A defesa pública da Sociologia por cientistas sociais e da Filosofia por filósofos durante a tramitação da Medida Provisória 746/2016

Autores/as

  • Gustavo Cravo Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes (LABES/UFRJ). Doutorando em Ciências Sociais PUC-Rio. Técnico em Assuntos Educacionais/UFRJ.
  • Jayme Reis Doutorando Ciências Sociais PUC-Rio

Palabras clave:

Sociologia. Filosofia. Ensino médio. Medida Provisória 746

Resumen

A luta pela manutenção e qualidade da Sociologia no Ensino Médio vinha em uma curva crescente desde a sanção da lei nº 11.684/2008, que aprovou a presença obrigatória das disciplinas Sociologia e Filosofia no ensino médio, até que esbarrou na atual conjuntura política. A Medida Provisória (MP) nº 746/2016, aprovada sob o formato de lei nº 13.415/2017, provoca grandes modificações para o ensino médio nacional, dentre elas a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Houve grande manifestação de diversas entidades estudantis, acadêmicas e sindicais, dentre outras. Este trabalho se propõe a relatar a defesa pública das disciplinas Sociologia e Filosofia através, principalmente, de manifestos e cartas abertas, apresentando e observando as diferenças e semelhanças nos argumentos de cientistas sociais e filósofos. Muito embora ambas as disciplinas sejam sempre apresentadas em propostas parlamentares, de caráter estadual ou federal, de forma conjunta, e sua defesa ou ataque seja sempre realizada de maneira casada, as comunidades de cientistas sociais e de filósofos - mais especificamente os pesquisadores e profissionais ligados aos estudos sobre a presença das disciplinas no ensino médio - possuem pouco ou nenhum contato.

 

The public defense of Sociology by sociologists and Philosophy by philosophers during the processing of the Provisional Measure (MP) 746/2016

 

The struggle for the maintenance and quality of Sociology in high school has been on a growing curve since the enactment of law no. 11.684/2008, which approved the compulsory presence of the disciplines Sociology and Philosophy in high school, until it bumped into the current political conjuncture. The Provisional Measure (PM) nº 746/2016, approved on the format of law nº 13.415 / 2017, causes great modifications for the national high school, among them the amendment of the Law of Directives and Bases of the National Education (LDBEN). There was a great manifestation of several student, academic and union entities, among others. This work proposes to report the public defense of the disciplines Sociology and Philosophy through mainly, manifests and open letters, presenting and observing the differences and similarities in the arguments of sociologists and philosophers. Although both disciplines are always presented in parliamentary proposals, state or federal, jointly, and their defense or attack is always carried out in a married way, communities of sociologists and philosophers - more specifically researchers and professionals linked to Studies on the presence of disciplines in high school - have little or no contact. 

 

Biografía del autor/a

Gustavo Cravo, Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes (LABES/UFRJ). Doutorando em Ciências Sociais PUC-Rio. Técnico em Assuntos Educacionais/UFRJ.

Doutorando em Ciências Sociais PUC-Rio.

Mestre em Ciência Política UFF.

Especialista em Ensino de Sociologia UFRJ.

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais UFRJ.

Pesquisador do LABES/UFRJ.

Editor da Revista Práticas em Gestão Pública Universitária (PGPU)/UFRJ. 

Jayme Reis, Doutorando Ciências Sociais PUC-Rio

Doutorando em Ciências Sociais - PUC-Rio
Mestre em Antropologia Social - FLACSO/Argentina
Pesquisador e Consultor

Citas

Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Nota da ABA sobre a reforma do ensino médio. Disponível em: <http://www.portal.abant.org.br/images/Noticias/2_Nota_da_ABA_e_sua_Comiss%C3%A3o_de_Educa%C3%A7%C3%A3o_Ci%C3%AAncia_e_Tecnologia_sobre_a_reforma_do_ensino_m%C3%A9dio.pdf>. Acesso em 06/07/2017.

Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS). ABECS encaminha ofício e abaixo-assinado à Câmara dos Deputados. Disponível em: http://www.abecs.com.br/abecs-encaminha-oficio-peticao-publica-e-abaixo-assinado-a-camara-dos-deputados/. Acesso em 07/07/2017.

________________. A ABECS promove abaixo assinado em defesa do ensino de Sociologia e Filosofia. Disponível em: <http://www.abecs.com.br/a-abecs-promove-abaixo-assinado-em-defesa-do-ensino-de-sociologia-e-filosofia/>. Acesso em 07/07/2017.

_________________. Carta Aberta pela obrigatoriedade da disciplina Sociologia no ensino médio. Disponível em: http://cafecomsociologia.com/2017/02/carta-aberta-pela-obrigatoriedade-da-disciplina-de-sociologia-no-ensino-medio.html. Acesso em 07/07/2017.

