Apontamentos sobre o ensino de Sociologia numa instituição federal de ensino técnico integrado " o caso do IFSul

Autores

  • Andréia Orsato Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Márcia Ondina Vieira Ferreira Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, IFSul, Currículo.

Resumo

Este artigo apresenta resultados iniciais de pesquisa que versa sobre o ensino de Sociologia nos onze campi e nos trinta cursos de nível técnico integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Parte-se do entendimento de que a inclusão da disciplina de Sociologia nos componentes curriculares visa contribuir para a formação do pensamento crítico e o exercício pleno da cidadania. Com esse intuito, o artigo busca compreender como a disciplina de Sociologia é desenvolvida nos diferentes cursos técnicos oferecidos pelo Instituto, enfocando-se a carga horária destinada à Sociologia nas grades curriculares dos cursos e os conteúdos programáticos contidos nos programas da disciplina. A fim de atingir tais propósitos, a metodologia empregada na investigação foi o protocolo quali-quantitativo, utilizando-se como técnica de pesquisa, no recorte ora apresentado, a análise documental a partir da apreciação das grades curriculares dos cursos e dos programas da disciplina de Sociologia. Os resultados denotam uma grande variedade de temas abordados em diferentes cursos nos vários campi que pertencem ao IFSul, o que pode dever-se tanto à inexistência nacional de programa comum para a disciplina, quanto à ausência de debate interno à instituição com o fim de construir uma base comum.

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Publicado

22-07-2017

Como Citar

Orsato, A., & Ferreira, M. O. V. (2017). Apontamentos sobre o ensino de Sociologia numa instituição federal de ensino técnico integrado " o caso do IFSul. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 1(1), 153–173. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/10

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