BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR:

onde está a novidade? (um exercício de arqueologia da educação nacional)

Authors

  • Amaury Moraes

Keywords:

Ensino Médio, Currículo, Ensino de Sociologia, Reforma Educacional, BNCC

Abstract

Este artigo é uma versão reformulada de uma conferência proferida na UFAL em 2017. Trata-se de uma análise da recente reforma do Ensino Médio, enfocando as expectativas presentes no lançamento da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o lugar da Sociologia nesse contexto.

References

BRASIL. Parecer CFE nº 853/71: fixa o núcleo comum para os currículos do ensino de 1º e 2º graus; CFE nº 1471/72: Estudos Sociais no 1º grau. Brasília: CFE, 1972.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Congresso Nacional, 1996.

BRASIL. Parecer CEN/CEB nº 15/98 e a Resolução CNE/CEB nº 03/98, Brasília: CNE/CEB, 1998.

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum: versão preliminar. Brasília, MEC, 2017.

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum: versão final. Brasília, 2017: MEC, 2018.

BREJON, M. O Ensino de 1º e 2º graus e a qualificação para o trabalho. In: BREJON, M. (Org.). Estrutura e funcionamento do ensino de 1º e 2º graus. São Paulo: Pioneira, 1973.

COMTE, Augusto. Curso de Filosofia Positiva, Primeira Lição, VII, p. 12, São Paulo: Abril Cultural, 1978 (Coleção: Os Pensadores).

MORAES, Amaury C. Imagens da Filosofia: história, ensino, necessidade e contingência. PAGOTTO-EUZÉBIO, M. S.; ALMEIDA, R. O que é isto, a Filosofia [na escola]? São Paulo: Kepos, 2014.

MORAES, Amaury C. Por que Sociologia e Filosofia no ensino médio? Rev. Educação, São Paulo: Apeoesp, maio de 1999.

MORAES, Amaury C.; GUIMARÃES, E. F.; TOMAZI, N. D. Sociologia. In: Brasil, Orientações Curriculares do Ensino Médio. Brasília: MEC/DPEM, 2004.

MORAES, Amaury C. O princípio pedagógico da interdisciplinaridade. Boletim 16, pp. 39-48, Salto para o futuro/SEED/MEC, setembro de 2007.

OSÓRIO, Andréa; SARANDY, Flávio. Uma palavra sobre o silêncio: conteúdos de gênero para a Sociologia nos PCN, OCN e BNC. Inter-Legere – Revista de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFRN, ISSN 1982-1662, n. 18, pp. 58-75, jan-jun., 2016.

SILVA, T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Published

2022-09-22

How to Cite

Moraes, A. (2022). BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: : onde está a novidade? (um exercício de arqueologia da educação nacional). Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 6(1), 15–32. Retrieved from https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/389

Issue

Section

Comunicação

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.