__________________. Nota sobre a tramitação da reforma do ensino médio. Disponível em: http://www.abecs.com.br/nota-sobre-a-tramitacao-da-reforma-do-ensino-medio/. Acesso em 07/07/2017.

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Manifesto da ANPOF sobre a Medida Provisória que reforma o ensino médio brasileiro. Disponível em: <http://anpof.org/portal/index.php/en/2013-11-25-22-46-48/noticiasblog/832-manifesto-da-anpof-sobre-a-medida-provisoria-que-reforma-o-ensino-medio-brasileiro>. Acesso em 16/07/2017.

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS). Moção nº 005 - Repúdio às propostas recentes do Congresso Nacional e do governo federal. Disponível em: <http://www.anpocs.com/index.php/universo/institucional/mocoes-sp-1243763237/1689-mocao-n-005-27-10-2016-repudio-as-propostas-recentes-do-congresso-nacional-e-do-governo-federal.> Acesso em 12/12/2016.

AZEVEDO, Gustavo Cravo de. Sociologia no Ensino Médio: uma trajetória político-institucional (1982-2008). 222 folhas. Dissertação de mestrado – Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Universidade Federal Fluminense, 2014.

BARRA, Eduardo. Coluna ANPOF 10/10/2016: Da obrigatoriedade à identidade: um apelo à maioridade da Filosofia no ensino médio. Disponível em: <http://anpof.org/portal/index.php/en/comunidade/coluna-anpof/859-da-obrigatoriedade-a-identidade-um-apelo-a-maioridade-da-filosofia-no-ensino-medio>. Acesso em 02/09/2017.

BRASIL. Medida Provisória nº 746 de 22 de Setembro de 2016. Reforma do ensino médio. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Mpv/mpv746.htm>. Acesso em 13/01/2017

________Ministério da Educação. Lei 9394/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

_______Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. A Base Nacional Comum Curricular apresenta os Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento que devem orientar a elaboração de currículos para as diferentes etapas de escolarização. Disponível em: <http://www.consed.org.br/download/base-nacional-comum-curricular-2a-versao-revista>. Acesso em 16/07/2017.

_______ Lei no. 11.684, 2 de junho de 2008. Altera o art. 36 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.htm>. Acesso em: 3 jun. 2014.

________ Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Conversão da Medida Provisória nº 746. Altera substancialmente o Ensino Médio. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm>. Acesso em 17/05/2017.

________Presidência da República. Casa Civil. Emenda Constitucional 95/2016.

Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc95.htm>. Acesso em 12/12/2017.

Colégio Pedro II. Departamento de Sociologia. Moção de Repúdio. Disponível em: http://www.cp2.g12.br/images/comunicacao/2016/OUTUBRO/Mocao-repudio-MP-EM-Depto-Sociologia.pdf. Acesso em 16/07/2017.

_____________Departamento de Filosofia. Moção de Repúdio. Disponível em: <http://www.cp2.g12.br/images/comunicacao/2016/OUTUBRO/Mocao-repudio-MO-reforma-EM-Departamento-%20Filosofia%20.pdf>. Acesso em 16/07/2017.

Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Nota técnica: As transições escola-trabalho: alguns apontamentos para o debate sobre a reforma do ensino médio. Disponível em: <http://www.dieese.org.br/notatecnica/2016/notaTec164educacaoJuventude.pdf>. Acesso em 16/07/2017.

CARNEIRO, Silvio Ricardo Gomes Carneiro. Coluna ANPOF 07/02/2017: A Filosofia enquanto estudos e práticas. Disponível em: <http://anpof.org/portal/index.php/en/comunidade/coluna-anpof/1073-a-filosofia-enquanto-estudos-e-praticas>. Acesso em 02/09/2017.

CARVALHO, Marcelo. Coluna ANPOF 02/11/2016: Ensino de Filosofia e Currículo. Disponível em: <http://anpof.org/portal/index.php/en/comunidade/coluna-anpof/1073-a-filosofia-enquanto-estudos-e-praticas>. Acesso em 02/09/2017.

CUTER, João Vergílio Gallerani. Coluna ANPOF 10/10/2016: Por que não defendo a obrigatoriedade da Filosofia no ensino médio. Disponível em: <http://anpof.org/portal/index.php/en/comunidade/coluna-anpof/852-por-que-nao-defendo-a-obrigatoriedade-da-filosofia-no-ensino-medio>. Acesso em 02/09/2017.

DANNER, Leno F. CEI, Vitor. Coluna ANPOF 20/10/2016. O Brasil não pode renunciar a filosofar, mas precisa refundar seu discurso-práxis desde sua condição e a partir de seus sujeitos epistemológico-políticos. Disponível em: http://anpof.org/portal/index.php/en/comunidade/coluna-anpof/1201-o-brasil-nao-pode-renunciar-a-filosofar-mas-precisa-refundar-seu-discurso-praxis-desde-sua-condicao-e-a-partir-de-seus-sujeitos-epistemologico-politicos#. Acesso em 06/07/2017.

