O Materialismo Cultural para estudar as formas de prática da aula de Sociologia
Palavras-chave:
Raymond Williams, Arte, Prática da aula, Escola, Ensino de SociologiaResumo
Este artigo apresenta uma proposta teórico-metodológica de utilização do materialismo cultural, formulado por Raymond Williams, para investigar a prática da aula na educação escolar, em particular, da aula de Sociologia. Com esse objetivo, assume a concepção de aula enquanto “artesania educacional” e categoriza os conteúdos e as formas desse fenômeno, valendo-se de conceitos e reflexões advindas tanto do campo da educação e escolarização quanto do campo da cultura e da arte. Os resultados dessa pesquisa exploratória apontam que o método williamsiano, ao articular analiticamente a sociologia das formas à “forma sociológica”, pode contribuir para uma compreensão de caráter global da aula, permitindo, no caso do Ensino de Sociologia, o estudo mais acurado das suas práticas e significações.
This essay presents a theoretical-methodological proposal to investigate the class practice in school education, in particular, Sociology teaching, making use of the cultural materialism, formulated by Raymond Williams. To accomplish this purpose, assume the concept of class as “educational artistry” and categorizes the contents and forms of this phenomenon, making use of the concepts and reflections that arise from both the field of education and schooling and the field of culture and art. The results of this exploratory research indicate that the Williamsian method, in analytically articulating the sociology of forms to the “sociological form”, can contribute to a global understanding of the class, allowing, in the case of Sociology teaching, to improve the study of its practices and meanings.
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