Quem são os professores de Sociologia de Pernambuco? Uma caracterização a partir do Censo Escolar de 2019

Artur Santos

Resumo


Este trabalho, de caráter exploratório, busca caracterizar os professores de Sociologia do Estado de Pernambuco a partir do Censo Escolar de 2019. Partindo dos microdados disponibilizados pelo INEP, debruçar-nos-emos, principalmente, nas seguintes variáveis:  sexo, raça/cor, curso de formação, dependência administrativa e tipo de contratação. O objetivo é, a partir delas, identificar os desafios e obstáculos para o ensino de Sociologia e para a consolidação da disciplina. Notamos, a partir da análise dos dados apresentados, que o estado tem o menor número (proporcionalmente) de professores de sociologia com formação adequada do Nordeste. Além disso, conta com mais da metade desses professores sob regime de contrato temporário. Ambas as características são consideradas, por trabalhos afins, como obstáculos para o ensino e para a consolidação da Sociologia como disciplina escolar. 

 

Palavras-chaves:Professores de Sociologia. Censo Escolar. Ensino de Sociologia. Formação docente.

 

 

 

 

 

Who are the sociology teachers from the state of Pernambuco: A characterization out of the 2019 School Census 

 

Abstract

 

This exploratory paper aims to characterize the sociology teachers of the state of Pernambuco stem from the 2019 School Census. Based on the microdata provided by INEP we will focus mainly on the following variables: sex, race/colour, higher education, administrative dependency and type of contract. The objective is to identify the challenges and obstacles for the teaching of sociology and for the consolidation of the discipline, starting from these variables. We noticed, from the analysis of the data provided that the state has the lowest (proportionally) number of sociology teachers with adequate training in the Northeast region. In addition, it has more than a half of these teachers on a temporary contract basis. Both characteristics are considered by related works as obstacles for teaching and for the consolidation of Sociology as a school discipline. 

 

Keywords:Sociology Teachers. School Census. Sociology teaching. Teacher training.


Palavras-chave


Professores de Sociologia; Censo Escolar; Ensino de Sociologia; Formação docente

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