FILHO, Juvenal Savian. Coluna ANPOF 07/11/2016: O “hábito da filosofia” (ou sobre a filosofia no Ensino Médio). Disponível em: <http://anpof.org/portal/index.php/en/comunidade/coluna-anpof/980-o-habito-da-filosofia-ou-sobre-a-filosofia-no-ensino-medio>. Acesso em 02/09/2017.

Fundação Getúlio Vargas. Seminário FGV Ensino Médio: A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e a Reforma do Ensino Médio. Disponível em 2 partes através dos links: <https://www.youtube.com/watch?v=_SJyVuIMg8M&t=171s> e <https://www.youtube.com/watch?v=zTaFG7w9Jm8&t=15413s>. Acesso em 01/07/2017.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Reforma de ensino médio do (des) governo de turno: Decreta-se uma escola para os ricos e outra para os pobres. Carta Maior. Disponível em: <http://www.anped.org.br/news/reforma-de-ensino-medio-do-des-governo-de-turno-decreta-se-uma-escola-para-os-ricos-e-outra>. Acesso em16/07/2017

Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). PGR declara reforma do ensino médio inconstitucional após ação do PSOL. Disponível em: <http://www.psol50.org.br/blog/2016/12/20/pgr-declara-reforma-do-ensino-medio-inconstitucional-apos-acao-do-psol/>. Acesso em 06/07/2017.

Participantes da Plenária Final do 5º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia. Moção de Repúdio à Medida Provisória número 746. Disponível em: <http://www.educacao.ufrj.br/portal/informes/noticia/Mo%C3%A7%C3%A3o%20de%20rep%C3%BAdio%20%C3%A0%20medida%20provis%C3%B3ria%20n%C3%BAmero%20746.pdf>. Acesso em 16/07/2017.

PEREIRA, Fabio Gai. Coluna ANPOF 02/02/2017: Em defesa da Filosofia como componente curricular obrigatório no ensino médio brasileiro. Disponível em: <http://anpof.org/portal/index.php/en/comunidade/coluna-anpof/1068-em-defesa-da-filosofia-como-componente-curricular-obrigatorio-no-ensino-medio-brasileiro>. Acesso em 16/07/2017.

Revista Educação. Filosofia e sociologia são símbolo da disputa pelo currículo no ensino médio. Disponível em: <http://www.revistaeducacao.com.br/filosofia-e-sociologia-sao-simbolo-da-disputa-pelo-curriculo-no-ensino-medio/>. Acesso em 16/07/2017.

RIBEIRO, Renato Janine. Coluna ANPOF, 26/07/2017. Pode o Brasil Renunciar a Filosofar? Disponível em: http://anpof.org/portal/index.php/en/comunidade/coluna-anpof/1171-pode-o-brasil-renunciar-a-filosofar. Acesso em 06/07/2017.

SALLES, João Carlos. Coluna ANPOF 22/09/2016: Sobre Filosofia no ensino médio. Disponível em: <http://anpof.org/portal/index.php/en/comunidade/coluna-anpof/836-sobre-filosofia-no-ensino-medio>. Acesso em 02/09/2017.

Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). A reforma do ensino médio. Disponível em: <http://www.sbsociologia.com.br/home/index.php?formulario=noticias&metodo=0&id=73>. Acesso em 06/07/2017.

UTZ, Konrad. Coluna ANPOF 19/10/2016: Comentário sobre: Por que não defendo a obrigatoriedade da Filosofia no ensino médio, de João Vergílio Gallerani Cuter, 10.10.2016. Disponível em: <http://anpof.org/portal/index.php/en/comunidade/coluna-anpof/910-comentario-sobre-por-que-nao-defendo-a-obrigatoriedade-da-filosofia-no-ensino-medio-de-joao-vergilio-gallerani-cuter-10-10-2016>. Acesso em 02/09/2017.

COMO REFERENCIAR ESTE TEXTO

CRAVO, Gustavo; REIS, Jayme. A defesa pública da Sociologia por cientistas sociais e da Filosofia por filósofos durante a tramitação da medida provisória 746/2016. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. v.1, n.2, p.27-46, 2017.

Recebido em: 10 de set. 2017

Avaliador 1: 13 de nov. 2017

Avaliador 2: 26 de dez. 2017

Aceito em: 29 de dez. 2017

Publicado

2018-02-03

Cómo citar

Cravo, G., & Reis, J. (2018). A defesa pública da Sociologia por cientistas sociais e da Filosofia por filósofos durante a tramitação da Medida Provisória 746/2016. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 1(2), 27–46. Recuperado a partir de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/72

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.