, A. O que temos pesquisado sobre os livros didáticos de sociologia? In: GONÇALVES, D. N.; MOCELIN, D. G.; MEIRELLES, M. (Orgs). Rumos da sociologia no Ensino Médio: ENESEB 2015, formação de professors, PIBID e experiências de ensino: Porto Alegre: CirKula, 2016, p. 131-142.

HANDFAS, A.; CARVALHO, I. Ensino de Sociologia: a constituição de um sub-campo de pesquisa. Em Tese. Florianópolis, v. 16, n.01, p. 214-230, jan./jun., 2019.

HANDFAS, A.; MAÇAIRA, J. P. O estado da arte daprodução científica sobre o ensino de sociologia na educação básica. BIB. São Paulo, n. 74, p. 43-59, 2º semestre de 2012.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): fundamentação teórico-metodológica. – Brasília : O Instituto, 2005.

MAÇAIRA, J. P. O ensino de sociologia e as ciências sociais no Brasil e na França: recontextualização pedagógica e livros didáticos. 2017. 342f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

MACEDO, L. de. Eixos teóricos que estruturam o ENEM. In: INEP Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): fundamentação teórico-metodológica. Brasília: O Instituto, 2005, p. 11-37.

MATTOS, S. S. A implantação da Sociologia pela via legislativa. In: MIRHAN, L. (org.). Sociologia no Ensino Médio: Desafios e Perspectivas. São Paulo: Anita Garibaldi, 2015, p. 207-232.

MELO, V. Os livros didáticos de sociologia e os sentidos do ensino de ciências sociais na Educação Básica. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. | vol.1, n.1, p. 109-12, jan./jun. 2017.

MEUCCI, S. Notas para um balanço crítico da produção recente dos livros de didáticos de sociologia no Brasil. In: OLIVEIRA, L. F. de (Org.). Ensino de Sociologia: desafios teóricos e pedagógicos para as ciências sociais. Rio de Janeiro: EDUR, 2013, p. 66-74.

MEUCCI, S. Sociologia na educação básica no Brasil: um balanço da experiência remota e recente. Ciências Sociais Unisinos. São Leopoldo, v. 51, n. 3, p. 251-260, set./dez. 2015.

MILLS, C. W. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

MORAES, A. Ensino de Sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Cadernos CEDES. v. 31, nº 85, p. 359-382, set./dez. 2011.

OLIVEIRA, A. Um balanço sobre o campo do ensino de sociologia no Brasil. Em Tese. UFSC, v. 12, n. 2, p. 6-16, ago./ dez., 2015.

PEREIRA, T. I. Disputas curriculares: o que ensinar de sociologia no ensino médio? Ciências Sociais Unisinos. São Leopoldo, v. 51, n. 3, p. 261-267, set./dez. 2015.

RAIZER, L.; CAREGNATO, C.; MOCELIN, D.; PEREIRA, T. O ensino da disciplina de Sociologia no Brasil: diagnóstico e desafios para a formação de professores. Revista Espaço Acadêmico. Maringá, n. 190, p. 15-26, mar. 2017.

SARANDY, F. M. S. Propostas curriculares em Sociologia. In: OLIVEIRA, L. F. de (Org.). Ensino de Sociologia: desafios teóricos e pedagógicos para as ciências sociais. Rio de Janeiro: EDUR, 2013, p. 74-93.

Published

2021-01-20

How to Cite

Pereira, T. I., & Marcon, C. (2021). Conteúdos de Sociologia no ensino médio: um estudo sobre livros didáticos e ENEM. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 4(2), 80–102. Retrieved from https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/301

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.