O Materialismo Cultural para estudar as formas de prática da aula de Sociologia

Autores

  • Márcia Malcher Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Raymond Williams, Arte, Prática da aula, Escola, Ensino de Sociologia

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta teórico-metodológica de utilização do materialismo cultural, formulado por Raymond Williams, para investigar a prática da aula na educação escolar, em particular, da aula de Sociologia. Com esse objetivo, assume a concepção de aula enquanto “artesania educacional” e categoriza os conteúdos e as formas desse fenômeno, valendo-se de conceitos e reflexões advindas tanto do campo da educação e escolarização quanto do campo da cultura e da arte. Os resultados dessa pesquisa exploratória apontam que o método williamsiano, ao articular analiticamente a sociologia das formas à “forma sociológica”, pode contribuir para uma compreensão de caráter global da aula, permitindo, no caso do Ensino de Sociologia, o estudo mais acurado das suas práticas e significações. 

 

This essay presents a theoretical-methodological proposal to investigate the class practice in school education, in particular, Sociology teaching, making use of the cultural materialism, formulated by Raymond Williams. To accomplish this purpose, assume the concept of class as “educational artistry” and categorizes the contents and forms of this phenomenon, making use of the concepts and reflections that arise from both the field of education and schooling and the field of culture and art. The results of this exploratory research indicate that the Williamsian method, in analytically articulating the sociology of forms to the “sociological form”, can contribute to a global understanding of the class, allowing, in the case of Sociology teaching, to improve the study of its practices and meanings.  

Referências

ADUNEB. Ensino Remoto em Tempos de Pandemia: visão da Pedagogia Histórico-Crítica. Entrevista com Demerval Saviani. Brasil: ADUNEB, 7 de jul. 2020.

ANDIPE. Da didática crítico-social à didática para o desenvolvimento humano. Entrevista com José Carlos Libâneo. Brasil: UFG Oficial, 2024. 1 vídeo (2h09min06s).

BAITELLO JUNIOR, Norval. A Era da Iconofagia: reflexões sobre imagem, comunicação, mídia e cultura. São Paulo: Editora Paulus, 2014.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: __. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, p. 197-221, 1994.

BELLEZZA, Annamaria. Developing Performative Competence and Teacher Artistry: A Pedagogical Imperative in the Multicultural Classroom. L2 Journal, v. 12, n.3, p.23-42. 2020.

BIESTA, Gert. Digital First or Education First? Why We Shouldn’t Let a Virus Undermine OurEducational Artistry. PESA Agora, 2020.

BODART, Cristiano das Neves. O ensino de Sociologia para além do estranhamento e da desnaturalização: por uma percepção figuracional da realidade social. Revista Latitude, v.15, edição especial, jan. 2021.

BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ática, 1986.

BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999.

CEVASCO, Maria Elisa. Dez lições sobre estudos culturais. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.

CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, jan./abr. 2006.

CHARLOT, Bernard. Educação ou Barbárie? Uma escolha para a sociedade contemporânea. São Paulo: Cortez Editora, 2020.

CORDEIRO, Denilson Soares. O ato docente na Era da sua Reprodutibilidade Técnica: Aula, Educação e Ensino Remoto. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, Brasília, v.8, n.3, p. 207-224, dez. 2020.

DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. Campinas: Autores Associados, 1999.

HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia Polessa. O estado da arte da produção científica sobre o ensino de sociologia na educação básica. BIB. São Paulo, n.74, p.43-59. 2014.

IANNI, Octávio. O ensino das ciências sociais no 1º e 2º graus. Cad.Cedes. Campinas, vol. 31, n.85, p. 327-339, set.-dez. 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a teoria histórico-cultural da atividade e a contribuição de Vasili Davydov. Revista Brasileira De Educação, (27), p. 5–24, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LÓPEZ, Maximiliano. Gratuidade e promoção. In: LARROSA, Jorge et al.(org.). Elogio do professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2021, p. 189-200.

LÖWY, Michael. Sobre o conceito de “afinidade eletiva” em Max Weber. PLURAL. São Paulo, v.17.2, p.129-142. 2011.

MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de educação Básica, 2006, p, 101-133.

MILLS, Wright Charles. A Imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1965.

PONTES, Heloisa. Introdução à edição brasileira: Sociedade em cena. In: CHARLE, Christophe. A gênese da sociedade do espetáculo: teatro em Paris, Berlim, Londres e Viena. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

REBOUL, Olivier. A Filosofia da Educação. Lisboa: Edições 70, 2000.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas: Autores Associados, 1999.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações, 11ª ed.

Campinas: Autores Associados, 2011.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Andréa Giordanna Araujo da. O que são artefatos culturais, materiais pedagógicos e recursos didáticos? Blog Café com Sociologia, Maceió, mai. 2020.

WILLIAMS, R. Base e superestrutura na teoria cultural marxista. Revista USP. São Paulo, n. 65, p. 210-224, mar./maio. 2005.

WILLIAMS, R. Cultura. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

WILLIAMS, R. Cultura y sociedade. 1780-1950. De Coleridge a Orwell. Buenos Aires: Nueva Visión, 2001.

WILLIAMS, R. Marxism and Literature. Oxford University Press, 1977.

Downloads

Publicado

03-09-2024

Como Citar

Malcher, M. (2024). O Materialismo Cultural para estudar as formas de prática da aula de Sociologia. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 8(1), 77–95. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/502

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.