A inserção da Sociologia no Ensino Médio em Mato Grosso do Sul em duas propostas de políticas educacionais antagônicas (1999-2010)
Palabras clave:
Sociologia, ensino médio, Mato Grosso do Sul.Resumen
O presente artigo tem como objeto a disciplina de Sociologia. Foi desenvolvido a partir da Linha de Pesquisa “História, Políticas e Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação/CCHS/UFMS, considerando as políticas educacionais desenvolvidas em Mato Grosso do Sul/MS, voltadas para o ensino médio. Buscou-se compreender como ocorreu o processo de inserção da referida disciplina entre os anos de 1999 e 2010 em duas propostas distintas de governo: a primeira aborda o projeto político-educacional do Partido dos Trabalhadores (PT) Escola Guaicuru – Vivendo uma Nova Lição (1999-2006) e a segunda, a proposta do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), - Educação para o Sucesso (2007-2010). Nesse sentido, foram realizadas análises em fontes documentais produzidas no âmbito do poder executivo estadual e federal objetivando desvelar qual o diálogo estabelecido entre as reformas educacionais locais e nacionais no contexto do Estado neoliberal, nas suas possíveis contradições, retrocessos e avanços. Conclui-se que as duas propostas de educação em MS se deram de forma antagônica, porém, ambas contribuíram para a consolidação da Sociologia no estado.
The insertion of Sociology in high school in Mato Grosso do Sul in two proposals of educational policies antagonistic (1999-2010)
This article has for its objective the subject of Sociology. It was developed within the Research Group, “History, Politics and Education” of the Post-Graduation in Education Program of the CCHSUFMS, considering the educational policies developed in Mato Grosso do Sul/MS, oriented towards middle schooling. An attempt as made to discover how the insertion of the referred discipline occurred between 1999 and 2010, within 2 distinct government proposals, - the first, within the educational policy of the Workers’ Party (PT), “Guaicuru Schooling- Living a New Lesson” (1999-2006), and the second proposal of the Party of the Democratic Movement of Brazil (PMDB), “Education for Success” (2007-2010). To this end, analyses were made of documentary sources produced by the state and federal Executive powers in an attempt the unveil the dialogue established local educational and national reforms within the context of the neoliberal State, regarding their possible contradictions, retreats and advances.
Citas
ALVES, G. L. A produção da escola pública contemporânea. Campinas: Autores Associados; Campo Grande: UFMS, 2004.
______. Método de pesquisa e educação. Campo Grande, MS: UFMS, [s.d.].
______. O trabalho didático na escola moderna: formas históricas. Campinas: Autores Associados, 2005.
ARANDA, M. A. de; SENNA, E. A constituinte escolar da rede estadual de Mato Grosso do
Sul (1999-2001). Intermeio: revista do Mestrado em Educação, Campo Grande, MS, v.11, n.22, p. 66-87, 2005.
ARÉCO, S. M. A Escola Guaicuru e o referencial curricular para o ensino médio de Mato Grosso do Sul. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação)– Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2009.
BRITO, S. H. A. de; SILVA, K. K. D. A disciplina sociologia no contexto das políticas educacionais para o ensino médio em Mato Grosso do Sul. In: CONGRESSO IBEROAMERICANODE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 2., 2011, SãoPaulo. Anais... São Paulo: ANPAE PUCSP/PROGRAD/ PROPOSGRAD/FACED/PPGE, 2011.
COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: Introdução à Ciência da Sociedade. São Paulo: Moderna, 2005.
D’ÁVILA, J. L. O financiamento da escola Guaicuru: vivendo uma nova lição para o ensino médio. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2010.
FALLEIROS, I. Parâmetros curriculares nacionais para a educação básica e a construção de uma nova cidadania. In: NEVES, L. M.W. (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.
FALLEIROS, I.; PRONKO, M. A.; OLIVEIRA, M. T. C. de. Fundamentos históricos da formação/atuação dos intelectuais da voa pedagogia da hegemonia. In: NEVES, L. M. W.(Org.). Direita para o social e esquerda para o capital. São Paulo: Xamã, 2010.
