Mapeando velhos interesses sobre a educação escolar através da história da disciplina Sociologia: dos pareceres de Rui Barbosa (1882-83) à Reforma Capanema (1942)

Autores

  • Renan de Oliveira Rodrigues Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA-UFRRJ)

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia. Reformas educacionais. Educação escolar.

Resumo

Neste artigo busca-se mapear alguns dos interesses sobre a educação escolar e a obrigatoriedade da disciplina Sociologia no currículo, dos pareceres de Rui Barbosa (1882-83) à Reforma Capanema (1942). A obrigatoriedade da Sociologia, bem como o seu sentido, constitui um dos fios de uma trama complexa que envolve a reorganização estatal, a reestruturação social, política e econômica, a redefinição do papel dos intelectuais, a influência da Igreja Católica e dos militares etc. No período tratado, os interesses acerca da educação escolar fizeram movimentarem-se novos e velhos atores, com o objetivo de influenciar a consciência dos jovens através das instituições de ensino. Entender esses diversos interesses pode nos ajudar em como olhamos para as políticas sobre a educação hoje. Isso, sem perder de vista que escolarizar é um ato político e que a forma e o conteúdo da educação escolar dialogam diretamente com as correlações de força, com as disputas, na sociedade.

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Publicado

16-01-2019

Como Citar

Rodrigues, R. de O. (2019). Mapeando velhos interesses sobre a educação escolar através da história da disciplina Sociologia: dos pareceres de Rui Barbosa (1882-83) à Reforma Capanema (1942). Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 2(2), 09–30. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/156

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