Apontamentos sobre o ensino de Sociologia numa instituição federal de ensino técnico integrado " o caso do IFSul

Autores/as

  • Andréia Orsato Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Márcia Ondina Vieira Ferreira Universidade Federal de Pelotas

Palabras clave:

Ensino de Sociologia, IFSul, Currículo.

Resumen

Este artigo apresenta resultados iniciais de pesquisa que versa sobre o ensino de Sociologia nos onze campi e nos trinta cursos de nível técnico integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Parte-se do entendimento de que a inclusão da disciplina de Sociologia nos componentes curriculares visa contribuir para a formação do pensamento crítico e o exercício pleno da cidadania. Com esse intuito, o artigo busca compreender como a disciplina de Sociologia é desenvolvida nos diferentes cursos técnicos oferecidos pelo Instituto, enfocando-se a carga horária destinada à Sociologia nas grades curriculares dos cursos e os conteúdos programáticos contidos nos programas da disciplina. A fim de atingir tais propósitos, a metodologia empregada na investigação foi o protocolo quali-quantitativo, utilizando-se como técnica de pesquisa, no recorte ora apresentado, a análise documental a partir da apreciação das grades curriculares dos cursos e dos programas da disciplina de Sociologia. Os resultados denotam uma grande variedade de temas abordados em diferentes cursos nos vários campi que pertencem ao IFSul, o que pode dever-se tanto à inexistência nacional de programa comum para a disciplina, quanto à ausência de debate interno à instituição com o fim de construir uma base comum.

Citas

BRASIL. Decreto-Lei nº 869, de 12 de Setembro de 1969. Institui a obrigatoriedade da disciplina de Educação Moral e Cívica. Brasília, 1969.

_________. Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971.Fixa as Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus.Brasília, 1971.

_________. Lei nº 8.663 de 14 de junho de 1993. Revoga o Decreto-Lei nº 869, de 12 de dezembro de 1969.Brasília, 1993.

_________. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.

_________. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. ParecerCNE/CEB nº15/1998. Diretrizes Curriculares Nacionais Para O Ensino Médio. Brasília, 1998.

_________. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Resolução03/98/CNE. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. CiênciasHumanas e suas Tecnologias. Brasília, 1998.

_________. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, 1999.

_________.Orientações Curriculares Nacionais. Ministério da Educação: Brasília, 2006.

_________. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. ResoluçãoCNE/CEB nº04/2006. Altera o artigo 10 da Resolução CNE/CEB nº 3/98, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 2006.

_________. Ministério da Educação. Lei nº 13.415/2017. Altera as Leis nos9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no5.452, de 1ode maio de 1943, e o Decreto-Lei no236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, 2017.

CARVALHO, Lejeune Mato Grosso Xavier de. A trajetória histórica da luta pela introdução da disciplina de Sociologia em ensino médio no Brasil. In: _________. Sociologia e Ensino em Debate: experiências e discussões de Sociologia no Ensino Médio. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2004.p.17-28.

CASÃO, Carolina Dias Cunha; QUINTEIRO, Cristiane Thaís. Pensando a Sociologia no ensino médio através dos PCNEM e das OCNEM. Mediações, Londrina, v. 12, n. 1, p. 225-238, jan/jun. 2007. Disponível em http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3403/2767. Acesso em 07 nov. 2016.

COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2. ed.São Paulo: Editora Moderna, 1997.

HANDFAS, Anita. O estado da arte do ensino de Sociologia na educação básica: um levantamento preliminar da produção acadêmica. Inter-legere, Natal, n. 9, p. 386-400, 2011. Disponível em <http://www.cchla.ufrn.br/interlegere/09/pdf/09es02.pdf>. Acesso em 07 nov. 2016.

MORAES, Amaury César. Desafios para a implementação do Ensino de Sociologia na escola média brasileira. Cadernos do NUPPS, ano 2, vol.1 p. 1-12, set. 2010. Disponível em <http://nupps.usp.br/downloads/docs/cad1001.pdf> Acesso em 07 nov. 2016.

OLIVEIRA, Amurabi. Os desafios teórico-metodológicos do Ensino de Sociologia no Ensino Médio. Perspectiva, Florianópolis, v. 32, n. 3, p. 1019-1044, set./dez. 2014. Disponível em <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/2175-795X.2014v32n3p1019/29918>. Acesso em 07 nov. 2016.

ORSATO, Andréia. Limites e desafios do ensino de Sociologia: reflexões a partir de uma experiência docente. In: SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos (org.). Educação básica: um debate teórico sobre o ensino da Sociologia. Pelotas: UFPel, 2013.p. 39-63.

OSÓRIO, Andréa; SARANDY, Flávio. Uma palavra sobre o silêncio: conteúdos de gênero para sociologia nos PCN, OCN E BNC. Inter-Legere " Revista de Pós Graduação em Ciências Sociais da UFRN, Natal, RN, n. 18, jan./jun. 2016 p. 58-75. Disponível em https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10814. Acesso em: 31 maio 2017.

PASSAMANI, Guilherme Rodrigues. As temáticas de gênero, sexualidade e diversidade sexual no ensino médio: interface entre a institucionalização da Sociologia e a extensão universitária. Contemporânea, v. 6, n. 1, p. 119-132, jan./jun. 2016. Disponível em: http://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/400. Acesso em: 31 de maio de 2017.

RIBEIRO, Adélia M. Miglievichet al. Sociologia e Filosofia nas escolas de ensino médio: ausências, permanências e perspectivas. In: HANDFAS, Anita; OLIVEIRA, Luiz Fernandes (orgs.). A Sociologia vai à Escola: história, ensino e docência. Rio de Janeiro: Quartet/FAPERJ, 2009. p.49-59.

SANTOS, Mário Bispo dos. A sociologia do ensino médio: o que pensam os professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. 2002. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Sociologia) " Universidade de Brasília, Brasília. 2002. Disponível em <http://repositorio.unb.br/handle/10482/7477?mode=full>. Acesso em 30 mar. 2017.

SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. O ensino das Ciências Sociais/Sociologia no Brasil: histórico e perspectivas. Introdução. In: MORAES, Amaury César. Sociologia: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p. 15-44. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7843-2011-sociologia-capa-pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 07 nov. 2016.

SILVA, Tadeu Tomaz da. O currículo como prática de significação. In: _______. O currículo como fetiche: a poética e a política do contexto escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.p.7-29.

VIEIRA, Cleber Santos. História, cidadania e livros escolares de OSPB (1962-1964). In: ANPUH " XXIII Simpósio Nacional De História " Londrina, 2005, p.1-8. Disponível em <http://anais.anpuh.org/wp-content/uploads/mp/pdf/ANPUH.S23.1163.pdf>. Acesso em 23 mar. de 2017.

Publicado

2017-07-22

Cómo citar

Orsato, A., & Ferreira, M. O. V. (2017). Apontamentos sobre o ensino de Sociologia numa instituição federal de ensino técnico integrado " o caso do IFSul. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 1(1), 153–173. Recuperado a partir de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/10

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.