CIÊNCIAS POLÍTICAS EM JOGOS:
uma proposta didática para o ensino de Sociologia
Palabras clave:
Ensino de Sociologia; Ciências Políticas; Direitos Humanos; didático-pedagógico; Jogos.Resumen
O presente artigo tem como objetivo expor a elaboração, os desafios e os resultados de aulas sobre o tema “Cidadania, Democracia e Participação Política” em jogos, que foi desenvolvido através do primeiro núcleo de Sociologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Em um Colégio Estadual Periférico, na comunidade da Mangueira, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. O conteúdo de Ciência Política foi desenvolvido a partir de conceitos e teorias de Bobbio (1987), principalmente, nos estudos sobre Estado e Democracia. Para o debate do tema foram desenvolvidas aulas de introdução, sensibilização e aprofundamento do tema em diálogo com as Orientações Curriculares para o ensino de Sociologia, que propunha a apresentação de conceitos, temas e teorias. A elaboração do plano de aula do conteúdo teve como referencial teórico autores da educação, como Jean Piaget, Lev Vygotsky e Paulo Freire. A proposta resultou em uma melhora na participação, na presença e na assimilação dos estudantes vespertinos e noturnos. Os educandos desse segmento eram avaliados como desinteressados e pouco participativos pela comunidade escolar. Contudo, a participação e o empenho nas atividades propostas desconstruíram essa perspectiva e estimularam o desenvolvimento de outras atividades extraclasse.
Citas
BOBBIO, Norberto. Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
BRASÍLIA. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências Humanas e Suas Tecnologias. 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 45. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
HATTIE, John. Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2017.
HOOKS, Bell. Ensinando a Transgredir: a educação como prática libertadora. 1. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
JOAQUIM, N. Direitos, deveres e valorização dos professores nas relações de trabalho. Jus, 2008.
MILLS, W. A. Imaginação Sociológica. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Trad. por Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. 1. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976.
RIO DE JANEIRO. Governo do Estado do Rio de Janeiro. Secretaria de Estado de Educação. Currículo Mínimo 2012: Sociologia. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: https://cedcrj.files.wordpress.com/2018/03/sociologia.pdf. Acesso em: 03 jun. 2022.
VYHOTSKY, Lev. Imaginación y creación en la edad infantil. 1. ed. La Habana: Pueblo y Educación, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Thaiana Rodrigues da Silva, Ricardo Jouan Alé
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).