O ENSINO DE CIÊNCIA POLÍTICA NO BRASIL E NO MÉXICO:

entre trajetórias e recontextualizações

Autores

  • Joana da Costa Macedo Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

Ensino de Ciência Política, Brazil, México, Recontextualização

Resumo

Os estudos sobre o ensino de Ciência Política produzidos no Brasil e no México, nas últimas décadas, estão voltados para o ensino superior e centram-se na compreensão do processo de institucionalização e de autonomização do campo de conhecimento da Ciência Política, em comparação com as demais áreas de conhecimento, especialmente com estudos reconhecidamente sociológicos. Recentemente, investigações acadêmicas ligadas ao subcampo do ensino de Ciências Sociais/Sociologia, voltadas para reflexões sobre a formação de professores, currículo e metodologias de ensino incorporaram o ensino da Ciência Política aos objetos de análise. A proposta desse artigo é analisar, pelo método comparativo, a trajetória do ensino de Ciência Política e o processo de recontextualização pedagógica de seu conteúdo para a disciplina escolar Sociologia no Brasil e no México. A contribuição primordial dessa pesquisa está em incluir uma reflexão curricular da Ciência Política em suas possibilidades de ensino, de modo a considerá-la parte de um processo cultural de educação social e política de cidadãos.

Biografia do Autor

Joana da Costa Macedo, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Bacharel (2006) e Mestre (2010) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Doutora (2015) pelo Curso de Pós-graduação pela mesma universidade. Em 2012 e 2013 realizou estágio de doutorado no Center for Anthropological Research na University of Johannesburg, África do Sul. Foi professora substituta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro na área da Sociologia da Educação, e atualmente, é professora de Sociolofia pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

22-01-2023

Como Citar

Macedo, J. da C. (2023). O ENSINO DE CIÊNCIA POLÍTICA NO BRASIL E NO MÉXICO: : entre trajetórias e recontextualizações . Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 6(2), 76–96. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/419

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Ciência Política