Ensino de Sociologia em Sobral/CE: entre os desafios, o reconhecimento curricular e as práticas de ensino

Autores

  • Fabrício Souza Sampaio SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO CEARÁ- SEDUC/CE

Palavras-chave:

Sociologia, Sobral, Ensino, Práticas educativas.

Resumo

O ensino de Sociologia, além de ser afetado por reconhecidos problemas educacionais brasileiros como um todo, possui determinadas peculiaridades, desafios e obstáculos que comprometem historicamente seus ideários de desnaturalização e estranhamento dos processos sociais os quais são necessários à compreensão e/ou (re) construção do mundo social existente. O objetivo central deste artigo é refletir sobre a Sociologia no ensino médio sobralense tomando como eixos de problematização o tipo de reconhecimento atribuído pelo(a)s docentes, estudantes e gestore(a)s educacionais em relação a esta disciplina, bem como as metodologias/técnicas/práticas pedagógicas engendradas e os desafios enfrentados por escolas estaduais da cidade de Sobral/CE. As considerações parciais desta investigação são efeitos de questionários abertos e entrevistas online com professore(a)s de Sociologia em exercício. Dentre os resultados iniciais, podemos inferir que a Sociologia continua desvalorizada socialmente enquanto campo disciplinar por seu caráter desestabilizador das verdades que atuam para normatizar os seres sociais.

Sociology teaching, in addition to being affected by recognized Brazilian educational problems as a whole, has certain peculiarities, challenges and obstacles that historically compromise its ideologies of denaturalization and estrangement from the social processes necessary for the understanding and / or (re) construction of the social world existing. The main objective of this article is to reflect on Sociology in Sobral middle school taking as axes of problematization the type of recognition attributed by the teachers, students and educational managers in relation to this discipline, as well as the methodologies / techniques / pedagogical practices engendered and the challenges faced by state schools in the city of Sobral / CE. The partial considerations of this investigation are the effects of open questionnaires and online interviews with teachers of Sociology in practice. Among the initial results, we can infer that Sociology remains socially devalued as a disciplinary field because of its destabilizing character of the "truths" that act to normalize social beings.

Biografia do Autor

Fabrício Souza Sampaio, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO CEARÁ- SEDUC/CE

DOUTOR EM CIÊNCIAS SOCIAIS PELA UFRN;

MESTRE EM EDUCAÇÃO PELA UFC;

LICENCIADO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÊ- UVA

Referências

BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a Sociologia. Trad. Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

BODART, Cristiano das Neves; SILVA, Roniel Sampaio. O perfil do professor brasileiro de sociologia do ensino médio e sua percepção da condição docente. In: Inter-legere " Revista de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN-Natal RN, nº 18, jan./jun, p. 168-189, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10820/7637. Acesso:14 mar 2017.

BODART, Cristiano das Neves. O ensino de sociologia e a formação do professor: uma entrevista com Evelina Antunes Fernandes de Oliveira. In: Revista Café com Sociologia, v.5, n. 3. p. 236-242, Agos./Dez. 2016. Disponível em: http://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/741/0. Acesso: 15 abr. 2017.

_________________. Entrevista com Simone Meucci. In: Revista Café com Sociologia, vol.2, nº1. Abril de 2013. Disponível em: http://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/52 . Acesso: 15 abr. 2017.

CIGALES, Marcelo Pinheiro. O Ensino da Sociologia no Brasil: Perspectiva de análise a partir da História das Disciplinas Escolares. In: Revista café com sociologia, vol.3, nº1. Jan. de 2014. Disponível em: http://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/100. Acesso: 14 mar. 2017.

CIGALES, Marcelo Pinheiro; ARRIADA, Eduardo. Algumas considerações sobre o ensino da sociologia na educação brasileira 1882-1942. In: Revista Perspectivas Sociais, Pelotas, ano 2, n. 1, p. 86-100, março/2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/percsoc/article/view/2139. Acesso: 14 mar. 2017.

HANDFAS, Anita; OLIVEIRA, Luís Fernando (orgs.). A sociologia vai à escola: história, ensino e docência. Rio de Janeiro: Quartet, FAPERJ, p. 49-59, 2009.

HANDFAS, Anita. Formação de professores de sociologia: reflexões sobre diferentes modelos formativos. In: HANDFAS, Anita; OLIVEIRA, Luís Fernando (orgs.). A sociologia vai à escola: história, ensino e docência. Rio de Janeiro: Quartet, FAPERJ, p. 187-196, 2009.

LENNERT, Ana Lúcia. Condições de trabalho do professor de sociologia. In: Cad. Cedes, Campinas, vol. 31, n. 85, p. 383-403, set.-dez. 2011. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso: 16 abr. 2017.

MORAES, Amaury Cesar; GUIMARÃES, Elisabeth da Fonseca. Metodologia de Ensino de Ciências Sociais: relendo as OCEM-Sociologia. In: MORAES, Amaury Cesar de (Org.). Coleção Explorando o Ensino de Sociologia. Brasília: MEC, 2010, p. 45-62.

MORAES, Amaury Cesar. Desafios para a implantação do ensino de sociologia na escola média brasileira. In: HANDFAS, Anita; OLIVEIRA, Luís Fernando (orgs.). A sociologia vai à escola: história, ensino e docência. Rio de Janeiro: Quartet, FAPERJ, p. 19- 29, 2009.

________________. O que temos de aprender para ensinar ciências sociais? Revista Cronos, Natal, v. 8, n. 2, p. 395-402, jul./dez. 2007.

OLIVEIRA, Amurabi. Um balanço sobre o campo do ensino de sociologia no Brasil. In: Em tese, v. 12, n. 2, ago./dez., p. 6-16, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2015v12n2p6 . Acesso: 18 abr. 2017.

_________________. Sentidos e dilemas do ensino de sociologia: um olhar sociológico. In: Revistainter-legere, n.9, jul./dez., p. 25-39, 2011.

Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4402. Acesso: 16 abr. 2017.

RIBEIRO, Adélia; ALVES, Dalton; SAUL, Renata; PEREIRA, Virgilio. Sociologia e filosofia nas escolas de ensino médio: ausências, permanências e perspectivas. In: In: HANDFAS, Anita; OLIVEIRA, Luís Fernando (orgs.). A sociologia vai à escola: história, ensino e docência. Rio de Janeiro: Quartet, FAPERJ, p. 50-62, 2009.

SILVA, Ileizi Fiorelli. Fundamentos e metodologias do ensino de sociologia na educação básica. In: HANDFAS, Anita; OLIVEIRA, Luís Fernando (orgs.). A sociologia vai à escola: história, ensino e docência. Rio de Janeiro: Quartet, FAPERJ, p. 63-91, 2009.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução à s teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

SOUZA, Jordânia de Araújo; MARINHO, Noélia Nunes; GAUDENCIO, Júlio Cezar. Ensino e Docência: desafios para a formação e atuação de professores de Sociologia/Ciências Sociais. In: Política & Sociedade, Florianópolis, vol. 14, nº 31, set./dez., 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/43976. Acesso: 15 mar. 2017.

TOMAZI, Nelson. Entrevista com Nelson Dácio Tomazi. In: inter-legere. N. 03, jul/dez 2008. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4745/3949 . Acesso: 25 out. 2016.

Downloads

Publicado

22-07-2017

Como Citar

Sampaio, F. S. (2017). Ensino de Sociologia em Sobral/CE: entre os desafios, o reconhecimento curricular e as práticas de ensino. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 1(1), 206–226. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/18

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.