FERNANDES, M. D. E. Recentes regulações na gestão da educação da educação básica
brasileira: entre o Estado e o mercado. 2010. Disponível em:
<http://www.anpae.org.br/iberolusobrasileiro2010/cdrom/76.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2011.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. 9. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
______. Os intelectuais e a organização da cultura: parte 2: a organização da cultura. São
Paulo: Círculo do Livro, 1982.
______. Maquiavel, a Política e o Estado Moderno. Trad. de: Luiz Mário Gazzaneo, 6ª ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988
JINKINGS, N. A disciplina sociologia no ensino médio. Florianópolis, SC: UFSC, mar. 2004. Trabalho apresentado ao Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, em concurso de Professor- Adjunto, em marco de 2004. Disponível em: <http://bib.praxis.ufsc.br:8080/xmlui/handle/praxis/71>. Acesso em: 5 jul. 2010.
MATO GROSSO DO SUL. Proposta de educação do Governo Popular de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: SED, 1999. (Cadernos da Escola Guaicuru, 1).
______. ______. O ensino médio na escola Guaicuru: proposta político-pedagógica para Mato Grosso do Sul. Campo Grande: SED, 2000a. (Cadernos da Escola Guaicuru, 2).
______. Perspectivas pedagógicas para o ensino médio. Campo Grande: 2000b.(Cadernos da Escola Guaicuru, 2.1).
______. Resolução SED n. 1.453, de 18 de dezembro de 2000. Campo Grande, MS:
SED, 2000c.
______. ______. Ofício circular n. 0015/2001. Campo Grande: SED, 2001a.
______. ______. Referencial para o ensino médio de Mato Grosso do Sul: área de ciências
humanas e suas tecnologias. Campo Grande: SED, 2004a.
______. ______. Referencial para o ensino médio de Mato Grosso do Sul: área de ciências
da natureza, matemática e suas tecnologias. Campo Grande: SED, 2004b.
______. ______. Conselho Estadual de Educação. Deliberação CEE/MS nº 8.408, de 11 de setembro de 2007. Campo Grande, MS: CEE, 2007a.
______. ______. Secretaria de Estado de Educação Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de ensino/MS. Campo Grande: SED, 2008.
______. Secretaria de Estado de Educação. Anexo IV da Resolução/SED n. 2.146/09.Campo Grande: 2009b.
______. ______. CI nº 551/2009. Campo Grande: SED, 2009c.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
NEVES, L. M.W. Brasil século XXI: projetos educacionais em disputa. In: LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, J. L. (Orgs.). Liberalismo e educação em debate. Campinas: Autores Associados/Histedbr, 2007.
PERNONI, V. M. V.; OLIVEIRA, R. T. C. de O.; FERNANDES, M. D. E. Estado e terceiro setor: as novas regelações entre o público e o privado na gestão da educação básica brasileira.Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 108, p. 761-778, out. 2009. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 10 out. 2010.
OLIVEIRA, P. S. de. Introdução à sociologia. 24. ed. 4. imp. São Paulo: Ática, 2001.
PERONI, V. M. V. Perspectivas da gestão democrática da educação na elaboração de políticas públicas: a constituinte escolar de Mato Grosso do Sul. Série Estudos, Campo Grande, n. 18, p. 49-62, jul./dez. 2004.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
SILVA, I. L. F. et al. Cadernos de metodologias de ensino e de pesquisa de sociologia. Londrina, PR: SETI-PR, 2009.
SILVA, I. L. F. O papel da sociologia no currículo do ensino médio. Londrina: UEL, [s.d.]. Disponível em: <http://www.uel.br>. Acesso em: 3 jun. 2011.
______. A sociologia no ensino médio: os desafios institucionais e epistemológicos para a consolidação da disciplina. Cronos, Natal-RN, v. 8, n. 2, p. 403-427, jul./dez. 2007.
TOMAZI, N. D. Iniciação à sociologia. 2. ed. São Paulo: Atual Editora, 2000.
COMO REFERENCIAR ESTE TEXTO
SILVA, Kátia Karine Duarte. A inserção da Sociologia no Ensino Médio em Mato Grosso do Sul em duas propostas de políticas educacionais antagônicas. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. v.1, n.2, p.47-64, 2017.
Recebido em: 15 de set. 2017
Avaliador 1: 10 de nov. 2017
Avaliador 2: 13 de nov. 2017
Aceito em: 02 de jan. 2018
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).