CIÊNCIAS POLÍTICAS EM JOGOS:

uma proposta didática para o ensino de Sociologia

Autores

  • Thaiana Rodrigues da Silva Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro
  • Ricardo Jouan Alé Graduando da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia; Ciências Políticas; Direitos Humanos; didático-pedagógico; Jogos.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo expor a elaboração, os desafios e os resultados de aulas sobre o tema “Cidadania, Democracia e Participação Política” em jogos, que foi desenvolvido através do primeiro núcleo de Sociologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Em um Colégio Estadual Periférico, na comunidade da Mangueira, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. O conteúdo de Ciência Política foi desenvolvido a partir de conceitos e teorias de Bobbio (1987), principalmente, nos estudos sobre Estado e Democracia. Para o debate do tema foram desenvolvidas aulas de introdução, sensibilização e aprofundamento do tema em diálogo com as Orientações Curriculares para o ensino de Sociologia, que propunha a apresentação de conceitos, temas e teorias. A elaboração do plano de aula do conteúdo teve como referencial teórico autores da educação, como Jean Piaget, Lev Vygotsky e Paulo Freire. A proposta resultou em uma melhora na participação, na presença e na assimilação dos estudantes vespertinos e noturnos. Os educandos desse segmento eram avaliados como desinteressados e pouco participativos pela comunidade escolar. Contudo, a participação e o empenho nas atividades propostas desconstruíram essa perspectiva e estimularam o desenvolvimento de outras atividades extraclasse.

 

Biografia do Autor

Thaiana Rodrigues da Silva, Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro

Cientista Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Licenciada em Sociologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Especialista em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos pelo Centro Latino Americano pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016).Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2021). Membra do Núcleo de Estudos sobre Desigualdades Contemporâneas e Relações de Gênero da UERJ (2010). Atuo como pesquisadora nas áreas de Educação, Metodologias Quantitativas, Sociologia, Gênero, Intersccionalidade, Políticas Sociais, Trabalho e Família. Atualmente, Docente I em Sociologia (16h) pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e na mesma função na Escola SESI FIRJAN Duque de Caxias (13h).

Referências

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Publicado

22-01-2023

Como Citar

Rodrigues da Silva, T. ., & Alé, R. J. A. (2023). CIÊNCIAS POLÍTICAS EM JOGOS:: uma proposta didática para o ensino de Sociologia. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 6(2), 34–46. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/413

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Ciência Política

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