O ENSINO DE CIÊNCIA POLÍTICA NO BRASIL E NO MÉXICO:

entre trajetórias e recontextualizações

Autores

  • Joana da Costa Macedo Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

Ensino de Ciência Política, Brazil, México, Recontextualização

Resumo

Os estudos sobre o ensino de Ciência Política produzidos no Brasil e no México, nas últimas décadas, estão voltados para o ensino superior e centram-se na compreensão do processo de institucionalização e de autonomização do campo de conhecimento da Ciência Política, em comparação com as demais áreas de conhecimento, especialmente com estudos reconhecidamente sociológicos. Recentemente, investigações acadêmicas ligadas ao subcampo do ensino de Ciências Sociais/Sociologia, voltadas para reflexões sobre a formação de professores, currículo e metodologias de ensino incorporaram o ensino da Ciência Política aos objetos de análise. A proposta desse artigo é analisar, pelo método comparativo, a trajetória do ensino de Ciência Política e o processo de recontextualização pedagógica de seu conteúdo para a disciplina escolar Sociologia no Brasil e no México. A contribuição primordial dessa pesquisa está em incluir uma reflexão curricular da Ciência Política em suas possibilidades de ensino, de modo a considerá-la parte de um processo cultural de educação social e política de cidadãos.

Biografia do Autor

Joana da Costa Macedo, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Bacharel (2006) e Mestre (2010) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Doutora (2015) pelo Curso de Pós-graduação pela mesma universidade. Em 2012 e 2013 realizou estágio de doutorado no Center for Anthropological Research na University of Johannesburg, África do Sul. Foi professora substituta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro na área da Sociologia da Educação, e atualmente, é professora de Sociolofia pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

BODART, Cristiano das Neves; FEIJÓ, Fernanda. As ciências sociais no currículo do ensino médio brasileiro. Revista Espaço do Currículo (on-line), João Pessoa, v.13, n.2, p. 219-234, maio/ago. 2020.

BODART, Cristiano das Neves; LOPES, Gleison Maia. A ciência política nas propostas curriculares de sociologia para o ensino médio. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino em Ciências, v.1, n.1, p. 131-152, jan./jun. 2017.

BERNSTEIN, Basil. A Pedagogização do Conhecimento: estudos sobre recontextualização. Cadernos de Pesquisa, n. 120, 2003.

DESTERRO, Fábio Braga do. Sobre os Livros Didáticos de Sociologia para o Ensino Médio. 2016, 270 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

FEIJO, Fernanda. Quando o Parlamento Jovem torna-se parte da aula de sociologia do ensino médio que visa a educação política. In: BODART, Cristiano das Neves. O ensino de sociologia e de filosofia no Brasil. Editora Café com Sociologia, 2020. pp. 43-79.

MAÇAIRA, Julia Polessa. O ensino de sociologia e ciências sociais no Brasil e na França: recontextualização pedagógica nos livros didáticos. 2017, 342f. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

MACEDO, Joana da Costa. A socialização política em livros didáticos: uma discussão curricular em perspectiva comparada. Revista Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. CABECS, v.3, n. 2, p. 26-47, 2019.

MACEDO, Joana da Costa; GONÇALVES, Roberson Maturano. O ensino de ciência política na educação básica e a educação política como pedagogia para a cultura democrática. Latitude, v.14, n.1, p. 50-72, jan./jul., 2020.

MACEDO, Joana da Costa; ENGERROFF, Ana Martina Baron. A CIÊNCIA POLÍTICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS: balanço do Grupo de Discussão do IV Congresso da ABECS. Revista Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. CABECS, v.5, n.1, p. 67-87, 2021.

MAGALHÃES, Alexander. A Ciência Política na escola básica: uma breve reflexão acerca de seus conteúdos e habilidades no ensino médio. In: BODART, Cristiano das Neves. (Org.). Sociologia escolar: ensino, discussões e experiências. Porto Alegre: Cirkula, 2018. pp. 39-62.

MATÍNEZ, Héctor; GUERRETO, Guadalupe. Sociología 2. Cuidad de Mexico: Grupo Editorial Patria, 2017.

LAMOUNIER, Bolivar. A Ciência Política no Brasil: roteiro para um balanço crítico. In LAMOUNIER, Bolivar. A Ciência Política nos anos 80. Brasília: Editora UnB, 1982.

LEITE, Miriam Soares. Recontextualização e Transposição Didática: introdução à leitura de Basil Bernstein e Yves Chevallard. Araraquara, São Paulo: Junqueira&Marin Editores, 2007.

LESSA, Renato. O Campo da Ciência Política no Brasil: uma aproximação construtivista. In LESSA, Renato. Ciência Política. São Paulo: ANPOCS, 2010.

LOPES, Alice Casemiro; MACEDO, Eizabeth. Teorias do Currículo. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

LOYO, Aurora. Ciência Política e Sociedade no México, 1951-1981. In LAMOUNIER, Bolivar. A Ciência Política nos anos 80. Brasília: Editora UnB, 1982.

OLGUÍN, Victor Alarcón. Objeto y metodo de la ciência política em Mexico 1960-1990. (Los casos de Marcos Kaplan y Arnaldo Códova). X Congreso Latinoamericano de Ciencia Política, 2019.

OLIVEIRA, Amurabi. O Ensino de Sociologia no Uruguay: uma análise a partir das narrativas dos professores. Política & Sociedade, Florianópolis, v.18, n.41, jan./abr. 2019.

PIÑA, Juan Manuel; CHÁVEZ, Maria Eugenia. Introducción a las Ciencias Sociales. Cuidad de Mexico: Grupo Editorial Patria, 2017.

SCHNEKENBERG, Guilherme Fernando; BRIDI, Maria Aparecida. A presença da (ciência) política e seus conceitos nos livros didáticos de Sociologia no PNLD 2015. Revista Em Tese, v.16, n.1, p. 168-195, jan/jun. 2019.

SILVA, Jefferson Evânio da. Notas sobre o Ensino de Ciências Sociais/Sociologia no Brasil e no México: uma análise comparativa dos manuais escolares. X Congreso Latinoamericano de Ciencia Política, 2019.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SILVA, Afranio; LOUREIRO, Bruno; MIRANDA; Cassia; FERREIRA, Fátima; FERREIRA, Lier Pires; SERRANO, Marcela; ARAÚJO, Marcelo; COSTA, Marcelo; NOGUEIRA, Martha; OLIVEIRA, Otair Fernandes de., MENEZES, Paula; CORRÊA, Raphael M. C.; PAIN, Rodrigo; LIMA, Rogério; BUKOWITZ, Tatiana; ESTEVES, Thiago; PIRES, Vinicius Mayo. Sociologia em Movimento. São Paulo: Moderna, 2016.

XIQUI, José Pedro Cortês. Introducción a las Ciencias Sociales. Secretaria de Educación Publica, México, 2016. Disponível em: https://libros.conaliteg.gob.mx/2021/TB2IA.htm. Acesso em dez. 2022.

Downloads

Publicado

22-01-2023

Como Citar

Macedo, J. da C. (2023). O ENSINO DE CIÊNCIA POLÍTICA NO BRASIL E NO MÉXICO: : entre trajetórias e recontextualizações . Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 6(2), 76–96. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/419

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Ciência Política

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.