“O importante para o trabalhador é saber do seu valor”: escritas de si como instrumentos de reapropriação do sentido ontológico do trabalho e ressignificação da subjetividade.
Palabras clave:
Educação de Jovens e Adultos, Trabalho, Escritas de siResumen
O presente trabalho relata e analisa uma experiência poético-sociológica desenvolvida na disciplina de Sociologia para o Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em duas escolas públicas da cidade de Sertãozinho (SP): O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Sertãozinho, e a Escola Estadual Maria Conceição Rodrigues Silva Magon. A partir do tema “Trabalho” e da análise do poema “O operário em construção”, de Vinicius de Moraes, os estudantes foram estimulados a produzir seus próprios textos poéticos, de forma a exprimir criticamente, em linguagem estética, as vivências dos trabalhadores na sociedade contemporânea. A experiência resultou em textos poéticos autobiográficos, um tipo de escrita de si, que além de colaborar com a compreensão dos conceitos abordados pela disciplina, promoveu a construção de uma subjetividade como eu trabalhador. Desse modo, a escrita de si tornou-se instrumento de apropriação e reapropriação do sentido ontológico do trabalho pelos estudantes, causando uma mudança subjetiva no processo de ressignificação de sua existência.
Citas
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: Dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
BOURDIEU, P. Coisas Ditas. Tradução de Cássia R. da Silveira e Denise Moreiro Pegorim. São Paulo: Editora Brasiliense, 2004.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm> Acesso em 12 de abril de 2011.
BRASIL. Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCN) Ciências humanas e suas tecnologias. Volume 3. Brasília: MEC-SEB, 2006. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf> Acesso em: 14 de abril de 2010.
BRASIL. Ministério da Educação: Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Brasília: MEC, 2002. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf> Acesso em: 14 de abril de 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Resolução CNE/CEB nº 1, de 05 de Julho de 2000. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012000.pdf>. Acesso em: 26 set. 2013.
FRIGOTTO, G. Dermeval Saviani e a centralidade ontológica do trabalho na formação do “homem novo”, artífice da sociedade socialista. Interface: comunicação, saúde e educação. v.21, n. 62, p. 509-519, 2017.
KLINGER, Diana. Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. 3.ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2012.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007.
ROCHA, F. V. Sociologia na EJA: da teoria à prática. In: X Seminário de Ciências Sociais - Tecendo diálogos sobre a pesquisa social, 2012, Maringá. Anais… Maringá: Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Ciências Sociais, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).