O ENSINO DE CIÊNCIA POLÍTICA NO BRASIL E NO MÉXICO:
entre trajetórias e recontextualizações
Keywords:
Ensino de Ciência Política, Brazil, México, RecontextualizaçãoAbstract
Os estudos sobre o ensino de Ciência Política produzidos no Brasil e no México, nas últimas décadas, estão voltados para o ensino superior e centram-se na compreensão do processo de institucionalização e de autonomização do campo de conhecimento da Ciência Política, em comparação com as demais áreas de conhecimento, especialmente com estudos reconhecidamente sociológicos. Recentemente, investigações acadêmicas ligadas ao subcampo do ensino de Ciências Sociais/Sociologia, voltadas para reflexões sobre a formação de professores, currículo e metodologias de ensino incorporaram o ensino da Ciência Política aos objetos de análise. A proposta desse artigo é analisar, pelo método comparativo, a trajetória do ensino de Ciência Política e o processo de recontextualização pedagógica de seu conteúdo para a disciplina escolar Sociologia no Brasil e no México. A contribuição primordial dessa pesquisa está em incluir uma reflexão curricular da Ciência Política em suas possibilidades de ensino, de modo a considerá-la parte de um processo cultural de educação social e política de cidadãos.
References
BODART, Cristiano das Neves; FEIJÓ, Fernanda. As ciências sociais no currículo do ensino médio brasileiro. Revista Espaço do Currículo (on-line), João Pessoa, v.13, n.2, p. 219-234, maio/ago. 2020.
BODART, Cristiano das Neves; LOPES, Gleison Maia. A ciência política nas propostas curriculares de sociologia para o ensino médio. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino em Ciências, v.1, n.1, p. 131-152, jan./jun. 2017.
BERNSTEIN, Basil. A Pedagogização do Conhecimento: estudos sobre recontextualização. Cadernos de Pesquisa, n. 120, 2003.
DESTERRO, Fábio Braga do. Sobre os Livros Didáticos de Sociologia para o Ensino Médio. 2016, 270 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
FEIJO, Fernanda. Quando o Parlamento Jovem torna-se parte da aula de sociologia do ensino médio que visa a educação política. In: BODART, Cristiano das Neves. O ensino de sociologia e de filosofia no Brasil. Editora Café com Sociologia, 2020. pp. 43-79.
MAÇAIRA, Julia Polessa. O ensino de sociologia e ciências sociais no Brasil e na França: recontextualização pedagógica nos livros didáticos. 2017, 342f. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
MACEDO, Joana da Costa. A socialização política em livros didáticos: uma discussão curricular em perspectiva comparada. Revista Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. CABECS, v.3, n. 2, p. 26-47, 2019.
MACEDO, Joana da Costa; GONÇALVES, Roberson Maturano. O ensino de ciência política na educação básica e a educação política como pedagogia para a cultura democrática. Latitude, v.14, n.1, p. 50-72, jan./jul., 2020.
MACEDO, Joana da Costa; ENGERROFF, Ana Martina Baron. A CIÊNCIA POLÍTICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS: balanço do Grupo de Discussão do IV Congresso da ABECS. Revista Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. CABECS, v.5, n.1, p. 67-87, 2021.
MAGALHÃES, Alexander. A Ciência Política na escola básica: uma breve reflexão acerca de seus conteúdos e habilidades no ensino médio. In: BODART, Cristiano das Neves. (Org.). Sociologia escolar: ensino, discussões e experiências. Porto Alegre: Cirkula, 2018. pp. 39-62.
MATÍNEZ, Héctor; GUERRETO, Guadalupe. Sociología 2. Cuidad de Mexico: Grupo Editorial Patria, 2017.
LAMOUNIER, Bolivar. A Ciência Política no Brasil: roteiro para um balanço crítico. In LAMOUNIER, Bolivar. A Ciência Política nos anos 80. Brasília: Editora UnB, 1982.
LEITE, Miriam Soares. Recontextualização e Transposição Didática: introdução à leitura de Basil Bernstein e Yves Chevallard. Araraquara, São Paulo: Junqueira&Marin Editores, 2007.
LESSA, Renato. O Campo da Ciência Política no Brasil: uma aproximação construtivista. In LESSA, Renato. Ciência Política. São Paulo: ANPOCS, 2010.
LOPES, Alice Casemiro; MACEDO, Eizabeth. Teorias do Currículo. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
LOYO, Aurora. Ciência Política e Sociedade no México, 1951-1981. In LAMOUNIER, Bolivar. A Ciência Política nos anos 80. Brasília: Editora UnB, 1982.
OLGUÍN, Victor Alarcón. Objeto y metodo de la ciência política em Mexico 1960-1990. (Los casos de Marcos Kaplan y Arnaldo Códova). X Congreso Latinoamericano de Ciencia Política, 2019.
OLIVEIRA, Amurabi. O Ensino de Sociologia no Uruguay: uma análise a partir das narrativas dos professores. Política & Sociedade, Florianópolis, v.18, n.41, jan./abr. 2019.
PIÑA, Juan Manuel; CHÁVEZ, Maria Eugenia. Introducción a las Ciencias Sociales. Cuidad de Mexico: Grupo Editorial Patria, 2017.
SCHNEKENBERG, Guilherme Fernando; BRIDI, Maria Aparecida. A presença da (ciência) política e seus conceitos nos livros didáticos de Sociologia no PNLD 2015. Revista Em Tese, v.16, n.1, p. 168-195, jan/jun. 2019.
SILVA, Jefferson Evânio da. Notas sobre o Ensino de Ciências Sociais/Sociologia no Brasil e no México: uma análise comparativa dos manuais escolares. X Congreso Latinoamericano de Ciencia Política, 2019.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
SILVA, Afranio; LOUREIRO, Bruno; MIRANDA; Cassia; FERREIRA, Fátima; FERREIRA, Lier Pires; SERRANO, Marcela; ARAÚJO, Marcelo; COSTA, Marcelo; NOGUEIRA, Martha; OLIVEIRA, Otair Fernandes de., MENEZES, Paula; CORRÊA, Raphael M. C.; PAIN, Rodrigo; LIMA, Rogério; BUKOWITZ, Tatiana; ESTEVES, Thiago; PIRES, Vinicius Mayo. Sociologia em Movimento. São Paulo: Moderna, 2016.
XIQUI, José Pedro Cortês. Introducción a las Ciencias Sociales. Secretaria de Educación Publica, México, 2016. Disponível em: https://libros.conaliteg.gob.mx/2021/TB2IA.htm. Acesso em dez. 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Joana da Costa Macedo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).