EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS: entrevista com o Cristiano das Neves Bodart
entrevista com o Cristiano das Neves Bodart
Keywords:
Educação, Ciências Sociais, Ensino, Ensino de Ciências SociaisAbstract
A presente entrevista foi concedida pelo professor Cristiano das Neves Bodart durante o evento Semana Integrada: XIV Semana Acadêmica das Ciências Sociais e VIII Jornada Brasileira de Sociologia, organizado pelo curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFPel. O evento ocorreu de 11 a 15 de dezembro de 2023. Na ocasião o docente proferiu a palestra “A formação do Professor de Ciências Sociais no contexto da sociedade informacional”. A entrevista foi realizada em dois encontros durante a semana da realização do evento.
Cristiano Bodart foi professor da Educação Básica (2001-2014) e já atuou em diferentes níveis do ensino em sua trajetória acadêmica-profissional. Atualmente é membro do corpo docente do Centro de Educação da UFAL e do Programa de Pós-graduação em Sociologia desta mesma universidade. Bodart também participa de organizações representativas, como a Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS), contribuindo para os debates sobre o ensino das Ciências Sociais.
A fim de dar continuidade às reflexões proporcionadas na palestra, realizamos uma entrevista com Bodart, pesquisador de destaque no campo da Educação em Ciências Sociais, que tem atuado ativamente na formação de professores e na produção de obras e recursos didáticos para uso na prática docente do Ensino de Sociologia na Educação Básica. O diálogo foi organizado considerando a palestra realizada no evento acadêmico e a trajetória do pesquisador.
Bodart é autor dos livros “Usos de canções no ensino de Sociologia”(2021) e “Usos da fotografia no ensino de Sociologia” (2023), além de coautor do livro didático “Ciência Política para o Ensino Médio” (2022). Dentre as obras que organizou, destacamos a coleção “Conceitos e categorias fundamentais para o ensino das Ciências Sociais” (2021-2022) e “Dicionário do ensino de Sociologia” (2022).
A entrevista oferece uma oportunidade de aprendizado a respeito do Ensino das Ciências Sociais, já que o entrevistado é um dos principais pesquisadores da área no Brasil, contribuindo com os que se interessam pelas temáticas do Ensino das Ciências Sociais e pela formação docente nessa área.
References
-
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Manoela Vieira Neutzling, Gabriela Pecantet Siqueira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).