BNCC e o futuro da Sociologia no ensino médio – uma análise comparativa
Palabras clave:
Ensino de Sociologia, BNCC, Reforma do Ensino MédioResumen
No decorrer dos anos, a disciplina de Sociologia tem encontrado dificuldades para ser incluída na matriz curricular. O presente artigo busca compreender esse processo histórico. A recente reforma educacional muda a estrutura do ensino médio, altera a forma como este será oferecido e estabelece uma divisão em duas partes: uma comum (BNCC) e os itinerários formativos, com quatro áreas de conhecimentos (Linguagens; Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Matemática e o Ensino Profissional). Objetiva-se, por meio de uma análise documental, explorar a BNCC e averiguar como estão estabelecidos os conteúdos de Sociologia, em comparação a regulamentações anteriores, com enfoque no estado de São Paulo. Para tal, será realizado um estudo dos PCNEM, das DCNEM e do Currículo Oficial do estado de SP (2009) e uma análise bibliográfica de autores que se debruçaram sobre essa temática, tais como Moraes (2011), Takagi (2006), além de Dadort e Laval (2016) e Catini (2017), que contribuem para compreensão do contexto atual. Averigua-se que a disciplina sofreu um revés com a reforma, perdendo especificidade, pois seus conteúdos apresentam-se de forma genérica junto a área de Ciências Humanas e Socias Aplicadas. Por se tratar de um processo em andamento, essas conclusões são preliminares.
Palavras-chaves:Sociologia. BNCC. Reforma do Ensino Médio. PCNEM. DCNEM.
BNCC and the future of sociology in high school - a comparative analysis
Abstract
Over the years, it has been difficult to include Sociology in the curriculum. This work aims to understand this historical process. The recent educational reform changes the structure of high school, establishing the following division: a common part (BNCC) and the training routes, with four areas (Languages; Nature Sciences; Human Sciences; Mathematics and Professional Education). This work explores the BNCC and how the contents of Sociology are established compared to previous regulations on São Paulo state. This article analyses the PCNEM, the DCNEM, the Official Curriculum of the State of São Paulo (2009), and authors who study this topic, such as Moraes (2011), Takagi (2006), in addition to Dadort and Laval (2016), and Catini (2017), who contribute to understanding the current context. The reform promoted a setback on the discipline, decreasing its specificity, and its contents are generically presented. These conclusions are preliminary because it is an ongoing process.
Keywords: Sociology. BNCC. High School Reform. PCNEM. DCNEM.
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