“O importante para o trabalhador é saber do seu valor”: escritas de si como instrumentos de reapropriação do sentido ontológico do trabalho e ressignificação da subjetividade.

Autores

  • Lívia Bocalon Pires de Moraes Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara E.E. Maria Conceição Rodrigues Silva Magon
  • Patricia Horta Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Sertãozinho

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Trabalho, Escritas de si

Resumo

O presente trabalho relata e analisa uma experiência poético-sociológica desenvolvida na disciplina de Sociologia para o Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em duas escolas públicas da cidade de Sertãozinho (SP): O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Sertãozinho, e a Escola Estadual Maria Conceição Rodrigues Silva Magon. A partir do tema “Trabalho” e da análise do poema “O operário em construção”, de Vinicius de Moraes, os estudantes foram estimulados a produzir seus próprios textos poéticos, de forma a exprimir criticamente, em linguagem estética, as vivências dos trabalhadores na sociedade contemporânea. A experiência resultou em textos poéticos autobiográficos, um tipo de escrita de si, que além de colaborar com a compreensão dos conceitos abordados pela disciplina, promoveu a construção de uma subjetividade como eu trabalhador. Desse modo, a escrita de si tornou-se instrumento de apropriação e reapropriação do sentido ontológico do trabalho pelos estudantes, causando uma mudança subjetiva no processo de ressignificação de sua existência.

Biografia do Autor

Lívia Bocalon Pires de Moraes, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara E.E. Maria Conceição Rodrigues Silva Magon

Graduada (licenciatura e bacharelado) em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr - UNESP), Mestre em Ciências Sociais pela  pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr - UNESP), Professora de Sociologia da E.E. Profa. Maria Conceição Rodrigues Silva Magon. Estuda ensino de sociologia no Ensino Médio, formação docente, universidade pública e história das ciências sociais no Brasil.

Patricia Horta, Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Sertãozinho

Graduada em Letras - Português e Alemão pela Universidade de São Paulo e Licenciatura em Letras - Inglês pela Fundação Educacional de Machado. Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Tem experiência docente na área de Letras, com ênfases em Literatura Brasileira e Redação Técnica. É membro do grupo de pesquisa Estratégias e Metodologias no Ensino de Línguas. Atualmente cursa Doutorado em Literatura Brasileira na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

 

Referências

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Publicado

16-01-2019

Como Citar

Moraes, L. B. P. de, & Horta, P. (2019). “O importante para o trabalhador é saber do seu valor”: escritas de si como instrumentos de reapropriação do sentido ontológico do trabalho e ressignificação da subjetividade. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 2(2), 121–133. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/108

Edição

Seção

Relato de Experiência

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