Leituras de “O suicídio” na escola: estudos e ações de prevenção em aulas de Sociologia no ensino médio

Autores/as

  • Vanessa Souza Pereira SED/SC
  • Mariana Suyan Martins Dutra

Palabras clave:

Ensino de Sociologia, Suicídio, “Setembro Amarelo”, Juventude

Resumen

O relato de experiência apresenta um conjunto de atividades realizadas em uma escola pública estadual no município de Palhoça-SC junto ao componente de Sociologia, com vistas à discussão da questão do suicídio entre adolescentes. No decorrer do ano letivo foi observada a emergência de assuntos referentes ao sofrimento psíquico entre os jovens, ao mesmo tempo em que havia conhecimentos pouco consolidados a respeito dos objetos e métodos de estudo da Sociologia. Essas duas questões motivaram o trabalho com a obra "O Suicídio" de Émile Durkheim, para contemplar ao menos duas lacunas no componente: os objetos e métodos de estudo da Sociologia e a análise de Durkheim sobre o suicídio como fato social. O tema foi bem recebido pelos estudantes, que propuseram projetos de pesquisa e ações para campanhas de prevenção na escola.

 

Palavras-chaves:Ensino de Sociologia. Suicídio. “Setembro Amarelo”. Juventude.

 

 

Readings of “Suicide” at school: studies and preventive actions in Sociology classes in high school

Abstract

 

The experience report presents a set of activities performed in a state school in the city of Palhoça-SC in Sociology classes, for discussion of teen suicide issue.  During the school year, the emergence of issues related to psychological distress among young people was observed, while there was little consolidated knowledge about the objects and methods of studying Sociology. These two questions motivated the work with the work "The Suicide" by Émile Durkheim, in order to contemplate at least two gaps in the component: the objects of study of Sociology and its methods and Durkheim's analysis of suicide as a social fact. The topic was well received by the studies, which proposed research projects and actions for prevention campaigns at school. These two issues led the work with the book "Suicide" of Emile Durkheim, in order to include at least two gaps in the component: the sociology study of objects and their methods and analysis of Durkheim on suicide as a social fact. The theme was well received by students, who proposed research projects and actions for prevention campaigns at school.

 

Keywords:Sociology teaching. Suicide. “Yellow September”. Youth.

 

Biografía del autor/a

Vanessa Souza Pereira, SED/SC

Socióloga, pedagoga e Mestra em Educação. Professora da rede estadual de Santa Catarina.

Mariana Suyan Martins Dutra

Pedagoga. Professora da rede estadual de Santa Catarina.

Citas

CICOGNA, Júlia Isabel Richter; HILLESHEIM, Danúbia; HALLAL, Ana Luiza de Lima Curi. Mortalidade por suicídio de adolescentes no Brasil: tendência temporal de crescimento entre 2000 e 2015. J. bras. psiquiatr., Rio de Janeiro, v. 68, n. 1, p. 1-7, mar. 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852019000100001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 05/05/2020.

DURKHEIM, Émile. O Suicídio. Tradução: Alex Marins. São Paulo: Martin Claret, 2005.

LALLEMENT. Michel. História das Idéias Sociológicas: das origens a Max Weber. Petrópolis: Vozes, 2008.

Publicado

2020-07-10

Cómo citar

Pereira, V. S., & Dutra, M. S. M. (2020). Leituras de “O suicídio” na escola: estudos e ações de prevenção em aulas de Sociologia no ensino médio. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 4(1), 70–81. Recuperado a partir de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/250

Número

Sección

Relato de Experiência

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.