Juventude e educação: problematizando a complexidade da escola no tempo presente
Keywords:
Juventude, educação, socialização, escola públicaAbstract
O presente trabalho discute o conceito de juventude e de que modo o mesmo contribui para pensarmos o processo educacional atual nas escolas públicas. Em termos metodológicos, buscamos o aporte da teoria sociológica para a problematização da instituição escolar do tempo presente. Neste sentido, o aporte teórico de autores como Durkheim, Mannheim, Freire e outros foi utilizado com o objetivo de identificar a relação entre juventude e escola na contemporaneidade. Inicialmente, destacamos que a juventude não possui um termo ou um conceito sociológico único que a explique ou determine. Ela, assim como suas identidades que são mutáveis, transforma-se através do tempo e do espaço. Portanto, a educação em um processo fixo, em que não acompanha as mudanças rápidas do mundo, acaba por não contemplar as expectativas destes novos estudantes. A realização desse relato de experiência possibilitou identificar o processo de socialização e a representatividade dos círculos sociais na vida dos jovens estudantes, sobretudo no que concerne aos vínculos estabelecidos no ambiente da escola. Em termos gerais, chegamos à conclusão de que o processo educacional que não usa o novo como ferramenta de aprendizado não é capaz de conquistar um aluno afoito pela novidade em um mundo em transformação.
This paper discusses the concept of youth and how it contributes to the current educational process in public schools. In methodological terms, we seek the contribution of sociological theory to the problematization of the school institution of the present time.
In this sense, the theoretical contribution of authors such as Durkheim, Mannheim, Freire and others was used in order to identify the relation between youth and school in contemporary times. Initially, we emphasize that youth does not have a single sociological term or concept to explain or determine it. It, like its identities that are changeable, transforms itself through time and space. Therefore, education in a fixed process, in which it does not follow the rapid changes of the world, ends up not meeting the expectations of these new students. The realization of this experience report made it possible to identify the process of socialization and the representativeness of social circles in the lives of young students, especially regarding the ties established in the school environment. In general terms, we come to the conclusion that the educational process that does not use "the new" as a learning tool is not capable of winning over a pupil who is keen on novelty in a changing world.
References
BITTAR, Marisa; FERREIRA, Amarildo Jr. A educação na perspectiva marxista: uma abordagem baseada em Marx e Gramsci. Revista Comunicação Saúde Comunicação. v.12, n.26, p.635-46, jul./set. 2008.
DURKHEIM. E. Educação e sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1978. p. 41.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. SP: Paz e Terra, 1996.
KLEIN, Ligia Regina. História: uma concepção de homem, uma concepção de educação. In cad. Pedag. E cult. Niteroi; 2 (43): 333-343. Mai/dez 1993.
LUCENA, Carlos. O Pensamento Educacional de Émile Durkheim. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, 2010. p. 295-305.
MANNHEIM, KARL. O problema da juventude na Sociedade moderna. In. Britto, S. De Sociologia da Juventude, I RJ: Zahar, 1968. p. 69-94.
MEUCCI, Simone. Sociologia na educação básica no Brasil: um balanço da experiência remota e recente. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, Vol. 51, N. 3, p. 251-260, setembro/dezembro 2015.
SELL, Carlos Eduardo. Max Weber e a sociologia da educação. Contrapontos " ano 2 " n. 5, Itajaí, maio/ago. 2002, p. 237 " 250.
SILVA, J. A. M.; AMORIM, W. L. Estudo de Caso: O pensamento sociológico de Max Weber e a Educação. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.6, n.1, p.100-110, Tri I. 2012.
SPOSITO, Marília Pontes. PERALVA, Angelina Teixeira. Quando o sociólogo quer ser professor: Entrevista com François Dubet. Revista Brasileira de Educação, Nº 5. 1997. p. 232-231.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).