Apresentando Sociologia para não sociólogos: Perspectivas de ensino em graduações em Porto Velho, Rondônia.
Palabras clave:
Ensino de Sociologia. Graduação. Currículo.Resumen
O presente relato de experiência tem como objetivo analisar as possibilidades de ensino de Sociologia e outras Ciências Sociais em cursos de graduação em uma Instituição de Ensino Superior na cidade de Porto Velho, estado de Rondônia. Para realizar tal objetivo, foram desenvolvidas as descrições do perfil do discente em sala de aula e o perfil formativo na educação básica; também foi analisada a estruturação e história do ensino das disciplinas nos cursos de graduação da instituição que já foram ministradas pelo autor. Por último, foi desenvolvida uma análise das possibilidades do ensino de Sociologia e Filosofia frente a tentativa dos aparelhos ideológicos sociais de normalizar, para a população em geral, a crise social. Enquanto relato de experiência, parte-se da reflexão científica sobre aspectos cotidianos e documentais da sala de aula em suas práxis pedagógicas, sendo esse o eixo norteador do trabalho.
Palavras-chave: Ensino de Sociologia. Graduação. Currículo.
INTRODUCING SOCIOLOGY TO NON-SOCIOLOGISTS: Perspectives of teaching the discipline in undergraduate courses in higher education
Abstract
This experience report has as objective an analysis of the possibilities of teaching Sociology and other Social Sciences in undergraduate courses in an institution of higher education in the city of Porto Velho, state of Rondônia. To accomplish this objective, descriptions of the student profile in the classroom and the formative profile in basic education were developed; the structuring and history of the teaching of these disciplines in the institution’s undergraduate courses that were already taught by the author were also analyzed. Finally, an analysis was made of the possibilities of teaching Sociology and Philosophy faced with the attempt by the social ideological instruments to normalize the social crisis for the general population. While an experience report, it originates with the scientific reflection on daily and documentary aspects of the classroom in its pedagogical praxes, being this the guiding axis of this work.
Keywords: Sociology Teaching. Undergraduate Education. Curriculum.
Citas
ADORNO, Theodor. Educação após Auschwitz. In: Palavras e sinais. Modelos críticos 2. Tradução de Maria Helena Ruschel. Petrópolis: Vozes, 1995.
ANDRADE, Rafael Ademir Oliveira de, TODA, Daniela Tissuya Silva. Aprendizagem, Avaliação e Percepção dos educandos na disciplina Sociologia na modalidade semipresencial. Revista Café com Sociologia, Volume 06, n. 02, mai/jul, 2017.
BRASIL. Qedu - Coeficiente de Aprendizado Rondônia na Prova Brasil 2015. Disponível em http://www.Qedu.org.br/estado/122-rondonia/aprendizado, acessado em 29 de setembro de 2017.
CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS. Projeto Político Pedagógico do Curso de Administração. Porto Velho: UNISL, 2016.
___________. Projeto Político Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis. Porto Velho: UNISL, 2015.
FORRESTER, Liliane. O Horror Econômico. Tradução Álvaro Lorencini. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1997.
NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins, NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Revista Educação & Sociedade, ano XXIII, no 78, abril/2002.
ORTEGA Y GASSET, José. A Rebelião das Massas. Tradução Marylene Pinto Michael. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).